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Roberta Vieira Goncalves de SouzaFernando Oscar Ruttkay PereiraMaria Regina Álvares Correia DiasCamila Campos Goncalves2019-08-14T16:53:04Z2019-08-14T16:53:04Z2014-06-06http://hdl.handle.net/1843/MMMD-9UFLV5No Brasil, houve um aumento dos instrumentos criados para avaliação e melhoria no desempenho das edificações, como é o caso das certificações. Apesar destes avanços, sabe-se pouco acerca das condições pós-ocupação destas edificações e dados ressaltam que opotencial de economia de energia de edifícios etiquetados não garante sua economia efetiva, em função de falhas de projetos e da maneira como o edifício é utilizado. Por sua disposição ou não em usar os controles disponíveis, alguns autores classificam os usuários em ativos ou passivos. Desse modo, a presente pesquisa visou de maneira interdisciplinar, através de metodologias de análise comportamental do design e de estudos da arquitetura avaliar o comportamento de usuários quanto ao acionamento dos sistemas de iluminação e de controle da incidência solar. Para tal foram usados como estudo de caso salas de aula e laboratórios da Escola de Arquitetura da UFMG. O objetivo geral foi analisar como funciona um ciclo de influências: de que maneira os usuários influenciam o consumo de energia e o conforto dasedificações no que diz respeito ao uso destes sistemas e de que maneira as edificações e estes sistemas influenciam o comportamento dos usuários. Inicialmente, foi realizado um diagnóstico das salas para verificação das condições de iluminação natural, artificial e de insolação. Para análise do comportamento dos usuários foram feitas observações in loco, que avaliaram barreiras e potencialidades, e a partir destas avaliações foram propostas a divisão dos circuitos de iluminação; a alteração de interruptores; a substituição de cortinas e a instalação de cartazes com informações acerca dos sistemas. As observações buscaram ainda verificar as diferenças de comportamento entre grandes grupos de indivíduos nas salas de aula e pequenos grupos nos laboratórios. Concluiu-se que os primeiros tem comportamento de usuários, enquanto os segundos se comportam como moradores,conforme definição de Hertzberger (2010). Verificou-se que existe uma hierarquia no uso dos sistemas nas salas de aula, sendo os professores os principais autores das alterações nestas. Concluiu-se que os sistemas, em geral, não atendem às expectativas dos usuários que, em diversos momentos, têm dificuldades quanto ao seu uso. Verificou-se que, embora tenham proporcionado alguns benefícios, a maior parte das alterações nos sistemas não gerou os resultados esperados. Verificou-se ainda que os usuários tendem a atuar nos sistemas apenas quando estão incomodados, portanto os ambientes mais eficientes são aqueles que menos exigem que os usuários atuem sobre eles. Desse modo, a principal contribuição deste trabalho foi identificar que o desempenho das edificações é consequência direta da maneira como elas são projetadas e, consequentemente entendidas por seus usuários.In Brazil, there was an increase of instruments designed for assessing and improving the buildings performance, as the certifications. Despite these advances, we know little about the buildings post-occupancy and there is evidence that the potential energy savings of labeledbuildings doesnt guarantee its effective economy. It happens because of project failures and the way how the buildings are used. By their willingness or not to use the controls available to them, some authors classify users in active or passive. Thus, the present research aims in an interdisciplinary way, through Design methods of behavioral analysis and architecture studies to evaluate the users behavior in the lighting and control of solar incidence systems management. To evaluate this, classrooms and laboratories at UFMG Architecture School were used as case study. The main objective was to analyze how a cycle of influences works: how users influence energy consumption and comfort of buildings with regard to the use of these systems and how the buildings and these systems influence user behavior. Firstly, a diagnosis of the rooms to check daylighting, artificial lighting and sunlight conditions was produced. For user behavior analysis it was done observations on the rooms analyzed, what allowed us to evaluate the barriers and potential for each room and to propose changes on the lighting circuits division, changing switches; replacement of curtains and installing signs with information about the systems. The observations aim was also investigate the behavior differences between large groups of individuals in the classrooms and small groups in the laboratories. It was concluded that the first ones has a "user" behavior, while the others behave as "locals", according to Hertzberger (2010) definition. It was found that there is a hierarchy in use of systems in classrooms, where teachers are the main authors of these changes. The existing systems in general do not meet users expectations, so that at many times, occupants have difficulties in using the systems available to them. It was found that,although provided some benefits, most systems changes did not generate the expected results. It was also found that users tend to act on the systems only when they are disturbed, so the most efficient projects are those who least require users to act on them. Thus, the maincontribution of this work was to identify that the buildings performance is a consequence of the way they are designed and consequently of how they are understood by its users.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGUniversidades e faculdades EdifíciosIluminaçãoIluminação naturalIluminação artificialA influência dos usuários sobre os sistemas de iluminação natural e artificial: estudo de caso de salas da Escola de Arquitetura da UFMGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_camila_campos_gon_alves.pdfapplication/pdf61491847https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-9UFLV5/1/disserta__o_camila_campos_gon_alves.pdf4f414b3afdc3ddfab875df710cefedb7MD51TEXTdisserta__o_camila_campos_gon_alves.pdf.txtdisserta__o_camila_campos_gon_alves.pdf.txtExtracted texttext/plain325534https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-9UFLV5/2/disserta__o_camila_campos_gon_alves.pdf.txt11f2977891d0d8b350e5fdbd6b003de2MD521843/MMMD-9UFLV52019-11-14 13:26:09.929oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-9UFLV5Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:26:09Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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