Uma trajetória da xilogravura no Ceará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco Sebasti?o de Paula
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/EBAC-9Q7NGM
Resumo: Este trabalho estuda a trajetória da xilogravura no Ceará, analisando como ocorreu seu desenvolvimento nas suas diferentes formas de manifestação: de ilustração, voltada para o segmento comercial e do cordel; de arte, com a variação quando se encontra atuando no campo ampliado. O recorte temporal delimitou-se ao período compreendido entre 1930 e 2010, abrangendo, geograficamente, apenas as regiões do Cariri e de Fortaleza, por serem elas as que apresentam as produções mais significativas nessa vertente, no contexto artístico cearense. Na realização desta investigação, empregou-se uma abordagem sócio-histórica, fundamentada nas concepções da História Cultural, mediante a qual se examinaram as produções xilográficas voltadas para: os rótulos, as capas de cordel, as vias sacras, os álbuns, a vida de religiosos, cangaceiros e artistas. Investigou-se também a importância das tipografias no desenvolvimento dos folhetos populares. Destacou-se, ainda, nesta trajetória, a contribuição do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, para a preservação, a difusão, o ensino e o movimento de retomada da produção da gravura de arte em Fortaleza, na década de 1990, e também a forma de constituição do seu significativo acervo. Considerou-se importante ressaltar ainda a inserção da xilogravura como disciplina, nas matrizes curriculares de instituições de ensino superior das Artes Visuais, em Fortaleza, e as mudanças ocorridas, nas concepções estéticas e artísticas, que têm culminado com a gravura, atuando em um campo ampliado. Finalmente, são analisadas as obras de dez artistas pertencentes às duas regiões enfocadas, proporcionando a percepção das diferenças e das similaridades existentes entre as suas produções xilográficas.
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