Amor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina Cesar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/62128 https://orcid.org/0000-0002-8418-8391 |
Resumo: | O presente trabalho parte da perspectiva de que a escrita desenvolve um importante processo de subjetivação, incidindo na complexa relação entre literatura e vida. Neste panorama, a esfera da intimidade, desde sua ascensão na sociedade burguesa, ocupa um lugar de significância na vida social e, na contemporaneidade, os modos de ser e estar no mundo, bem como as expressões literárias, acomodam-se no devir da publicidade do íntimo. Partindo deste pressuposto, investigamos o papel que a intimidade desempenha na poética de Ana Cristina Cesar, empreendendo uma análise dividida em duas partes: (1) em um primeiro momento, analisamos, comparativamente, três publicações póstumas da poeta, Inéditos e dispersos (1985), Antigos e Soltos (2008) e Inconfissões (2016), seguindo a hipótese de que essas obras espetacularizam a intimidade de Ana Cristina Cesar, seus momentos privados e as questões íntimas que envolveram seu suicídio. Para tanto, associamos a instância da morte com os estudos sobre o silêncio e examinamos o caráter martirológio apresentado por esses exemplares. Como também investigamos a instrumentalização das fotografias e das fontes primárias da poeta, para compor esse espetáculo da intimidade. (2) Em uma segunda parte, estudamos o livro Poética (2013), da mesma autora, selecionando seus poemas, a fim de analisar como ela descaracteriza o papel da intimidade enquanto elemento de sustentação da correspondência entre literatura e vida. Para isso, investigamos os contornos que constituem o espaço literário e como os recursos estéticos são potencializados na poesia de Ana Cristina Cesar para subverter a relação vida e literatura. Sendo assim, esta dissertação se introduz com uma contextualização histórico-filosófica sobre o processo de subjetivação pela escrita e sobre o desenvolvimento dos espaços privado e público em relação à esfera íntima e à escrita, bem como suas implicações na atualidade; depois se concentra na espetacularização da intimidade nas obras póstumas de Ana Cristina Cesar e suas especificidades; e finaliza investigando as associações e dissociações que a poeta articula em suas poesias prosaicas, no que condiz à esfera íntima. |
id |
UFMG_f927482bcd40dfae0e0136ef62423992 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/62128 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Aline Magalhães Pintohttp://lattes.cnpq.br/9910639848117178Fernando Baião ViottiDavidson de Oliveira Dinizhttp://lattes.cnpq.br/5298692762166711Natália Pereira Buzatti2023-12-22T12:57:58Z2023-12-22T12:57:58Z2023-10-16http://hdl.handle.net/1843/62128https://orcid.org/0000-0002-8418-8391O presente trabalho parte da perspectiva de que a escrita desenvolve um importante processo de subjetivação, incidindo na complexa relação entre literatura e vida. Neste panorama, a esfera da intimidade, desde sua ascensão na sociedade burguesa, ocupa um lugar de significância na vida social e, na contemporaneidade, os modos de ser e estar no mundo, bem como as expressões literárias, acomodam-se no devir da publicidade do íntimo. Partindo deste pressuposto, investigamos o papel que a intimidade desempenha na poética de Ana Cristina Cesar, empreendendo uma análise dividida em duas partes: (1) em um primeiro momento, analisamos, comparativamente, três publicações póstumas da poeta, Inéditos e dispersos (1985), Antigos e Soltos (2008) e Inconfissões (2016), seguindo a hipótese de que essas obras espetacularizam a intimidade de Ana Cristina Cesar, seus momentos privados e as questões íntimas que envolveram seu suicídio. Para tanto, associamos a instância da morte com os estudos sobre o silêncio e examinamos o caráter martirológio apresentado por esses exemplares. Como também investigamos a instrumentalização das fotografias e das fontes primárias da poeta, para compor esse espetáculo da intimidade. (2) Em uma segunda parte, estudamos o livro Poética (2013), da mesma autora, selecionando seus poemas, a fim de analisar como ela descaracteriza o papel da intimidade enquanto elemento de sustentação da correspondência entre literatura e vida. Para isso, investigamos os contornos que constituem o espaço literário e como os recursos estéticos são potencializados na poesia de Ana Cristina Cesar para subverter a relação vida e literatura. Sendo assim, esta dissertação se introduz com uma contextualização histórico-filosófica sobre o processo de subjetivação pela escrita e sobre o desenvolvimento dos espaços privado e público em relação à esfera íntima e à escrita, bem como suas implicações na atualidade; depois se concentra na espetacularização da intimidade nas obras póstumas de Ana Cristina Cesar e suas especificidades; e finaliza investigando as associações e dissociações que a poeta articula em suas poesias prosaicas, no que condiz à esfera íntima.This present work starts from the perspective that writing develops an important process of subjectivation, affecting the complex relationship between literature and life. In this context, the sphere of intimacy, since its rise in bourgeois society, occupies a significant place in social life and, in contemporary times, the ways of being in the world, as well as literary expressions, settle into the becoming of the publicity of the intimate. Based on this assumption, we investigated the role that intimacy plays in Ana Cristina Cesar's poetics, undertaking an analysis divided into two parts: (1) firstly, we comparatively analyzed three of the poet's posthumous publications, Inéditos e dispersos (1985), Antigos e Soltos (2008) and Inconfissões (2016), following the hypothesis that these works spectacularize Ana Cristina Cesar's intimacy, her private moments and the intimate issues surrounding her suicide. For this purpose, we associated the instance of death with studies on silence and examined the martyrology character presented by these books. We also investigated the use of the poet's photographs and primary sources to compose this spectacle of intimacy. (2) Secondly, we studied the book Poética (2013), by the same author, selecting her poems in order to analyze how she mischaracterizes the role of intimacy as an element that sustains the correspondence between literature and life. To this end, we investigated the outlines that constitute literary space and how aesthetic resources are boosted in Ana Cristina Cesar's poetry to subvert the relationship between life and literature. Therefore, this dissertation is introduced with a historical-philosophical contextualization of the process of subjectivation through writing and the development of private and public spaces in relation to the intimate sphere and writing, as well as their implications today; it then focuses on the spectacularization of intimacy in Ana Cristina Cesar's posthumous works and their specificities; and concludes by investigating the associations and dissociations that the poet articulates in her prosaic poetry, in relation to the intimate sphere.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessCésar, Ana Cristina, 1952-1983. – Crítica e interpretaçãoPoesia brasileira – História e críticaIntimidade (Psicologia) na literaturaMorte na literaturaSilêncio na literaturaAna Cristina CesarIntimidadeEspetáculoMorteLiteraturaVidaEspaço literárioAmor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina CesarLove, This is not a book, it is me: a study of intimacy in the poetics of Ana Cristina Cesarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação - Natália Pereira Buzatti.pdfDissertação - Natália Pereira Buzatti.pdfapplication/pdf3345174https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62128/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Pereira%20Buzatti.pdfdbc27fb6ef3c115e2c22a13b9ff19591MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62128/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62128/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/621282023-12-22 09:57:59.11oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-22T12:57:59Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Amor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina Cesar |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Love, This is not a book, it is me: a study of intimacy in the poetics of Ana Cristina Cesar |
title |
Amor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina Cesar |
spellingShingle |
Amor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina Cesar Natália Pereira Buzatti Ana Cristina Cesar Intimidade Espetáculo Morte Literatura Vida Espaço literário César, Ana Cristina, 1952-1983. – Crítica e interpretação Poesia brasileira – História e crítica Intimidade (Psicologia) na literatura Morte na literatura Silêncio na literatura |
title_short |
Amor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina Cesar |
title_full |
Amor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina Cesar |
title_fullStr |
Amor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina Cesar |
title_full_unstemmed |
Amor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina Cesar |
title_sort |
Amor, isto não é um livro, sou eu : um estudo sobre a intimidade na poética de Ana Cristina Cesar |
author |
Natália Pereira Buzatti |
author_facet |
Natália Pereira Buzatti |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aline Magalhães Pinto |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9910639848117178 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Fernando Baião Viotti |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Davidson de Oliveira Diniz |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5298692762166711 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Natália Pereira Buzatti |
contributor_str_mv |
Aline Magalhães Pinto Fernando Baião Viotti Davidson de Oliveira Diniz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ana Cristina Cesar Intimidade Espetáculo Morte Literatura Vida Espaço literário |
topic |
Ana Cristina Cesar Intimidade Espetáculo Morte Literatura Vida Espaço literário César, Ana Cristina, 1952-1983. – Crítica e interpretação Poesia brasileira – História e crítica Intimidade (Psicologia) na literatura Morte na literatura Silêncio na literatura |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
César, Ana Cristina, 1952-1983. – Crítica e interpretação Poesia brasileira – História e crítica Intimidade (Psicologia) na literatura Morte na literatura Silêncio na literatura |
description |
O presente trabalho parte da perspectiva de que a escrita desenvolve um importante processo de subjetivação, incidindo na complexa relação entre literatura e vida. Neste panorama, a esfera da intimidade, desde sua ascensão na sociedade burguesa, ocupa um lugar de significância na vida social e, na contemporaneidade, os modos de ser e estar no mundo, bem como as expressões literárias, acomodam-se no devir da publicidade do íntimo. Partindo deste pressuposto, investigamos o papel que a intimidade desempenha na poética de Ana Cristina Cesar, empreendendo uma análise dividida em duas partes: (1) em um primeiro momento, analisamos, comparativamente, três publicações póstumas da poeta, Inéditos e dispersos (1985), Antigos e Soltos (2008) e Inconfissões (2016), seguindo a hipótese de que essas obras espetacularizam a intimidade de Ana Cristina Cesar, seus momentos privados e as questões íntimas que envolveram seu suicídio. Para tanto, associamos a instância da morte com os estudos sobre o silêncio e examinamos o caráter martirológio apresentado por esses exemplares. Como também investigamos a instrumentalização das fotografias e das fontes primárias da poeta, para compor esse espetáculo da intimidade. (2) Em uma segunda parte, estudamos o livro Poética (2013), da mesma autora, selecionando seus poemas, a fim de analisar como ela descaracteriza o papel da intimidade enquanto elemento de sustentação da correspondência entre literatura e vida. Para isso, investigamos os contornos que constituem o espaço literário e como os recursos estéticos são potencializados na poesia de Ana Cristina Cesar para subverter a relação vida e literatura. Sendo assim, esta dissertação se introduz com uma contextualização histórico-filosófica sobre o processo de subjetivação pela escrita e sobre o desenvolvimento dos espaços privado e público em relação à esfera íntima e à escrita, bem como suas implicações na atualidade; depois se concentra na espetacularização da intimidade nas obras póstumas de Ana Cristina Cesar e suas especificidades; e finaliza investigando as associações e dissociações que a poeta articula em suas poesias prosaicas, no que condiz à esfera íntima. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-22T12:57:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-22T12:57:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-10-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/62128 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-8418-8391 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/62128 https://orcid.org/0000-0002-8418-8391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62128/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20-%20Nat%c3%a1lia%20Pereira%20Buzatti.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62128/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/62128/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dbc27fb6ef3c115e2c22a13b9ff19591 cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589334091169792 |