Globo Repórter: Um encontro entre cineastas e a televisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-75VJZT |
Resumo: | A finalidade desta pesquisa é identificar as características específicas do filme documental e a narrativa do gênero na televisão brasileira nas décadas de 1970 e 1980, quando o registro de som e imagem passou de película para vídeo. Para isso, toma como referência o Globo Repórter, o único programa do País que iniciou em película, adotou novas tecnologias e está no ar até hoje. Esta pesquisa toma como fontes o conhecimento de teóricos e práticos do cinema e tevê, e também 173 episódios do programa, obtidos na TV Bahia, de Salvador-BA, e na Rede Globo Minas, em Belo Horizonte-MG. Este estudo propõe a existência de uma linguagem diferenciada adotada por cineastas e repórteres nas duas primeiras décadas de programa, quando os primeiros foram gradativamente sendo substituídos pelos novos profissionais. Afirma que tal procedimento constitui-se na consolidação da linguagem televisual e a transformação de elementos que constituem a gênese documental, como, por exemplo, uma nova forma textual e uma diferente duração dos planos e entrevistas. |
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Evandro Jose Lemos da CunhaHeitor Capuzzo FilhoGenesio Zeferino da silva FilhoAna Claudia de Freitas Resende2019-08-10T10:35:46Z2019-08-10T10:35:46Z2005-04-20http://hdl.handle.net/1843/VPQZ-75VJZTA finalidade desta pesquisa é identificar as características específicas do filme documental e a narrativa do gênero na televisão brasileira nas décadas de 1970 e 1980, quando o registro de som e imagem passou de película para vídeo. Para isso, toma como referência o Globo Repórter, o único programa do País que iniciou em película, adotou novas tecnologias e está no ar até hoje. Esta pesquisa toma como fontes o conhecimento de teóricos e práticos do cinema e tevê, e também 173 episódios do programa, obtidos na TV Bahia, de Salvador-BA, e na Rede Globo Minas, em Belo Horizonte-MG. Este estudo propõe a existência de uma linguagem diferenciada adotada por cineastas e repórteres nas duas primeiras décadas de programa, quando os primeiros foram gradativamente sendo substituídos pelos novos profissionais. Afirma que tal procedimento constitui-se na consolidação da linguagem televisual e a transformação de elementos que constituem a gênese documental, como, por exemplo, uma nova forma textual e uma diferente duração dos planos e entrevistas.The purpose of this research is to identify the specific characteristics of the documentary and its narrative on the Brazilian television in the 70s and 80s when the sound and image recording changed from pellicle to video. For that purpose, this research takes as a reference the Brazilian programme Globo Repórter, the only programme of the country that was initiated in pellicle, adopted new technologies and is still on the air until today. The sources of this research include literature on the subject and interviews with film directors of cinema and TV, as well as 173 episodes of the programme Globo Repórter, obtained from TV Bahia, in Salvador-BA, and Rede Globo Minas, in Belo Horizonte-MG. This study proposes the existence of a differentiated language adopted by film-makers and reporters in the programmes first two decades, when film-makers were being gradually replaced by the new professionals: the reporters. This research shows that such procedure is formed in the consolidation of the tele-visual language and the transformation of elements that constitute the documentary genesis, such as a new textual form and a different duration of the plans and interviews.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTelejornalismo LinguagemGlobo Repórter (Programa de televisão) 1970-1980Reportagem na televisão 1970-1980Documentário (Cinema) HistóriaNarrativa na televisão 1970-1980Evandro José Lemos da1 Globo Repórter (Programa de televisão)1970-1980Documentário (Cinema)História1950-II Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Belas Artes III TítuloGlobo Repórter: Um encontro entre cineastas e a televisãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALglobo_repp_rter___um_encontro_enre_cineastas_e_a_televis_o_.pdfapplication/pdf1642676https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-75VJZT/1/globo_repp_rter___um_encontro_enre_cineastas_e_a_televis_o_.pdf66415b4155ebb6869e1f428e209e5654MD51TEXTglobo_repp_rter___um_encontro_enre_cineastas_e_a_televis_o_.pdf.txtglobo_repp_rter___um_encontro_enre_cineastas_e_a_televis_o_.pdf.txtExtracted texttext/plain609280https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VPQZ-75VJZT/2/globo_repp_rter___um_encontro_enre_cineastas_e_a_televis_o_.pdf.txtae99d45341752e6c93defe7da36e2cedMD521843/VPQZ-75VJZT2019-11-14 05:08:48.455oai:repositorio.ufmg.br:1843/VPQZ-75VJZTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:08:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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