spelling |
Juliana Gurgel GiannettiLaura Maria de Lima Belizario Facury LasmarLuciana Mendonça AlvesClaudia Machado Siqueira2019-08-14T20:18:49Z2019-08-14T20:18:49Z2011-04-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9C3JVWNesta dissertação, aborda-se um tema atual e de extrema importância: o mau desempenho escolar. A pesquisa avaliou 40 crianças de ambos os gêneros com mau desempenho escolar, na percepção do professor em escola pública e particular, entre 7 a 11 anos, em Caratinga - MG. Realizou-se um perfil da amostra por meio de anamnese dirigida, exame clínico-neurológico, exame neurológico tradicional e evolutivo, e bateria neuropsicológica. A bateria neuropsicológica constou de questionário semiestruturado para diagnóstico de TDA/H, Escala de Inteligência Wechsler para crianças 3ª edição (WISC-III), teste visomotor gestáltico de Bender, desenho da figura humana (DFH) e teste neuropsicológico Luria-Nebraska adaptado (TNLN-C). Com base nas características gerais da amostra, apurou-se predomínio do gênero masculino (80%) e encontrou-se a mediana de idade de 9,70 + 2,9. Entre as crianças avaliadas, 55% frequentavam escola particular e 45% escola pública, sendo que 47,5% preencheram os critérios para TDA/H. Na avaliação intelectual, a maioria das crianças apresentou potencial para aprendizagem escolar, sendo 5% diagnosticada com retardo mental. Na avaliação de domínios específicos de aprendizagem, 75% apresentaram defasagem em leitura, 85% em escrita e 87,5% nas operações matemáticas. A percepção do desempenho escolar pelos professores foi adequada. A pesquisa foi avaliada em dois enfoques: 1°) grupo de escola pública e particular; 2°) grupo TDA/H e não TDA/H. A comparação entre os grupos de escola, na escola pública foram encontrados resultados inferiores em toda a bateria neuropsicológica realizada. Houve diferenças estatísticas significativas na avaliação do WISC-III (quociente de inteligência total, verbal, de execução, compreensão verbal, organização perceptual e velocidade de processamento) e do TNLN-C (leitura, escrita). Na comparação entre grupo TDA/H e não TDA/H, o primeiro obteve resultados inferiores com diferença estatística significativa nos resultados do WISC-III no quociente de inteligência total e compreensão verbal.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTranstornos de aprendizagemLogro MotivaçãoBaixo rendimento escolarAprendizagemCriançaEscolaridadeCiências da Saúde Saúde Criança e AdolescenteAvaliação neurológica e neuropsicológica de crianças com mau desempenho escolar em escola pública e particularinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcl_udia_machado_siqueira_disserta__o_2011.pdfapplication/pdf1476756https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C3JVW/1/cl_udia_machado_siqueira_disserta__o_2011.pdf11d1f99d0718c494b5367c5cf64bac6bMD51TEXTcl_udia_machado_siqueira_disserta__o_2011.pdf.txtcl_udia_machado_siqueira_disserta__o_2011.pdf.txtExtracted texttext/plain284679https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9C3JVW/2/cl_udia_machado_siqueira_disserta__o_2011.pdf.txtfbf56512e0c7e91d02d1e4d4e6f78d68MD521843/BUOS-9C3JVW2019-11-14 14:25:30.446oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9C3JVWRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:25:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|