spelling |
Maria Ester Maciel de Oliveira BorgesTeodoro Renno AssuncaoCesar Geraldo GuimaraesCamila de Castro Diniz FerreiraAdalberto Müller JuniorMario Alves Coutinho2019-08-13T02:45:01Z2019-08-13T02:45:01Z2007-09-06http://hdl.handle.net/1843/ECAP-76SPF7Esta tese pretende mostrar que, ao produzir sua obra cinematográfica, Jean-Luc Godard realizou, concomitantemente, uma obra literária. Para isso, foram estudadas teoricamente três diferentes modulações do literário no cinema godardiano: a adaptação como tradução intersemiótica, a literatura como intertexto, citação, plágio, dialogismo, polifonia; o poético e Arthur Rimbaud. Para cada uma dessas modulações, um filme foi analisado, à luz do referencial teórico pertinente. Desta maneira, analisou-se O desprezo como uma tradução intersemiótica de vários textos literários(o romance homônimo de Alberto Moravia e a Odisséia de Homero, principalmente); Alphaville como o exemplo de intertextualidade, polifonia, citação; o demônio das onze coisas que eu sei dela é abordado sob a perspectiva do ensaísmo literário e cinematográfico. Foi demonstrado que muitos dos filmes de Jean-Luc Godard ( ou algumas seqüências de certas fitas) poderiam ser enquadrados numa dessas modulações, e que alguns deles poderiam até mesmo ser descritos como pertencentes a mais de uma categoria estudada. Ficou evidenciado, também, que a intertextualidade literária na sua obra transformou-se num método orgânico e que o diretor utilizou os recursos cinematográficos (enquadramentos, luz, montagem) para filmar palavras, criar paronomásias, anagramas, usando cinematograficamente o som para jogar e brincar com as palavras. Em resumo, o trabalho procurou mostrar que Godard, concretamente, "escreveu com a câmera".Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGodard, Jean-Luc, 1930- Crítica e interpretaçãoAdaptações para o cinemaIntertextualidadeSemiótica e literaturaDiretores e produtores de cinema FrançaCinema e literaturaCinema SemióticaPoesia História e críticaparonomásiasintertextualidade literáriaJean-Luc Godardanagramastradução intersemióticaEscrever com a câmera: cinema e literatura na obra de Jean-Luc Godardinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALescrever_com_a_camera_completo1.pdfapplication/pdf1974590https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76SPF7/1/escrever_com_a_camera_completo1.pdfd124ba48e6a89cf34a8a14cf2ef95b1aMD51TEXTescrever_com_a_camera_completo1.pdf.txtescrever_com_a_camera_completo1.pdf.txtExtracted texttext/plain775237https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-76SPF7/2/escrever_com_a_camera_completo1.pdf.txtb871df3e66117118bcdb92189fe24f90MD521843/ECAP-76SPF72019-11-14 20:52:11.443oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-76SPF7Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T23:52:11Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|