Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Verdolin Guilherme Froeseler
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKKHK
Resumo: Since the emergence of Becks cognitive model great interest has been shown in evaluating the role of different cognitions in the development and maintenance of psychopathology. Researches conducted with subjects of different group ages confirm that automatic thoughts are significant in the comprehension of several mental disorders. However, less attention has been given to the development of systematic evaluation instruments, especially in Brazilian context. Thus, the present study aimed at the development and evaluation of initial psychometric properties of the Negative and Positive Automatic Thoughts Inventory for Adolescents (IPANPA). Elaborated through three interdependent studies and with specific methodologies, the instrument measures the frequency in which adolescents have positive and negative thoughts about them self, the world and the future. Good index of content validity and internal consistency were found in the results, suggesting that the IPANPA is a promising instrument in the evaluation of automatic thoughts in adolescents. Other studies should be conducted to confirm the bifactorial structure found on the preliminary analysis and also to establish convergent and discriminant validity index.
id UFMG_f9d166f6eae6f60301814c2afcaacdc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKKHK
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)Avaliação psicológicaModelo cognitivoPensamentos automáticosAdolescentesConstruçãoAdolescentesCogniçãoPsicologiaSince the emergence of Becks cognitive model great interest has been shown in evaluating the role of different cognitions in the development and maintenance of psychopathology. Researches conducted with subjects of different group ages confirm that automatic thoughts are significant in the comprehension of several mental disorders. However, less attention has been given to the development of systematic evaluation instruments, especially in Brazilian context. Thus, the present study aimed at the development and evaluation of initial psychometric properties of the Negative and Positive Automatic Thoughts Inventory for Adolescents (IPANPA). Elaborated through three interdependent studies and with specific methodologies, the instrument measures the frequency in which adolescents have positive and negative thoughts about them self, the world and the future. Good index of content validity and internal consistency were found in the results, suggesting that the IPANPA is a promising instrument in the evaluation of automatic thoughts in adolescents. Other studies should be conducted to confirm the bifactorial structure found on the preliminary analysis and also to establish convergent and discriminant validity index.Desde o surgimento do modelo cognitivo de Beck grande interesse tem sido demonstrado na avaliação do papel de diferentes cognições no desenvolvimento e manutenção de psicopatologias. Pesquisas conduzidas com indivíduos de diferentes faixas etárias confirmam a importância dos pensamentos automáticos na compreensão de diversos transtornos mentais. Contudo, pouca atenção tem sido dada ao desenvolvimento de instrumentos de avaliação sistemática, sobretudo no contexto brasileiro. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo a construção e verificação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA). Elaborado por meio de três estudos interdependentes e com procedimentos metodológicos específicos, o instrumento avalia a frequência com a qual adolescentes têm pensamentos positivos e negativos sobre si mesmos, sobre os outros e sobre o futuro. Foram encontrados bons índices de validade de conteúdo e consistência interna entre os resultados, indicando no IPANPA um instrumento promissor na avaliação de pensamentos automáticos em adolescentes. Outros estudos deverão ser empreendidos a fim de confirmar a estrutura bifatorial encontrada nas análises preliminares e estabelecer índices de validade convergente e discriminante.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCarmem Beatriz NeufeldElizabeth do NascimentoMariana Verdolin Guilherme Froeseler2019-08-14T16:35:09Z2019-08-14T16:35:09Z2014-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKKHKinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2019-11-14T16:37:48Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9LKKHKRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2019-11-14T16:37:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)
title Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)
spellingShingle Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)
Mariana Verdolin Guilherme Froeseler
Avaliação psicológica
Modelo cognitivo
Pensamentos automáticos
Adolescentes
Construção
Adolescentes
Cognição
Psicologia
title_short Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)
title_full Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)
title_fullStr Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)
title_full_unstemmed Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)
title_sort Construção e avaliação de propriedades psicométricas iniciais do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA)
author Mariana Verdolin Guilherme Froeseler
author_facet Mariana Verdolin Guilherme Froeseler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carmem Beatriz Neufeld
Elizabeth do Nascimento
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariana Verdolin Guilherme Froeseler
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicológica
Modelo cognitivo
Pensamentos automáticos
Adolescentes
Construção
Adolescentes
Cognição
Psicologia
topic Avaliação psicológica
Modelo cognitivo
Pensamentos automáticos
Adolescentes
Construção
Adolescentes
Cognição
Psicologia
description Since the emergence of Becks cognitive model great interest has been shown in evaluating the role of different cognitions in the development and maintenance of psychopathology. Researches conducted with subjects of different group ages confirm that automatic thoughts are significant in the comprehension of several mental disorders. However, less attention has been given to the development of systematic evaluation instruments, especially in Brazilian context. Thus, the present study aimed at the development and evaluation of initial psychometric properties of the Negative and Positive Automatic Thoughts Inventory for Adolescents (IPANPA). Elaborated through three interdependent studies and with specific methodologies, the instrument measures the frequency in which adolescents have positive and negative thoughts about them self, the world and the future. Good index of content validity and internal consistency were found in the results, suggesting that the IPANPA is a promising instrument in the evaluation of automatic thoughts in adolescents. Other studies should be conducted to confirm the bifactorial structure found on the preliminary analysis and also to establish convergent and discriminant validity index.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-11
2019-08-14T16:35:09Z
2019-08-14T16:35:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKKHK
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9LKKHK
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1823247947483054080