Inserção da educação física como componente curricular no exame nacional do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PJC |
Resumo: | O ensino médio no Brasil é denominado como o que está entre o Ensino Fundamental e a Educação Superior. Por ser uma etapa intermediária, o ensino médio tem sido o nível de maior complexidade na estruturação de políticas públicas de enfrentamentos aos desafios encontrados no mundo moderno e a característica de atender as particularidades de jovens e adultos com perspectivas diferentes frente à escolarização. Para sinalizar outro tipo de formação ao ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, vem em um novo formato trazendo uma recente proposta mais voltada para a solução de problemas pretendendo articular diretamente os conteúdos ministrados neste nível de ensino, sendo um importante instrumento de sua reorganização. O novo formato do Enem 2009 passa, pela primeira vez, a compreender a Educação Física como componente curricular. Sendo assim, o desafio deste estudo foi investigar se os professores de Educação Física da rede pública de Belo Horizonte conheciam a inserção da disciplina na nova proposta do Enem e quais dos conteúdos da nova Matriz de Referência do Exame eram compreendidos em suas aulas. Para se chegar aos objetivos propostos, vinte professores de Educação Física do ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte responderam a um questionário. Os resultados mostraram que é baixo o conhecimento por parte dos professores sobre a inserção da Educação Física como componente curricular do Enem e quanto aos conhecimentos associados à Matriz de Referência do Enem, os professores desenvolvem basicamente cinco dos quatorze existentes e o esporte é o conteúdo predominante nas aulas. Conclui-se que devido à relevância do Enem e a inserção da Educação Física como componente curricular, é pequeno o número de professores da rede pública de Belo Horizonte que sabem sobre a inserção da disciplina no Exame e os mesmos em suas aulas compreendem poucos conhecimentos associados à Matriz de Referência do Enem. |
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Ivana Montandon Soares AleixoAndreia de Fátima Ferreira2019-08-13T04:12:34Z2019-08-13T04:12:34Z2010-07-06http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9E9PJCO ensino médio no Brasil é denominado como o que está entre o Ensino Fundamental e a Educação Superior. Por ser uma etapa intermediária, o ensino médio tem sido o nível de maior complexidade na estruturação de políticas públicas de enfrentamentos aos desafios encontrados no mundo moderno e a característica de atender as particularidades de jovens e adultos com perspectivas diferentes frente à escolarização. Para sinalizar outro tipo de formação ao ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009, vem em um novo formato trazendo uma recente proposta mais voltada para a solução de problemas pretendendo articular diretamente os conteúdos ministrados neste nível de ensino, sendo um importante instrumento de sua reorganização. O novo formato do Enem 2009 passa, pela primeira vez, a compreender a Educação Física como componente curricular. Sendo assim, o desafio deste estudo foi investigar se os professores de Educação Física da rede pública de Belo Horizonte conheciam a inserção da disciplina na nova proposta do Enem e quais dos conteúdos da nova Matriz de Referência do Exame eram compreendidos em suas aulas. Para se chegar aos objetivos propostos, vinte professores de Educação Física do ensino médio de escolas públicas de Belo Horizonte responderam a um questionário. Os resultados mostraram que é baixo o conhecimento por parte dos professores sobre a inserção da Educação Física como componente curricular do Enem e quanto aos conhecimentos associados à Matriz de Referência do Enem, os professores desenvolvem basicamente cinco dos quatorze existentes e o esporte é o conteúdo predominante nas aulas. Conclui-se que devido à relevância do Enem e a inserção da Educação Física como componente curricular, é pequeno o número de professores da rede pública de Belo Horizonte que sabem sobre a inserção da disciplina no Exame e os mesmos em suas aulas compreendem poucos conhecimentos associados à Matriz de Referência do Enem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação fisica Ensino de segundo grauEducação física Estudo e ensinoExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)EnemEducação física escolarEnsino médioInserção da educação física como componente curricular no exame nacional do ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALandr_ia_ferreira___monografia_especializa__o_pdf.pdfapplication/pdf379458https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PJC/1/andr_ia_ferreira___monografia_especializa__o_pdf.pdffdcef759f651d9890252de84e1f9718aMD51TEXTandr_ia_ferreira___monografia_especializa__o_pdf.pdf.txtandr_ia_ferreira___monografia_especializa__o_pdf.pdf.txtExtracted texttext/plain76656https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9E9PJC/2/andr_ia_ferreira___monografia_especializa__o_pdf.pdf.txt4992f3911e583c4ef132e22cd0888e99MD521843/BUBD-9E9PJC2019-11-14 21:08:06.098oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9E9PJCRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:08:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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