Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lúcia Elias Campos de Faria
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2
Resumo: Este estudo discute a avaliação externa do Programa de Avaliação da Alfabetização- (PROALFA) o qual integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). O objetivo central deste estudo é verificar como tem sido a avaliação do (PROALFA) na Escola Estadual Sinfrônio Bonfim, nas turmas do 3º ano do Ciclo de alfabetização, na faixa etária de oito anos. Objetiva ainda conhecer os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas; bem como identificar e comparar o desenvolvimento desses alunos nas referidas avaliações. Para tal buscou-se referencial na leitura do Projeto Político-Pedagógico da escola, em materiais disponibilizados pelo curso de Gestão Escolar, entre outros que discutem o assunto. O estudo aponta a necessidade de intervenções efetivas na escola por meio dos envolvidos com a educação, bem como uma reflexão sobre os resultados alcançados pela escola, uma vez que ainda se pode melhorar o desempenho dos alunos.
id UFMG_faa9f494bf9a9977c72e2e57223c1532
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WXRW2
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Laisa Kelly VilanovaLúcia Elias Campos de Faria2019-08-10T00:52:33Z2019-08-10T00:52:33Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2Este estudo discute a avaliação externa do Programa de Avaliação da Alfabetização- (PROALFA) o qual integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). O objetivo central deste estudo é verificar como tem sido a avaliação do (PROALFA) na Escola Estadual Sinfrônio Bonfim, nas turmas do 3º ano do Ciclo de alfabetização, na faixa etária de oito anos. Objetiva ainda conhecer os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas; bem como identificar e comparar o desenvolvimento desses alunos nas referidas avaliações. Para tal buscou-se referencial na leitura do Projeto Político-Pedagógico da escola, em materiais disponibilizados pelo curso de Gestão Escolar, entre outros que discutem o assunto. O estudo aponta a necessidade de intervenções efetivas na escola por meio dos envolvidos com a educação, bem como uma reflexão sobre os resultados alcançados pela escola, uma vez que ainda se pode melhorar o desempenho dos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação e EstadoEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalPROALFAAvaliação externaGestão democráticaAvaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdfapplication/pdf720813https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXRW2/1/tcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf1e2b338e4ba7e84d8932581058bc06faMD51TEXTtcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf.txttcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf.txtExtracted texttext/plain108433https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXRW2/2/tcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf.txt5e900334cb0499cf27c575b9f783fcdbMD521843/BUBD-9WXRW22019-11-14 04:04:19.29oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WXRW2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:04:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
title Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
spellingShingle Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
Lúcia Elias Campos de Faria
PROALFA
Avaliação externa
Gestão democrática
Educação e Estado
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
title_short Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
title_full Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
title_fullStr Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
title_full_unstemmed Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
title_sort Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
author Lúcia Elias Campos de Faria
author_facet Lúcia Elias Campos de Faria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Laisa Kelly Vilanova
dc.contributor.author.fl_str_mv Lúcia Elias Campos de Faria
contributor_str_mv Laisa Kelly Vilanova
dc.subject.por.fl_str_mv PROALFA
Avaliação externa
Gestão democrática
topic PROALFA
Avaliação externa
Gestão democrática
Educação e Estado
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação e Estado
Escolas Organização e administração
Avaliação educacional
description Este estudo discute a avaliação externa do Programa de Avaliação da Alfabetização- (PROALFA) o qual integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). O objetivo central deste estudo é verificar como tem sido a avaliação do (PROALFA) na Escola Estadual Sinfrônio Bonfim, nas turmas do 3º ano do Ciclo de alfabetização, na faixa etária de oito anos. Objetiva ainda conhecer os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas; bem como identificar e comparar o desenvolvimento desses alunos nas referidas avaliações. Para tal buscou-se referencial na leitura do Projeto Político-Pedagógico da escola, em materiais disponibilizados pelo curso de Gestão Escolar, entre outros que discutem o assunto. O estudo aponta a necessidade de intervenções efetivas na escola por meio dos envolvidos com a educação, bem como uma reflexão sobre os resultados alcançados pela escola, uma vez que ainda se pode melhorar o desempenho dos alunos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T00:52:33Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T00:52:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXRW2/1/tcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXRW2/2/tcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e2b338e4ba7e84d8932581058bc06fa
5e900334cb0499cf27c575b9f783fcdb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589403777433600