Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2 |
Resumo: | Este estudo discute a avaliação externa do Programa de Avaliação da Alfabetização- (PROALFA) o qual integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). O objetivo central deste estudo é verificar como tem sido a avaliação do (PROALFA) na Escola Estadual Sinfrônio Bonfim, nas turmas do 3º ano do Ciclo de alfabetização, na faixa etária de oito anos. Objetiva ainda conhecer os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas; bem como identificar e comparar o desenvolvimento desses alunos nas referidas avaliações. Para tal buscou-se referencial na leitura do Projeto Político-Pedagógico da escola, em materiais disponibilizados pelo curso de Gestão Escolar, entre outros que discutem o assunto. O estudo aponta a necessidade de intervenções efetivas na escola por meio dos envolvidos com a educação, bem como uma reflexão sobre os resultados alcançados pela escola, uma vez que ainda se pode melhorar o desempenho dos alunos. |
id |
UFMG_faa9f494bf9a9977c72e2e57223c1532 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WXRW2 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Laisa Kelly VilanovaLúcia Elias Campos de Faria2019-08-10T00:52:33Z2019-08-10T00:52:33Z2015-03-21http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2Este estudo discute a avaliação externa do Programa de Avaliação da Alfabetização- (PROALFA) o qual integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). O objetivo central deste estudo é verificar como tem sido a avaliação do (PROALFA) na Escola Estadual Sinfrônio Bonfim, nas turmas do 3º ano do Ciclo de alfabetização, na faixa etária de oito anos. Objetiva ainda conhecer os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas; bem como identificar e comparar o desenvolvimento desses alunos nas referidas avaliações. Para tal buscou-se referencial na leitura do Projeto Político-Pedagógico da escola, em materiais disponibilizados pelo curso de Gestão Escolar, entre outros que discutem o assunto. O estudo aponta a necessidade de intervenções efetivas na escola por meio dos envolvidos com a educação, bem como uma reflexão sobre os resultados alcançados pela escola, uma vez que ainda se pode melhorar o desempenho dos alunos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação e EstadoEscolas Organização e administraçãoAvaliação educacionalPROALFAAvaliação externaGestão democráticaAvaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdfapplication/pdf720813https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXRW2/1/tcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf1e2b338e4ba7e84d8932581058bc06faMD51TEXTtcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf.txttcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf.txtExtracted texttext/plain108433https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXRW2/2/tcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf.txt5e900334cb0499cf27c575b9f783fcdbMD521843/BUBD-9WXRW22019-11-14 04:04:19.29oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9WXRW2Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:04:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática |
title |
Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática |
spellingShingle |
Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática Lúcia Elias Campos de Faria PROALFA Avaliação externa Gestão democrática Educação e Estado Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
title_short |
Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática |
title_full |
Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática |
title_fullStr |
Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática |
title_full_unstemmed |
Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática |
title_sort |
Avaliação externa do PROALFA em uma gestão escolar democrática |
author |
Lúcia Elias Campos de Faria |
author_facet |
Lúcia Elias Campos de Faria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Laisa Kelly Vilanova |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lúcia Elias Campos de Faria |
contributor_str_mv |
Laisa Kelly Vilanova |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PROALFA Avaliação externa Gestão democrática |
topic |
PROALFA Avaliação externa Gestão democrática Educação e Estado Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e Estado Escolas Organização e administração Avaliação educacional |
description |
Este estudo discute a avaliação externa do Programa de Avaliação da Alfabetização- (PROALFA) o qual integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). O objetivo central deste estudo é verificar como tem sido a avaliação do (PROALFA) na Escola Estadual Sinfrônio Bonfim, nas turmas do 3º ano do Ciclo de alfabetização, na faixa etária de oito anos. Objetiva ainda conhecer os resultados obtidos pela escola nas avaliações externas; bem como identificar e comparar o desenvolvimento desses alunos nas referidas avaliações. Para tal buscou-se referencial na leitura do Projeto Político-Pedagógico da escola, em materiais disponibilizados pelo curso de Gestão Escolar, entre outros que discutem o assunto. O estudo aponta a necessidade de intervenções efetivas na escola por meio dos envolvidos com a educação, bem como uma reflexão sobre os resultados alcançados pela escola, uma vez que ainda se pode melhorar o desempenho dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T00:52:33Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T00:52:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9WXRW2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXRW2/1/tcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9WXRW2/2/tcc_lucia_elias_campos_de_faria_turma13__aprovado.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e2b338e4ba7e84d8932581058bc06fa 5e900334cb0499cf27c575b9f783fcdb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589403777433600 |