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Maria Cecilia Cavalieri FrancaStela Maris Aguiar LemosLiliane Desgualdo PereiraPatricia Furst SantiagoJulia Escalda Mendonca2019-08-10T21:18:45Z2019-08-10T21:18:45Z2009-03-13http://hdl.handle.net/1843/AAGS-7XNKWMAcredita-se que a prática musical seja um fator que aprimora habilidades auditivas e fomenta o desenvolvimento de habilidades metalingüísticas de crianças em desenvolvimento. Os objetivos do presente estudo foram investigar as relações entre tais variáveis por meio da comparação entre os resultados da Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo, Teste de Consciência Fonológica e Tarefa de Apreciação Musical entre grupos de crianças de cinco anos com e sem prática musical. Foi realizado um estudo descritivo-comparativo de recorte transversal, com amostragem não-probabilística por tipicidade, entre grupos de crianças de cinco anos, musicalizadas e não-musicalizadas. Os critérios de inclusão adotados na seleção da amostra abrangeram a aquisição fonológica completa avaliada por meio da Avaliação Fonológica da Criança e presença do reflexo cócleo-palpebral. Foram selecionadas 56 crianças que foram distribuídas entre o grupo de estudo (n=30) grupo controle (n=26). A primeira etapa do estudo envolveu a aplicação de um questionário a fim de caracterizar a amostra, analisado por meio do teste Qui-quadrado, que definiu as variáveis independentes com diferenças estatisticamente significantes entre grupos. A segunda etapa do estudo considerou os testes de localização sonora em cinco direções, memória seqüencial para sons verbais e não-verbais com três e quatro estímulos sonoros, teste de consciência fonológica (tarefas de síntese silábica, síntese fonêmica, identificação de rimas, segmentação fonêmica e exclusão fonêmica) e tarefa de apreciação musical. A análise dos dados coletados foi realizada por meio do teste não-paramétrico Mann-Whitney a fim de comparar o desempenho de cada grupo nos testes e tarefas avaliados. A fim de estimar a associação entre os resultados obtidos e as variáveis explicativas foram realizados procedimentos de regressão logística binária múltipla. Foram consideradas como associações estatisticamente significantes, os resultados que apresentaram um nível de significância de 95% (p-valor 0,05). Na primeira etapa da análise estatística, observou-se diferença estatisticamente significante entre grupos nas seguintes características: escolaridade materna, idade de início de escolarização dos sujeitos e hábito de ouvir música clássica. Essas foram as variáveis selecionadas como elementos de comparação entre grupos e foram incluídas na análise de regressão logística binária múltipla. Na segunda etapa de análise de dados, observou-se diferença estatisticamente significante entre os resultados obtidos nos testes de memória seqüencial para sons verbais e não-verbais com quatro estímulos sonoros, sub-testes de consciência fonológica de síntese fonêmica, identificação de rimas e exclusão fonêmica e tarefa de apreciação musical. A análise de regressão logística binária múltipla demonstrou que, com exceção do teste de memória seqüencial para sons verbais com quatro estímulos sonoros, a diferença observada no desempenho nos testes e tarefas avaliados associou-se com significância estatística somente à prática musical dos sujeitos. A prática musical de crianças de cinco anos associou-se com habilidades de processamento auditivo, consciência fonológica e apreciação musical, com significância estatística e pode ser considerada como instrumento terapêutico na prática fonoaudiológica.It is believed that musical practice is a factor that improves auditory skills and the development of childrens metalinguistic skills. The aims of this study were to investigate the relations among these variables and to compare the results of the Auditory Processing Simplified Assessment, Phonological Awareness Test and Audience-Listening Task between groups of five-year-old children with and without musical practice. This was a descriptive-comparative cross-sectional design study with non-probability sampling, among groups of five-year-old children, with and without musical practice. The selection criteria adopted required full phonological acquisition assessed by the Phonological Assessment of Child and the presence of cochlear-palpebral reflex. 56 children were selected and separated in two different groups: study group (n = 30) and control group (n = 26). The first stage of the study involved the application of a questionnaire to characterize the sample, analyzed by the Chi-square test, which defined the explanatory variables with statistically significant differences between groups. The second phase of the study considered the tests of sound localization in five directions, sequential memory for verbal and non-verbal sounds with three and four sound stimuli, phonological awareness test (tasks of syllabic synthesis, phonemic synthesis, rhyming, phonemic segmentation and phonemic exclusion) and musical audience-listening task. The data analysis was performed using the Mann-Whitney nonparametric test to compare the performance of each group in the tests and tasks evaluated. In order to estimate the association between the results and the explanatory variables, multiple binary logistic regressions procedures were performed. The associations were considered statistically significant when the results showed a significance level of 95% (p-value 0.05). At the first part of the data analysis, it was observed a statistically significant difference between groups in the following characteristics: maternal education, age that the child first went to school and the habit of listening to classical music. These variables were selected as comparison between groups and were included in the multiple binary logistic regression analysis. In the second stage, there was a statistically significant difference between the results of the sequential memory for verbal and non-verbal sounds with four sound stimuli tests, phonological awareness tasks of phonemic synthesis, rhyming, phonemic exclusion and musical audience-listening task. The binary multiple logistic regression analysis showed that, except for the sequential memory test for verbal sounds with four sound stimuli, the difference in performance on tests and tasks evaluated was associated with statistically significance only to the musical practice of the subjects. The musical practice of five-year-old children is associated with auditory processing skills, phonological awareness and music audience-listening tasks, with statistical significance and should be considered as a therapeutic practice in speech and language therapy.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFonoaudiologiaTranstornos de audiçãoMusicaMúsica e linguagemProcessamento auditivoConsciência fonológicaPrática musicalApreciação musicalRelações entre prática musical, habilidades auditivas e metalingüísticas de crianças de cinco anosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjuliaescaldamendonca.pdfapplication/pdf1676248https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-7XNKWM/1/juliaescaldamendonca.pdfb5cb7454df6e24b0ec3384dbe13dc3e3MD511843/AAGS-7XNKWM2019-08-10 18:18:45.544oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-7XNKWMRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-10T21:18:45Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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