Dançando e jogando em frente à tela: o exergame Just Dance na perspectiva dos jogadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paola Luzia Gomes Prudente
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/34216
Resumo: O Just Dance é um exergame que se baseia em imitar a coreografia de um dançarino virtual na tela, no qual o jogador participa por meio da interação corporal de movimento. Acredita-se que o estudo relacionado aos jogos de interação corporal não se deve limitar às questões relacionadas à mecânica e ao movimento do jogo, mas sim se configurar com um enfoque mais amplo, que busque compreender as relações entre os jogadores e o jogo e os diversos interesses que permeiam esse ambiente. É justamente nessa lacuna que se inserem as intenções deste trabalho cuja principal ideia não é refletir sobre o jogo em si, nem sobre o perfil dos jogadores, mas sobre o ato de jogar como uma prática cultural de lazer, abrindo espaço para novas reflexões acerca da dança na perspectiva da cultura digital. Nesse sentido, algumas problematizações foram construídas: quais apropriações esses jogadores fazem do jogo? Quais apropriações esses jogadores fazem da dança, a partir da prática do jogo? Quais as relações estabelecidas entre esses jogadores? Tentando responder a essas questões, o objetivo deste estudo é descrever e analisar as apropriações que jogadores de Just Dance fazem do jogo e da dança. Para o alcance dos objetivos, foi utilizada as técnicas de observação, grupo focal (GF) e conversas espontâneas em um grupo de WhatsApp. A amostra foi constituída por 18 jogadores de Just Dance do estado de Minas Gerais, que participaram das seletivas para a Copa do Mundo de Just Dance, nos anos de 2017 e 2018. Foram 5 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com a faixa etária de 17 a 35 anos. Para o tratamento das informações coletadas utilizou-se a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 1977). Os dados do presente estudo trazem evidências de que os sujeitos que participaram dessa pesquisa extrapolam o que foi previsto e proposto inicialmente para o jogo, criando a partir da prática do jogo, novas formas de apropriação que vão para além do ato de jogar. Essa experiência possibilita que esses jogadores deixem de ser expectadores e usuários e passem a participar ativamente da criação e circulação de novos conteúdos digitais relacionados ao jogo e a dança.
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É justamente nessa lacuna que se inserem as intenções deste trabalho cuja principal ideia não é refletir sobre o jogo em si, nem sobre o perfil dos jogadores, mas sobre o ato de jogar como uma prática cultural de lazer, abrindo espaço para novas reflexões acerca da dança na perspectiva da cultura digital. Nesse sentido, algumas problematizações foram construídas: quais apropriações esses jogadores fazem do jogo? Quais apropriações esses jogadores fazem da dança, a partir da prática do jogo? Quais as relações estabelecidas entre esses jogadores? Tentando responder a essas questões, o objetivo deste estudo é descrever e analisar as apropriações que jogadores de Just Dance fazem do jogo e da dança. Para o alcance dos objetivos, foi utilizada as técnicas de observação, grupo focal (GF) e conversas espontâneas em um grupo de WhatsApp. A amostra foi constituída por 18 jogadores de Just Dance do estado de Minas Gerais, que participaram das seletivas para a Copa do Mundo de Just Dance, nos anos de 2017 e 2018. Foram 5 do sexo feminino e 13 do sexo masculino, com a faixa etária de 17 a 35 anos. Para o tratamento das informações coletadas utilizou-se a técnica de análise de conteúdos (BARDIN, 1977). Os dados do presente estudo trazem evidências de que os sujeitos que participaram dessa pesquisa extrapolam o que foi previsto e proposto inicialmente para o jogo, criando a partir da prática do jogo, novas formas de apropriação que vão para além do ato de jogar. Essa experiência possibilita que esses jogadores deixem de ser expectadores e usuários e passem a participar ativamente da criação e circulação de novos conteúdos digitais relacionados ao jogo e a dança.Just Dance is an exergame that is based on imitating the choreography of a virtual dancer on the screen, in which the player participates through body movement interaction. It is believed that the study related to body interaction games should not be limited to questions related to the mechanics and movement of the game, but should be configured with a broader focus, which seeks to understand the relationships between players and the game and the players. diverse interests that permeate this environment. It is precisely in this gap that the intentions of this work are inserted, whose main idea is not to reflect on the game itself, nor on the profile of the players, but on the act of playing as a leisure cultural practice, opening space for new reflections about the dance from the perspective of digital culture. In this sense, some problematizations were built: what appropriations do these players make of the game? What appropriations do these players make of the dance, from the practice of the game? What are the relationships established between these players? Trying to answer these questions, the aim of this study is to describe and analyze the appropriations that Just Dance players make of the game and dance. To achieve the objectives, observation techniques, focus group (FG) and spontaneous conversations were used in a WhatsApp group. The sample consisted of 18 Just Dance players from the state of Minas Gerais, who participated in the qualifiers for the Just Dance World Cup, in the years 2017 and 2018. There were 5 females and 13 males, with the track 17 to 35 years old. The content analysis technique was used to treat the collected information (BARDIN, 1977). The data in the present study provide evidence that the subjects who participated in this research go beyond what was initially planned and proposed for the game, creating from the practice of the game, new forms of appropriation that go beyond the act of playing. This experience allows these players to stop being spectators and users and to actively participate in the creation and circulation of new digital content related to the game and dance.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos do LazerUFMGBrasilEEFFTO - ESCOLA DE EDUCAÇÃO FISICA, FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessLazerJogos eletrônicosDançaDançando e jogando em frente à tela: o exergame Just Dance na perspectiva dos jogadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese Paola (1) (1).pdfTese Paola (1) (1).pdfapplication/pdf5344651https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34216/1/Tese%20Paola%20%281%29%20%281%29.pdfd6c8762ff58550306376241a411333cbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34216/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34216/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/342162020-09-30 19:19:25.436oai:repositorio.ufmg.br:1843/34216TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-09-30T22:19:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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