Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnia Maria Ferrari de Lima
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Maria Florencia Sosa, Laís Grossi de Oliveira, Ana Paula de Oliveira Freitas
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/62544
Resumo: As potencialidades do ensino de planejamento nas universidades num processo de aprendizado mútuo Sociedade-Universidade, considerando o marco de uma disciplina curricular de graduação ofertada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), é o referente que guia este trabalho. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reflexão crítica sobre a situação atual no ensino universitário e, por outro lado, a experiência multidisciplinar de alunos e professores da Oficina Multidisciplinar, utilizando-a como instrumento para uma formação mais crítica e pragmática da prática universitária nas comunidades do território metropolitano. O artigo está estruturado em cinco partes: Introdução, a partir da apresentação sucinta da discussão abordada ao longo do trabalho; Resgate ao Programa LUMEs, por meio da exposição do contexto das primeiras menções ao programa e sua trajetória no tempo ;Aprendizado Mútuo, através da discussão crítica sobre o posicionamento articulador da Universidade, em confronto a uma colocação assistencialista, considerando uma dialética dupla aplicada no contato entre instituição e sociedade; o Programa LUMEs e o Aprendizado Mútuo, através da exposição da experiência da oficina multidisciplinar, considerando uma prática que transcende os limites da instituição ao território, junto com o detalhamento do desenvolvimento verificado em cada projeto parceiro da disciplina; e, por fim, Conclusão, fechando a exposição do conteúdo debatido no texto, com uma discussão em torno do papel da Extensão Universitária e sua continuidade no ensino acadêmico.
id UFMG_fb329e00ea1c87d2b6a2e686e00341b4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/62544
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMGExtensão universitáriaPlanejamento metropolitanoUniversidadeSociedadeArquiteturaEnsinoExtensão universitáriaAs potencialidades do ensino de planejamento nas universidades num processo de aprendizado mútuo Sociedade-Universidade, considerando o marco de uma disciplina curricular de graduação ofertada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), é o referente que guia este trabalho. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reflexão crítica sobre a situação atual no ensino universitário e, por outro lado, a experiência multidisciplinar de alunos e professores da Oficina Multidisciplinar, utilizando-a como instrumento para uma formação mais crítica e pragmática da prática universitária nas comunidades do território metropolitano. O artigo está estruturado em cinco partes: Introdução, a partir da apresentação sucinta da discussão abordada ao longo do trabalho; Resgate ao Programa LUMEs, por meio da exposição do contexto das primeiras menções ao programa e sua trajetória no tempo ;Aprendizado Mútuo, através da discussão crítica sobre o posicionamento articulador da Universidade, em confronto a uma colocação assistencialista, considerando uma dialética dupla aplicada no contato entre instituição e sociedade; o Programa LUMEs e o Aprendizado Mútuo, através da exposição da experiência da oficina multidisciplinar, considerando uma prática que transcende os limites da instituição ao território, junto com o detalhamento do desenvolvimento verificado em cada projeto parceiro da disciplina; e, por fim, Conclusão, fechando a exposição do conteúdo debatido no texto, com uma discussão em torno do papel da Extensão Universitária e sua continuidade no ensino acadêmico.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAUFMG2024-01-10T19:16:17Z2024-01-10T19:16:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf1984-8781http://hdl.handle.net/1843/62544porEncontro Nacional da ANPURJúnia Maria Ferrari de LimaMaria Florencia SosaLaís Grossi de OliveiraAna Paula de Oliveira Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-01-10T20:36:51Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/62544Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-01-10T20:36:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG
title Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG
spellingShingle Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG
Júnia Maria Ferrari de Lima
Extensão universitária
Planejamento metropolitano
Universidade
Sociedade
Arquitetura
Ensino
Extensão universitária
title_short Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG
title_full Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG
title_fullStr Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG
title_full_unstemmed Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG
title_sort Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG
author Júnia Maria Ferrari de Lima
author_facet Júnia Maria Ferrari de Lima
Maria Florencia Sosa
Laís Grossi de Oliveira
Ana Paula de Oliveira Freitas
author_role author
author2 Maria Florencia Sosa
Laís Grossi de Oliveira
Ana Paula de Oliveira Freitas
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnia Maria Ferrari de Lima
Maria Florencia Sosa
Laís Grossi de Oliveira
Ana Paula de Oliveira Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Extensão universitária
Planejamento metropolitano
Universidade
Sociedade
Arquitetura
Ensino
Extensão universitária
topic Extensão universitária
Planejamento metropolitano
Universidade
Sociedade
Arquitetura
Ensino
Extensão universitária
description As potencialidades do ensino de planejamento nas universidades num processo de aprendizado mútuo Sociedade-Universidade, considerando o marco de uma disciplina curricular de graduação ofertada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), é o referente que guia este trabalho. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reflexão crítica sobre a situação atual no ensino universitário e, por outro lado, a experiência multidisciplinar de alunos e professores da Oficina Multidisciplinar, utilizando-a como instrumento para uma formação mais crítica e pragmática da prática universitária nas comunidades do território metropolitano. O artigo está estruturado em cinco partes: Introdução, a partir da apresentação sucinta da discussão abordada ao longo do trabalho; Resgate ao Programa LUMEs, por meio da exposição do contexto das primeiras menções ao programa e sua trajetória no tempo ;Aprendizado Mútuo, através da discussão crítica sobre o posicionamento articulador da Universidade, em confronto a uma colocação assistencialista, considerando uma dialética dupla aplicada no contato entre instituição e sociedade; o Programa LUMEs e o Aprendizado Mútuo, através da exposição da experiência da oficina multidisciplinar, considerando uma prática que transcende os limites da instituição ao território, junto com o detalhamento do desenvolvimento verificado em cada projeto parceiro da disciplina; e, por fim, Conclusão, fechando a exposição do conteúdo debatido no texto, com uma discussão em torno do papel da Extensão Universitária e sua continuidade no ensino acadêmico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2024-01-10T19:16:17Z
2024-01-10T19:16:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 1984-8781
http://hdl.handle.net/1843/62544
identifier_str_mv 1984-8781
url http://hdl.handle.net/1843/62544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Nacional da ANPUR
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829792469647360