Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/62544 |
Resumo: | As potencialidades do ensino de planejamento nas universidades num processo de aprendizado mútuo Sociedade-Universidade, considerando o marco de uma disciplina curricular de graduação ofertada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), é o referente que guia este trabalho. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reflexão crítica sobre a situação atual no ensino universitário e, por outro lado, a experiência multidisciplinar de alunos e professores da Oficina Multidisciplinar, utilizando-a como instrumento para uma formação mais crítica e pragmática da prática universitária nas comunidades do território metropolitano. O artigo está estruturado em cinco partes: Introdução, a partir da apresentação sucinta da discussão abordada ao longo do trabalho; Resgate ao Programa LUMEs, por meio da exposição do contexto das primeiras menções ao programa e sua trajetória no tempo ;Aprendizado Mútuo, através da discussão crítica sobre o posicionamento articulador da Universidade, em confronto a uma colocação assistencialista, considerando uma dialética dupla aplicada no contato entre instituição e sociedade; o Programa LUMEs e o Aprendizado Mútuo, através da exposição da experiência da oficina multidisciplinar, considerando uma prática que transcende os limites da instituição ao território, junto com o detalhamento do desenvolvimento verificado em cada projeto parceiro da disciplina; e, por fim, Conclusão, fechando a exposição do conteúdo debatido no texto, com uma discussão em torno do papel da Extensão Universitária e sua continuidade no ensino acadêmico. |
id |
UFMG_fb329e00ea1c87d2b6a2e686e00341b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/62544 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMGExtensão universitáriaPlanejamento metropolitanoUniversidadeSociedadeArquiteturaEnsinoExtensão universitáriaAs potencialidades do ensino de planejamento nas universidades num processo de aprendizado mútuo Sociedade-Universidade, considerando o marco de uma disciplina curricular de graduação ofertada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), é o referente que guia este trabalho. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reflexão crítica sobre a situação atual no ensino universitário e, por outro lado, a experiência multidisciplinar de alunos e professores da Oficina Multidisciplinar, utilizando-a como instrumento para uma formação mais crítica e pragmática da prática universitária nas comunidades do território metropolitano. O artigo está estruturado em cinco partes: Introdução, a partir da apresentação sucinta da discussão abordada ao longo do trabalho; Resgate ao Programa LUMEs, por meio da exposição do contexto das primeiras menções ao programa e sua trajetória no tempo ;Aprendizado Mútuo, através da discussão crítica sobre o posicionamento articulador da Universidade, em confronto a uma colocação assistencialista, considerando uma dialética dupla aplicada no contato entre instituição e sociedade; o Programa LUMEs e o Aprendizado Mútuo, através da exposição da experiência da oficina multidisciplinar, considerando uma prática que transcende os limites da instituição ao território, junto com o detalhamento do desenvolvimento verificado em cada projeto parceiro da disciplina; e, por fim, Conclusão, fechando a exposição do conteúdo debatido no texto, com uma discussão em torno do papel da Extensão Universitária e sua continuidade no ensino acadêmico.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAUFMG2024-01-10T19:16:17Z2024-01-10T19:16:17Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectpdfapplication/pdf1984-8781http://hdl.handle.net/1843/62544porEncontro Nacional da ANPURJúnia Maria Ferrari de LimaMaria Florencia SosaLaís Grossi de OliveiraAna Paula de Oliveira Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2024-01-10T20:36:51Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/62544Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2024-01-10T20:36:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG |
title |
Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG |
spellingShingle |
Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG Júnia Maria Ferrari de Lima Extensão universitária Planejamento metropolitano Universidade Sociedade Arquitetura Ensino Extensão universitária |
title_short |
Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG |
title_full |
Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG |
title_fullStr |
Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG |
title_full_unstemmed |
Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG |
title_sort |
Quando a prática acadêmica sai ao território: a experiência da oficina multidisciplinar: os LUMEs e a prática do planejamento metropolitano - UFMG |
author |
Júnia Maria Ferrari de Lima |
author_facet |
Júnia Maria Ferrari de Lima Maria Florencia Sosa Laís Grossi de Oliveira Ana Paula de Oliveira Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Maria Florencia Sosa Laís Grossi de Oliveira Ana Paula de Oliveira Freitas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnia Maria Ferrari de Lima Maria Florencia Sosa Laís Grossi de Oliveira Ana Paula de Oliveira Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Extensão universitária Planejamento metropolitano Universidade Sociedade Arquitetura Ensino Extensão universitária |
topic |
Extensão universitária Planejamento metropolitano Universidade Sociedade Arquitetura Ensino Extensão universitária |
description |
As potencialidades do ensino de planejamento nas universidades num processo de aprendizado mútuo Sociedade-Universidade, considerando o marco de uma disciplina curricular de graduação ofertada pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de minas Gerais (UFMG), é o referente que guia este trabalho. O presente artigo apresenta, por um lado, uma reflexão crítica sobre a situação atual no ensino universitário e, por outro lado, a experiência multidisciplinar de alunos e professores da Oficina Multidisciplinar, utilizando-a como instrumento para uma formação mais crítica e pragmática da prática universitária nas comunidades do território metropolitano. O artigo está estruturado em cinco partes: Introdução, a partir da apresentação sucinta da discussão abordada ao longo do trabalho; Resgate ao Programa LUMEs, por meio da exposição do contexto das primeiras menções ao programa e sua trajetória no tempo ;Aprendizado Mútuo, através da discussão crítica sobre o posicionamento articulador da Universidade, em confronto a uma colocação assistencialista, considerando uma dialética dupla aplicada no contato entre instituição e sociedade; o Programa LUMEs e o Aprendizado Mútuo, através da exposição da experiência da oficina multidisciplinar, considerando uma prática que transcende os limites da instituição ao território, junto com o detalhamento do desenvolvimento verificado em cada projeto parceiro da disciplina; e, por fim, Conclusão, fechando a exposição do conteúdo debatido no texto, com uma discussão em torno do papel da Extensão Universitária e sua continuidade no ensino acadêmico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2024-01-10T19:16:17Z 2024-01-10T19:16:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
1984-8781 http://hdl.handle.net/1843/62544 |
identifier_str_mv |
1984-8781 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/62544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Encontro Nacional da ANPUR |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829792469647360 |