Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FHH4 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo principal proporcionar uma revisão bibliográfica sobre a abordagem do tema arte-educação, em duas importantes instituições brasileira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP). Buscou-se investigar e conhecer as propostas e as práticas pedagógicas dos autores selecionados. A pesquisa foi desenvolvida através de consultas no banco de dissertações e teses das bibliotecas virtuais, por meio das palavras chaves arte-educação e ensino de Artes Visuais, entre o ano de 2002 a 2014, com a finalidade de conhecer e apresentar os principais avanços e contribuições dos autores no ensino de Artes Visuais. O texto propõe reflexões sobre o papel e a importância do professor no ensino da disciplina, descreve os principais problemas e desafios vivenciados por esses profissionais, destaca a necessidade de capacitação e valorização dos educadores. Por fim, relata as principais contribuições e resultados observados no desenvolver dos trabalhos. |
id |
UFMG_fb58dd84c3355eba08363fe36d44e098 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9FHH4 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonia Dolores Belico SoaresGeraldo Freire LoyolaEvandro Jose Lemos da CunhaDeivisson Silva Bernardes2019-08-11T16:08:56Z2019-08-11T16:08:56Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FHH4O presente trabalho tem como objetivo principal proporcionar uma revisão bibliográfica sobre a abordagem do tema arte-educação, em duas importantes instituições brasileira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP). Buscou-se investigar e conhecer as propostas e as práticas pedagógicas dos autores selecionados. A pesquisa foi desenvolvida através de consultas no banco de dissertações e teses das bibliotecas virtuais, por meio das palavras chaves arte-educação e ensino de Artes Visuais, entre o ano de 2002 a 2014, com a finalidade de conhecer e apresentar os principais avanços e contribuições dos autores no ensino de Artes Visuais. O texto propõe reflexões sobre o papel e a importância do professor no ensino da disciplina, descreve os principais problemas e desafios vivenciados por esses profissionais, destaca a necessidade de capacitação e valorização dos educadores. Por fim, relata as principais contribuições e resultados observados no desenvolver dos trabalhos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte e educaçãoArte Estudo e ensinoFormação de arte-educadoresEnsino de ArteArte-educaçãoAnálise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_finalizada.pdfapplication/pdf456680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FHH4/1/monografia_finalizada.pdf0a37ca14afc52302eb6eb57b4a35ca92MD51TEXTmonografia_finalizada.pdf.txtmonografia_finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain135668https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FHH4/2/monografia_finalizada.pdf.txta7d86487e0b958fd9453f309bed7e0d2MD521843/BUBD-A9FHH42019-11-14 05:42:34.198oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9FHH4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:42:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais |
title |
Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais |
spellingShingle |
Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais Deivisson Silva Bernardes Formação de arte-educadores Ensino de Arte Arte-educação Arte e educação Arte Estudo e ensino |
title_short |
Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais |
title_full |
Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais |
title_fullStr |
Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais |
title_full_unstemmed |
Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais |
title_sort |
Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais |
author |
Deivisson Silva Bernardes |
author_facet |
Deivisson Silva Bernardes |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonia Dolores Belico Soares |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Geraldo Freire Loyola |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Deivisson Silva Bernardes |
contributor_str_mv |
Antonia Dolores Belico Soares Geraldo Freire Loyola Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de arte-educadores Ensino de Arte Arte-educação |
topic |
Formação de arte-educadores Ensino de Arte Arte-educação Arte e educação Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte e educação Arte Estudo e ensino |
description |
O presente trabalho tem como objetivo principal proporcionar uma revisão bibliográfica sobre a abordagem do tema arte-educação, em duas importantes instituições brasileira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP). Buscou-se investigar e conhecer as propostas e as práticas pedagógicas dos autores selecionados. A pesquisa foi desenvolvida através de consultas no banco de dissertações e teses das bibliotecas virtuais, por meio das palavras chaves arte-educação e ensino de Artes Visuais, entre o ano de 2002 a 2014, com a finalidade de conhecer e apresentar os principais avanços e contribuições dos autores no ensino de Artes Visuais. O texto propõe reflexões sobre o papel e a importância do professor no ensino da disciplina, descreve os principais problemas e desafios vivenciados por esses profissionais, destaca a necessidade de capacitação e valorização dos educadores. Por fim, relata as principais contribuições e resultados observados no desenvolver dos trabalhos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T16:08:56Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T16:08:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FHH4 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FHH4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FHH4/1/monografia_finalizada.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FHH4/2/monografia_finalizada.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a37ca14afc52302eb6eb57b4a35ca92 a7d86487e0b958fd9453f309bed7e0d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676711953170432 |