Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deivisson Silva Bernardes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FHH4
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal proporcionar uma revisão bibliográfica sobre a abordagem do tema arte-educação, em duas importantes instituições brasileira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP). Buscou-se investigar e conhecer as propostas e as práticas pedagógicas dos autores selecionados. A pesquisa foi desenvolvida através de consultas no banco de dissertações e teses das bibliotecas virtuais, por meio das palavras chaves arte-educação e ensino de Artes Visuais, entre o ano de 2002 a 2014, com a finalidade de conhecer e apresentar os principais avanços e contribuições dos autores no ensino de Artes Visuais. O texto propõe reflexões sobre o papel e a importância do professor no ensino da disciplina, descreve os principais problemas e desafios vivenciados por esses profissionais, destaca a necessidade de capacitação e valorização dos educadores. Por fim, relata as principais contribuições e resultados observados no desenvolver dos trabalhos.
id UFMG_fb58dd84c3355eba08363fe36d44e098
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9FHH4
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antonia Dolores Belico SoaresGeraldo Freire LoyolaEvandro Jose Lemos da CunhaDeivisson Silva Bernardes2019-08-11T16:08:56Z2019-08-11T16:08:56Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FHH4O presente trabalho tem como objetivo principal proporcionar uma revisão bibliográfica sobre a abordagem do tema arte-educação, em duas importantes instituições brasileira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP). Buscou-se investigar e conhecer as propostas e as práticas pedagógicas dos autores selecionados. A pesquisa foi desenvolvida através de consultas no banco de dissertações e teses das bibliotecas virtuais, por meio das palavras chaves arte-educação e ensino de Artes Visuais, entre o ano de 2002 a 2014, com a finalidade de conhecer e apresentar os principais avanços e contribuições dos autores no ensino de Artes Visuais. O texto propõe reflexões sobre o papel e a importância do professor no ensino da disciplina, descreve os principais problemas e desafios vivenciados por esses profissionais, destaca a necessidade de capacitação e valorização dos educadores. Por fim, relata as principais contribuições e resultados observados no desenvolver dos trabalhos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte e educaçãoArte Estudo e ensinoFormação de arte-educadoresEnsino de ArteArte-educaçãoAnálise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_finalizada.pdfapplication/pdf456680https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FHH4/1/monografia_finalizada.pdf0a37ca14afc52302eb6eb57b4a35ca92MD51TEXTmonografia_finalizada.pdf.txtmonografia_finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain135668https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FHH4/2/monografia_finalizada.pdf.txta7d86487e0b958fd9453f309bed7e0d2MD521843/BUBD-A9FHH42019-11-14 05:42:34.198oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9FHH4Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:42:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais
title Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais
spellingShingle Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais
Deivisson Silva Bernardes
Formação de arte-educadores
Ensino de Arte
Arte-educação
Arte e educação
Arte Estudo e ensino
title_short Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais
title_full Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais
title_fullStr Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais
title_full_unstemmed Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais
title_sort Análise e reflexões sobre o ensino de Artes Visuais
author Deivisson Silva Bernardes
author_facet Deivisson Silva Bernardes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antonia Dolores Belico Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Geraldo Freire Loyola
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Deivisson Silva Bernardes
contributor_str_mv Antonia Dolores Belico Soares
Geraldo Freire Loyola
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de arte-educadores
Ensino de Arte
Arte-educação
topic Formação de arte-educadores
Ensino de Arte
Arte-educação
Arte e educação
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte e educação
Arte Estudo e ensino
description O presente trabalho tem como objetivo principal proporcionar uma revisão bibliográfica sobre a abordagem do tema arte-educação, em duas importantes instituições brasileira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade de São Paulo (USP). Buscou-se investigar e conhecer as propostas e as práticas pedagógicas dos autores selecionados. A pesquisa foi desenvolvida através de consultas no banco de dissertações e teses das bibliotecas virtuais, por meio das palavras chaves arte-educação e ensino de Artes Visuais, entre o ano de 2002 a 2014, com a finalidade de conhecer e apresentar os principais avanços e contribuições dos autores no ensino de Artes Visuais. O texto propõe reflexões sobre o papel e a importância do professor no ensino da disciplina, descreve os principais problemas e desafios vivenciados por esses profissionais, destaca a necessidade de capacitação e valorização dos educadores. Por fim, relata as principais contribuições e resultados observados no desenvolver dos trabalhos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-12-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T16:08:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T16:08:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FHH4
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9FHH4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FHH4/1/monografia_finalizada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9FHH4/2/monografia_finalizada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a37ca14afc52302eb6eb57b4a35ca92
a7d86487e0b958fd9453f309bed7e0d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676711953170432