A mobilidade da cidade aos pedaços: espaço-tempo-corpo dos deslocamentos em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Cintra do Amaral
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AB7RBT
Resumo: Parte-se da abordagem transdisciplinar entre a mobilidade, o urbano e o ambiental, tendo como premissa a constatação da forte relação existente entre os processos econômicos, as políticas urbanas e de mobilidade e os espaços produzidos. Inspirada na obra de HenriLefebvre sobre o urbano, a tese traz duas contribuições teóricas complementares, propostas para realizar a aproximação dos processos socioespaciais da cidade de Belo Horizonte: a utilização da tríade espaço-tempo-corpo para leitura dos processos urbanos relativos àmobilidade, tendo o tempo como dimensão articuladora; e a indissociabilidade entre cidade e mobilidade, seus mecanismos de localização e de mobilidade entre lugares de copresença(interação social). Belo Horizonte é apresentada como um palimpsesto espaço-temporal e observada a partir de seus quarenta Territórios de Gestão Compartilhada, utilizando-se dados do Censo e daPesquisa de Origem e Destino para a composição de mapas, tabelas e gráficos que compõem um Quase Atlas, inserido como apêndice. Além de ser uma contribuição metodológica alinhada à abordagem dialética proposta e trazer pistas para entender processos, olhar a cidade aos pedaços parece ser uma microescala privilegiada que permite uma abordagem transescalar entre o próximo (esses pedaços) e o distante (a cidade e a metrópole). Ao final, constata-se que, desde o urbanismo modernista até os bairros ecológicos propostos na Europa, sempre existiu uma tentativa de busca de melhorar a cidade a partir de pedaçosperfeitos e confirma-se a importância do tempo como dimensão de compreensão, resultante de processos e até como possível política pública.
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