id |
UFMG_fbbf1e896137b3850f1362029d0dca62
|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZGTA
|
network_acronym_str |
UFMG
|
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
repository_id_str |
|
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG
|
instacron_str |
UFMG
|
institution |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
|
spelling |
Mairy Barbosa Loureiro dos SantosLeonardo Oliveira Barbosa2019-08-14T17:51:59Z2019-08-14T17:51:59Z2011-12-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AZGTAEste estudo apresenta uma análise da influência de uma feira de ciências na prática pedagógica dos professores. O objetivo principal da presente investigação foi verificar como os docentes orientaram os trabalhos para a feira de ciências e se esta orientação promoveu mudança na didática de ensino desses professores, ou seja,como uma feira de ciências pode contribuir para a inserção de uma cultura cientifica nas aulas de ciências. Para isso foram entrevistados professores e alunos da I FEMCITEC de Contagem realizada em 2009. Os resultados da investigação mostram que as feiras de ciências contribuem de duas maneiras para o ensino de ciências: melhora a interação professor-aluno e permite que o professor reflita sobresua prática. No entanto, esta modalidade de evento interfere muito pouco no modelo ensino-aprendizagem adotado pelo professor que leciona ciências. As aulas dependem da concepção de ensino de ciências que o docente possui. Assim, sugerimos: a formação em serviço dos professores que trabalham com ensino de ciências, a inserção na proposta pedagógica de aspectos que contemplem aespecificidade do ensino de ciências e o estabelecimento de parcerias com universidades e grupos de pesquisa. Esses fatores poderiam ser mais efetivos na reconstrução da concepção de ensino de ciências dos docentes, influenciando a sua prática pedagógicaUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGPrática de ensino Professores Formação Ciências (Primeiro grau) Estudo e ensinoFeiras de CiênciasEnsino de CiênciasPrática de ensinoA influência da Feira Municipal de Ciências e Tecnologia - FEMCITEC - na prática pedagógica dos professores de Contageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia___leonardo___final.pdfapplication/pdf176780https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZGTA/1/monografia___leonardo___final.pdfe0c8d4dad03bc974dc674ce6ae26b15cMD51TEXTmonografia___leonardo___final.pdf.txtmonografia___leonardo___final.pdf.txtExtracted texttext/plain66140https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AZGTA/2/monografia___leonardo___final.pdf.txtd524aea8e15c6868a5c7ac0ea74b9f47MD521843/BUOS-9AZGTA2019-11-14 15:17:12.764oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AZGTARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:17:12Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|
_version_ |
1813547564250693632
|