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Stael de Alvarenga Pereira CostaMarieta Cardoso MacielAlina Gonçalves SantiagoStefânia de Arújo Perna2019-08-14T06:00:38Z2019-08-14T06:00:38Z2012-02-29http://hdl.handle.net/1843/AMFE-9GJQ4DA ocupação urbana no meio ambiente natural e a consequente transformação da paisagem tem sido um problema devido à incompatibilidade com as estruturas ambientais e a destruição de recursos paisagísticos. Tal situação também ocorre na área compreendida pela sub-bacia do Ribeirão Cardoso, no município de Nova Lima/MG. Este espaço, localizado na borda metropolitana de Belo Horizonte, é estruturado por vários tipos de urbanização: pela rodovia MG-030, que liga os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, pelos loteamentos residenciais fechados tradicionais, pelas áreas de adensamento e verticalização, pelos empreendimentos mistos de residência unifamiliar, multifamiliar e serviços, pelas áreas ocupadas por cavas de mineração, importantes mananciais de água, matas, córregos e pelas unidades de conservação, que, aliados ao relevo acidentado, permitem cenas e locais de importante beleza paisagística e ambiental. O modelo de parcelamento que ocorre no eixo da rodovia acontece de maneira diferenciada do que ocorria no início de sua ocupação. Tidos inicialmente como locais rústicos e naturais, voltados para segunda residência, os loteamentos passam a se configurar como condomínios fechados, caracterizados pelo uso de aparatos de segurança e pela existência de espaços de uso público privativos aos seus moradores. Como evolução deste último modelo de ocupação, ocorre o processo de verticalização e adensamento de condomínios, antes marcados pela horizontalidade e reduzida ocupação urbana, além da aceleração do processo de verticalização de áreas já consolidadas. Paralelamente a este processo, ocorre o aumento do número de moradores e a demanda por infraestrutura viária, abastecimento de água e tratamento de esgoto, que não têm sido adaptados à nova realidade. Soma-se a este quadro a eliminação de áreas vegetadas e a ocorrência de processos erosivos causados pela urbanização em uma paisagem exposta a riscos e a fragilidades ambientais devido ao seu alto nível de suscetibilidade erosiva e elevado potencial hídrico. Tem-se como objetivo a avaliação de formas de assentamento e loteamento seus pontos positivos e negativos em termos de ocupação e o rebatimento de sua implantação à paisagem. A análise da transformação da paisagem na região não se restringe ao entendimento das formas de ocupação, embora seja a questão central deste trabalho. Há que se levar em consideração a lógica do mercado imobiliário metropolitano, a mudança do estilo de vida, de consumo e o discurso acerca da fuga da cidade e da violência em conjunto com a busca pelo contato com a natureza. Também a gestão municipal e seus respectivos instrumentos, tais como a lei de parcelamento, uso e ocupação do solo, plano diretor, e outros, além das tomadas de decisões dos principais agentes políticos e a atuação do capital privado, são de grande importância do controle do processo de produção, transformação e organização deste espaço.The urban settlement in the natural environment and consequent landscape transformation has been a problem due to the incompatibility with environmental structures and the destruction of the landscape resources. Such situation also occurs in the area included in the sub-basin of Cardoso Stream, in the municipality of Nova Lima / MG. This space, located in the metropolitan city limits of Belo Horizonte, is structured by several types of urbanization: by the free-way MG-030, which links the municipalities of Belo Horizonte to Nova Lima, by the residential closed traditional plattings, by the areas of thickening and verticalization, by the mixed undertaking for single-family residence, multifamily residence and services, the areas occupied by mining diggings, important water sources, forests, brooks and by conservation units, which, allied with the rugged relief, allow scenes and places of important handscap and enviromental beauty. The plotting pattern wich takes place in the motorway axis, happens in a way different from the one wich occured in the beginning of the occupation.Considered initially as natural places for tourism, turned to a second residence, the plottings take shape of closed condominius, characterizad by the use of security systems and by the existence of spaces for public private use for the residents. As evolution of this last type of occupation, the process of verticalization and thickening of the condominiums, before marked by the horizontal and reduced urban occupation, beyond the acceleration of the verticalization process of consolidated areas. In a parallel way to this process, it takes place the increase of the residents number and the quest of road infrastructure, water supply and drain treatment, which hasn´t been adapted to the new reality. Add to this sight the elimination of planted areas and the incidence of erosive processes caused by urbanization in a landscape exposed to risks and to environment fragilities due to their high level of erosive liability and high hidraulic potentiality. We have established as an objective, the evaluation of manners of settlements and plotting, their positive and negative points in terms of occupation and the reflex of their implantation to the landscape. The analysis of the landscape transformation in the region doesn´t restric to the understanding of the ways the occupation forms, although it is the central question of this work. We have to bear in mind the logic of the metropolitan real estate market, the change of lifestyle, of consume and the speech about the escape from the city and the violence together with the search of the contact with nature. Also, the municipal management and its respective instruments, such as the plotting law, the use and occupation of the ground, the master plan, and others, beyond the decisions takings of the main political agents and the performance of private capital, the control of the production process are greatly important, so are the transformation and organization of this space.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGConcentração urbanaSolo Uso PlanejamentoCrescimento urbanoPlanejamento urbanoPaisagemExpansão urbanaBorda metropolitanaCondomínioTransformaçãoPaisagem em transformação: o eixo da MG 030 em Nova Lima/MGinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_correcao_19_01_2014.pdfapplication/pdf47249171https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMFE-9GJQ4D/1/dissertacao_correcao_19_01_2014.pdfa932be35b57d70ec753f4120ac55f275MD51TEXTdissertacao_correcao_19_01_2014.pdf.txtdissertacao_correcao_19_01_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain292866https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AMFE-9GJQ4D/2/dissertacao_correcao_19_01_2014.pdf.txtde081b6978c6bd4893cd2f1e7c68c5c5MD521843/AMFE-9GJQ4D2019-11-14 12:43:34.373oai:repositorio.ufmg.br:1843/AMFE-9GJQ4DRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:43:34Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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