spelling |
Christianne Luce GomesHelder Ferreira IsayamaVania de Fatima Noronha AlvesSuzana Santos Campos2019-08-13T01:32:15Z2019-08-13T01:32:15Z2013-02-27http://hdl.handle.net/1843/BUOS-97GF2CPartindo do pressuposto de que os saberes são representações do real, ou seja, referem-se a conhecimentos, discursos, conteúdos selecionados e organizados para transmitirem uma determinada realidade, objetivou-se identificar e analisar os saberes sobre lazer, privilegiados no currículo de um curso Técnico em Lazer, na modalidade a distância. De caráter qualitativo, a metodologia foi baseada na associação da pesquisa bibliográfica com a documental e consiste em um estudo de caso. A pesquisa bibliográfica subsidiou todo o processo investigativo e buscou fundamentos em livros, artigos e outras publicações que tratam das temáticas lazer, currículo e formação profissional. Para a análise documental, foram selecionados alguns materiais importantes para a pesquisa: o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, o Currículo Referência para cursos Técnicos do Sistema e-Tec e os Planos de Curso cedidos pela Instituição pesquisada. Além disso, foi feita uma análise dos Cadernos Didáticos de dez disciplinas que integram a Matriz Curricular do curso avaliado. Considerando-se o objetivo da pesquisa, esta dissertação foi estruturada em três capítulos: O primeiro realiza uma discussão teórica sobre currículo, formação e atuação profissional em lazer, além de fundamentar algumas concepções sobre lazer, importantes para contextualizar o estudo. O segundo capítulo trata do ensino profissionalizante e da educação a distância no Brasil, tendo em vista fundamentar e situar a análise documental. O terceiro e último capítulo foi dedicado à análise de dez cadernos didáticos utilizados pela Instituição pesquisada na formação dos Técnicos em Lazer. Foi constatado que os saberes sobre o lazer, privilegiados no currículo do curso técnico pesquisado estão relacionados a diversos aspectos, entre os quais podem ser destacados: o entendimento de lazer como uma ocupação a ser realizada no tempo livre; como contraponto do trabalho e das outras obrigações como as familiares; como uma atividade lúdica e prazerosa usufruída para aliviar tensões cotidianas e tratado, muitas vezes, como sinônimo de recreação, sendo assim, traduzido como divertimento e entretenimento. Boa parte desses fundamentos são identificados na teoria sobre lazer de Dumazedier, o que permite interpretar sua forte influência, ainda hoje, nas pesquisas do campo. Foi identificado, ainda, que o técnico formado no curso estudado precisa atuar como um animador sociocultural, sendo também denominado de recreador e/ou recreacionista em diferentes cadernos didáticos. Constatou-se uma argumentação quanto à possibilidade do lazer ser um negócio promissor, tendo em vista a relevância dada aos eventos como oportunidade crescente e lucrativa. Ao mesmo tempo, além dessa abordagem econômica, observou-se uma preocupação de discutir o lado social do lazer que, em alguns materiais didáticos foi tratado como uma necessidade e/ou como um direito, evidenciando algumas das ambiguidades e contradições que permeiam as discussões sobre o lazer na sociedade atual e colocando em evidência a importância de instigar novos olhares e reflexões sobre a temática.Assuming that knowledge is a representation of the real, for instance, it refers to knowings, discourses, contents selected and organized to convey a certain reality, this research aimed to identify and analyze knowledge about leisure, privileged in the curriculum of a Leisure Technician course in distance mode. Being of qualitative nature, the methodology was based on the association of literature with the bibliographic research and it consists of a case study.The literature subsidized the whole investigative process and sought fundaments in books, articles and other works which deal with the following thematic: leisure, curriculum and training.For the document analysis, some important material for research have been selected: the National Catalogue of Technician Courses, the Reference Curriculum for Technician Courses of e-Tec system and Course Plans of the institution searched. Furthermore, an analysis of Didactic Books of ten subjects which integrate the Matrix Curriculum Matrix of the course studied. Considering the purpose of the research, this dissertation was structured in three chapters: The first one carried a theoretical discussion of curriculum, training and professional experience in leisure, in addition to basing some important concepts about leisure to contextualize the study.The second chapter focused on vocational education and distance education in Brazil in order to substantiate and situate the documentary analysis. The third and final chapter was dedicated to an analysis of ten textbooks used by the institution in the training of leisure technicians. It was found that knowledge about leisure privileged in the curriculum of the course is related to several aspects, among which can be highlighted: the understanding of leisure as an occupation to be held in free time, as a counterpoint of work and other obligations like family ones, like a playful and pleasurable activity enjoyed to relieve everyday stress and treated, many times, as a synonym for recreation, thus translated as fun and entertainment. Most of these fundamentals are identified in Dumazediers theory of leisure, which allows to interpret its strong influence, even today, in the research field. It has also been identified that the graduated technician needs in the course needs to act as a sociocultural animator, and is also called recreator and/or recreationist in different didactic books.There was a discussion as to whether the leisure may be a promising business, in view of the importance given to events as an increasing and profitable opportunity. At the same time, besides this economic approach, there was a concern to discuss the social side of leisure, which in some textbooks was treated as a necessity and/or as a right, showing some of the ambiguities and contradictions that permeate discussions about leisure in contemporary society and highlighting the importance of instigating new insights and reflections on the subject.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFormação profissionalLazerEducação a distânciaCurso técnicoPerfil profissionalCurrículoLazerSaberes privilegiados no currículo de um curso técnico em Lazer na modalidade a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_saberes_privilegiados_no_curr_culo_de_um_curso_t_cnico_em_lazer__na_modalidade_a_dist_.pdfapplication/pdf1477202https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-97GF2C/1/disserta__o_saberes_privilegiados_no_curr_culo_de_um_curso_t_cnico_em_lazer__na_modalidade_a_dist_.pdfde2e34511b57f5f1efe24ca2749a7882MD51TEXTdisserta__o_saberes_privilegiados_no_curr_culo_de_um_curso_t_cnico_em_lazer__na_modalidade_a_dist_.pdf.txtdisserta__o_saberes_privilegiados_no_curr_culo_de_um_curso_t_cnico_em_lazer__na_modalidade_a_dist_.pdf.txtExtracted texttext/plain501848https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-97GF2C/2/disserta__o_saberes_privilegiados_no_curr_culo_de_um_curso_t_cnico_em_lazer__na_modalidade_a_dist_.pdf.txt7e99262a973c975f744edc5e9e2328e4MD521843/BUOS-97GF2C2020-01-29 18:28:13.98oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-97GF2CRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-29T21:28:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|