Estudo de caso do sistema de iluminação da Escola de Arquitetura da UFMG: análise do uso de energia e de medidas de conscientização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AMMPVX |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo a compreensão da influencia do comportamento do usuário no consumo de energia elétrica de uma edificação institucional condicionada naturalmente. Para tanto foi utilizada como estudo de caso a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho, assim como o programa do mestrado, apresenta cunho multidisciplinar por associar estudos de iluminação artificial, iluminação natural, consumo energético e comportamento do usuário para compreender quais as relações diretas e indiretas entre estes. Desta forma, este trabalho visa verificar o desempenho dos sistemas responsáveis pelo consumo de energia elétrica na edificação, estabelecer estratégias de eficiência energética e desenvolver procedimentos de conscientização que estimulem o usuário a atuar de maneira mais eficiente sobre o sistema de iluminação artificial da edificação. A metodologia aplicada teve início com o diagnóstico energético através da inspeção de ambientes e análise das faturas de energia da edificação dos dois últimos anos e a análise do nível de eficiência energética do sistema de iluminação através da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia de edifício construído, emitida em 2012. Posteriormente foram planejadas medidas de conscientização que buscaram informar aos usuários o padrão de consumo de energia elétrica da Escola de Arquitetura e a importância do comportamento do usuário para a manutenção dos níveis de conforto e desempenho dos sistemas instalados na edificação. Os resultados demonstram que a implantação de medidas de intervenção, que envolvem consideráveis investimentos na atualização da tecnologia existente, nem sempre é uma opção, seja pelos custos envolvidos, seja por outros fatores que envolvem a gestão de edificações escolares. Alterações em rotinas de operação e manutenção e, principalmente, mudanças no comportamento dos ocupantes, se apresentam como soluções viáveis e de considerável poder de alcance na busca pela redução do consumo de energia. |
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Roberta Vieira Goncalves de SouzaAndrea Franco PereiraRejane Magiag LouraGuilherme Caixeta Brandao2019-08-09T18:25:43Z2019-08-09T18:25:43Z2015-10-20http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AMMPVXEsta dissertação tem como objetivo a compreensão da influencia do comportamento do usuário no consumo de energia elétrica de uma edificação institucional condicionada naturalmente. Para tanto foi utilizada como estudo de caso a Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais. O trabalho, assim como o programa do mestrado, apresenta cunho multidisciplinar por associar estudos de iluminação artificial, iluminação natural, consumo energético e comportamento do usuário para compreender quais as relações diretas e indiretas entre estes. Desta forma, este trabalho visa verificar o desempenho dos sistemas responsáveis pelo consumo de energia elétrica na edificação, estabelecer estratégias de eficiência energética e desenvolver procedimentos de conscientização que estimulem o usuário a atuar de maneira mais eficiente sobre o sistema de iluminação artificial da edificação. A metodologia aplicada teve início com o diagnóstico energético através da inspeção de ambientes e análise das faturas de energia da edificação dos dois últimos anos e a análise do nível de eficiência energética do sistema de iluminação através da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia de edifício construído, emitida em 2012. Posteriormente foram planejadas medidas de conscientização que buscaram informar aos usuários o padrão de consumo de energia elétrica da Escola de Arquitetura e a importância do comportamento do usuário para a manutenção dos níveis de conforto e desempenho dos sistemas instalados na edificação. Os resultados demonstram que a implantação de medidas de intervenção, que envolvem consideráveis investimentos na atualização da tecnologia existente, nem sempre é uma opção, seja pelos custos envolvidos, seja por outros fatores que envolvem a gestão de edificações escolares. Alterações em rotinas de operação e manutenção e, principalmente, mudanças no comportamento dos ocupantes, se apresentam como soluções viáveis e de considerável poder de alcance na busca pela redução do consumo de energia.The present work aims to analyze the user behavior influences in the energy consumption of a naturally conditioned institutional building. For this the Architecture School of the Federal University of Minas Gerais was used as a case study. The work, as well as the master's program, presents a multidisciplinary nature when it associates studies of artificial lighting, natural lighting, energy consumption and user behavior to understand the direct and indirect relationships between these. Thus, this study aims to verify the performance of the systems responsible for the consumption of energy in the building, establish energy efficiency strategies and develop awareness procedures that encourage the user to act on the artificial lighting system of the building. The methodology applied began with the energetic diagnosis carried out with inspection of the building and an analysis of the energy bills of the building in the last two years and the verification of the energy efficiency level obtained by the National Energy Conservation Label of the built building, issued in 2012. Subsequently awareness measures were planned aimed to inform users of the pattern of energy consumption of the School of Architecture and the importance of the user behavior to maintain the comfort levels and the installed systems performance. Results show that intervention measures implementation, which involve considerable investment in technology upgrading is not always an option because of the costs involved, or by other factors involving the management of buildings. Changes in operation and maintenance routines, and especially changes in the occupants behavior present themselves as viable and considerable power range solutions in efforts to reduce energy consumption.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEnergia elétrica ConservaçãoEnergia elétrica ConsumoConscientizaçãoartificialComportamento do usuárioIluminaçãoEficiência energéticaEstudo de caso do sistema de iluminação da Escola de Arquitetura da UFMG: análise do uso de energia e de medidas de conscientizaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALbrandao_guilhermecaixeta_estudo_de_caso_do_sistema_de_ilumina__o_da_escola__de_arquitetura_da_ufmg._an_lise_do_uso_de_energia_e_de_medidas_de__conscientiza__o.pdfapplication/pdf17249485https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AMMPVX/1/brandao_guilhermecaixeta_estudo_de_caso_do_sistema_de_ilumina__o_da_escola__de_arquitetura_da_ufmg._an_lise_do_uso_de_energia_e_de_medidas_de__conscientiza__o.pdf6999c0be248a8ba3b1fbed6930a00151MD51TEXTbrandao_guilhermecaixeta_estudo_de_caso_do_sistema_de_ilumina__o_da_escola__de_arquitetura_da_ufmg._an_lise_do_uso_de_energia_e_de_medidas_de__conscientiza__o.pdf.txtbrandao_guilhermecaixeta_estudo_de_caso_do_sistema_de_ilumina__o_da_escola__de_arquitetura_da_ufmg._an_lise_do_uso_de_energia_e_de_medidas_de__conscientiza__o.pdf.txtExtracted texttext/plain237614https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AMMPVX/2/brandao_guilhermecaixeta_estudo_de_caso_do_sistema_de_ilumina__o_da_escola__de_arquitetura_da_ufmg._an_lise_do_uso_de_energia_e_de_medidas_de__conscientiza__o.pdf.txt119e694440204432ac6cdf4c8cb843c5MD521843/MMMD-AMMPVX2020-01-30 17:28:18.842oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AMMPVXRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-30T20:28:18Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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