spelling |
Simone Cardoso Lisboa PereiraPaula Goncalves BicalhoGracinete Rodrigues de Castro2019-08-14T01:26:43Z2019-08-14T01:26:43Z2013-06-24http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FJHZDTrata o presente estudo de um projeto de intervenção proposto à Escola Técnica de Formação em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos (ETIS) /Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC)-RJ. A ETIS adota o currículo integrado, possibilitando assim a aproximação dos saberes escolares aos saberes cotidianos dos educandos, por meio da integração ensinoserviço- comunidade e da teoria-prática. Assume para tal a concepção pedagógica consolidada nos princípios da teoria da Educação Libertadora/Problematizadora de Paulo Freire e, em consonância, a concepção de Avaliação diagnóstica, mediadora e inclusiva, que tem como característica principal ser indissociável da dinâmica de ensino-aprendizagem e, por isso, percebida como oportunidade de investigar e diagnosticar efetivamente o processo de (re)construção do conhecimento. Para tal, esta avaliação necessita ser concretizada por meio dos registros em instrumentos de avaliação. Portanto, esse projeto objetiva investigar em que medida os instrumentos de avaliação utilizados pela ETIS atendem à Avaliação Diagnóstica. E, a partir desta análise, propor mudanças a serem pensadas coletivamente, no sentido de aprimorar os instrumentos atuais ou elaborar novos instrumentos que retratem uma Avaliação Diagnóstica. A intervenção será fundamentada a partir de uma pesquisa bibliográfica, que se dará por meio de oficinas pedagógicas. O estudo considerou que os atuais Instrumentos de Avaliação utilizados pela ETIS, essencialmente abertos e subjetivos, não darão conta de atender à Avaliação Diagnóstica na sua essência. Deste modo o projeto orienta a revisão dos atuais instrumentos, visando de fato uma avaliação da aprendizagem mediadora, inclusiva e processual de forma compreensível para professores e educandos na ETIS.IS.This study is a project of a proposed intervention at Technical and Training Health Nurse Izabel dos Santos School/Technical School Support Foundation (Escola Técnica de Formação em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos-ETIS/Fundação de Apoio à Escola Técnica FAETEC) in Rio de Janeiro. ETIS adopts integrated curriculum, which allows the merging of academic school knowledge with the common knowledge students already have through the integration of teaching, community service and theory-practice. This study is based upon the pedagogical concepts consolidated in the principles of the theory of Liberating Education Problematizing by Paulo Freire, and, accordingly, in the concepts of diagnostic, mediating and inclusive Assessment, whose main characteristic is to be inextricably related to the dynamics of teaching and learning, thus, perceived as the opportunity to effectively investigate and diagnose the process of (re)construction of knowledge. To accomplish that, such evaluation needs to be registered by means of evaluation instruments. This study intends to investigate how the instruments of evaluation used by ETIS follow the Learning Assessment, and, from the results obtained in this analysis, propose collective changes in order to improve the current instruments or to create new ones which reflect the principles of Learning Assessment. The methodology used will be qualitative research of descriptive nature, by means of bibliographic researh, data gathering and a case study. This study has found the current Instruments of Evaluation utilized by ETIS essentially open and subjective, and, therefore, unable to reflect the essence of Learning Assessment.Thus, this project orients the revisiting of the current instruments aiming at a mediating, inclusive and processual assessment in a way which is comprehensible both for teachers and students at ETIS.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em EnfermagemInstrumentos de avaliaçãoAvaliação da aprendizagemEducação problematizadoraAvaliação da aprendizagem na Escola de Formação Técnica em Saúde Enfermeira Izabel dos Santos: revisão e adequação participativas dos instrumentos de avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_gracinete_rodrigues_de_castro_1_.pdfapplication/pdf709862https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJHZD/1/tcc_gracinete_rodrigues_de_castro_1_.pdf272ba5f1a422c06f010858fe96120831MD51TEXTtcc_gracinete_rodrigues_de_castro_1_.pdf.txttcc_gracinete_rodrigues_de_castro_1_.pdf.txtExtracted texttext/plain49512https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FJHZD/2/tcc_gracinete_rodrigues_de_castro_1_.pdf.txtb2bba02ac93c6a6dc0ee0a5cbc4a299eMD521843/BUBD-9FJHZD2019-11-14 19:07:31.846oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FJHZDRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:07:31Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|