Efeitos da educação em saúde no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem de crianças infectadas e posteriormente tratadas para helmintoses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luciana de Lourdes Queiroga Gontijo Netto Maia
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-73AQTE
Resumo: Para o presente estudo experimental, desenvolvido na localidade de Americaninhas, município de Novo Oriente de Minas - MG, o modelo de Educação em Saúde com ênfase nas relações sócio-afetivas foi empregado na intervenção educativa voltada para promoção de saúde e controle de helmintoses. O estudo objetivou investigar os efeitos do processo educacional no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem de crianças infectadas e posteriormente tratadas para helmintoses, residentes em área endêmica. Para receber a intervenção educativa, o grupo de 106 crianças na faixa etária de 6 a 11 anos e meio foi dividido em dois grupos a partir dos resultados dos exames coproparasitológicos: Grupo Infectado (n=84) e Grupo Sadio (n=22). As crianças do grupo infectado foram separadas aleatoriamente em Grupo Ação, que participou da intervenção educativa (n=43) e Grupo Controle (n=41). Para avaliar o desenvolvimento cognitivo foram empregadas avaliações psicológicas estáticas e dinâmicas e para avaliar a aprendizagem utilizaram-se testes de conhecimento. Os dados foram analisados pela comparação das médias dos coeficientes delta do pré e pós-teste (Paired-Samples T Test) além da distribuição de freqüências absolutas e relativas. Os resultados evidenciaram progressivo aumento nos valores da avaliação cognitiva estática realizada pós-intervenção nas crianças do Grupo Ação. Apesar do maior ganho proporcional, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os valores obtidos nos pós-testes dos grupos Ação e Controle (p>0,05). Já entre o Grupo Ação e o Grupo Sadio, os valores obtidos nos testes Aritmética e Dígito foram estatisticamente superiores no grupo sem a infecção (p=0,048 e p=0,023, respectivamente). Entre o Grupo Infectado e o Grupo Sadio somente o teste Aritmética foi estatisticamente superior no grupo não infectado (p=0,048). Constatou-se melhora na avaliação dinâmica das habilidades de criatividade, velocidade de processamento e raciocínio lógico, entretanto, as crianças mantiveram oscilações com relação à habilidade de memória. As crianças apresentaram também resultados compatíveis com melhora de aprendizagem na avaliação da evolução conceitual. Embora por meio da avaliação estática não tenham sido detectados avanços na inteligência geral, e, por meio da avaliação dinâmica, os ganhos cognitivos tenham ocorrido em algumas habilidades cognitivas especificas, a avaliação da evolução conceitual demonstrou que houve aprendizagem, fato que pode remeter a condições que são produzidas no interior da escola, a saber: o método, as práticas pedagógicas, o papel do professor e a interação professor-aluno.
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As crianças do grupo infectado foram separadas aleatoriamente em Grupo Ação, que participou da intervenção educativa (n=43) e Grupo Controle (n=41). Para avaliar o desenvolvimento cognitivo foram empregadas avaliações psicológicas estáticas e dinâmicas e para avaliar a aprendizagem utilizaram-se testes de conhecimento. Os dados foram analisados pela comparação das médias dos coeficientes delta do pré e pós-teste (Paired-Samples T Test) além da distribuição de freqüências absolutas e relativas. Os resultados evidenciaram progressivo aumento nos valores da avaliação cognitiva estática realizada pós-intervenção nas crianças do Grupo Ação. Apesar do maior ganho proporcional, não houve diferenças estatisticamente significativas entre os valores obtidos nos pós-testes dos grupos Ação e Controle (p>0,05). Já entre o Grupo Ação e o Grupo Sadio, os valores obtidos nos testes Aritmética e Dígito foram estatisticamente superiores no grupo sem a infecção (p=0,048 e p=0,023, respectivamente). 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Embora por meio da avaliação estática não tenham sido detectados avanços na inteligência geral, e, por meio da avaliação dinâmica, os ganhos cognitivos tenham ocorrido em algumas habilidades cognitivas especificas, a avaliação da evolução conceitual demonstrou que houve aprendizagem, fato que pode remeter a condições que são produzidas no interior da escola, a saber: o método, as práticas pedagógicas, o papel do professor e a interação professor-aluno.For the present experimental study, developed in the locality of Americaninhas, city of Novo Oriente de Minas - MG, the method of health education with emphasis in the social relations and affectivity were used in the educative intervention come back toward the control of helminthes. The study it objectified to investigate the effect of the educational process in the cognitive development and the learning of infected and treated children for helminthes, residents in endemic area. 106 children of 6-11 years, both sexes, had formed the casuistry of the study that finished with 95 children (loss of 10,4%). To receive the educative intervention the participants from the study had been divided in two groups from the results of the coproparasitologics examinations: Group Infected (n=84) and Healthy Group (n=22). The children of the infected group had been separate in Action Group that participated of the educative intervention (n=43) and Control Group (n=41). To evaluate the cognitive development static psychological evaluations had been used and dynamic and to evaluate the learning knowledge tests had been used. The data had been analyzed by the comparison of the averages of the coefficients delta of the daily pay and after-test (Paired-Samples T Test) beyond the distribution of absolute and relative frequencies. The results had evidenced gradual increase in the values of the static cognitive evaluation carried through after-intervention in the children of the Action Group. Although the biggest proportional profit, did not have statistic significant differences between the values gotten in the after-tests of the groups Action and Control (p>0,05). Already between the Action Group and the Healthy Group, the values gotten in the tests Arithmetical and Digit had been statistic superior in the group without the infection (p=0,048 and p=0,023, respectively). Between Infected Group and Healthy Group the Arithmetical test was only statistically superior in the group not infected (p=0,048). Improvement in te dynamic evaluation of the creativity abilities was evidenced, processing speed and logical reasoning, however, the children had kept oscillations with regard to the memory ability. The children had also presented resulted compatible with improvement of learning in the evaluation of the conceptual acquisitions. Although by means of the static evaluation they have not been detected advances in general intelligence, and by means of the dynamic evaluation, the cognitive profits have occurred in some cognitive abilities specify, the evaluation of the conceptual acquisitions had demonstrated that it had learning, fact that namely sends the conditions that are produced in the interior of the school: method, practical pedagogical, teachers function and interaction teacher-pupil.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPopulação ruralHelmintíase/reabilitaçãoHelmintíase/prevenção & controleHelmintíase/psicologiaEnfermagemAprendizagemTestes psicológicosCogniçãoEducação em saúde/métodosCriançaAvaliação EducacionalHelmintosesTestes de InteligênciaEducação em SaúdeCogniçãoEfeitos da educação em saúde no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem de crianças infectadas e posteriormente tratadas para helmintosesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluciana_de_lourdes_q._g.__netto_maia.pdfapplication/pdf1141355https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-73AQTE/1/luciana_de_lourdes_q._g.__netto_maia.pdfa89e0d5c421c321784f90fd564579f5dMD51TEXTluciana_de_lourdes_q._g.__netto_maia.pdf.txtluciana_de_lourdes_q._g.__netto_maia.pdf.txtExtracted texttext/plain305530https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-73AQTE/2/luciana_de_lourdes_q._g.__netto_maia.pdf.txt9e49f5b3f5dd432a578a251b06cd9194MD521843/GCPA-73AQTE2019-11-14 07:55:01.882oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-73AQTERepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:55:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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