A Biblioteca do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG como instrumento de educação patrimonial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/48693 |
Resumo: | Examinam-se as possibilidades para que uma biblioteca de museu, a Biblioteca do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, seja considerada como instrumento para ações de Educação Patrimonial na instituição a que serve. O trabalho da Educação Patrimonial aplica-se ao Patrimônio Cultural como fonte conhecimento e desenvolvimento para indivíduos e comunidades a fim de conduzir ao processo de conhecimento, apropriação e valorização do legado cultural. Este trabalho pretende contribuir para que esta biblioteca tenha uma atuação harmônica em relação aos propósitos educacionais do museu do qual faz parte. A princípio, o estudo se caracteriza como exploratório. Já a coleta de dados, para essa fase, se dará por questionário com perguntas fechadas e abertas. Adiante, entrevistas poderão ser utilizadas para complementar o questionário. A metodologia do Estudo Caso também é indicada para as interpretações a serem realizadas. Verifica-se que há poucas produções (científicas ou não) que consideram a Educação Patrimonial voltada para bibliotecas. O estudo pretende contribuir para as pesquisas e atividades que se voltam para acervos e ambientes de bibliotecas como base para aplicação das ações da Educação Patrimonial, uma vez que são repositórios de memória das sociedades para as futuras gerações. |
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A Biblioteca do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG como instrumento de educação patrimonialEducação patrimonialBibliotecasMuseusPatrimônio CulturalExaminam-se as possibilidades para que uma biblioteca de museu, a Biblioteca do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, seja considerada como instrumento para ações de Educação Patrimonial na instituição a que serve. O trabalho da Educação Patrimonial aplica-se ao Patrimônio Cultural como fonte conhecimento e desenvolvimento para indivíduos e comunidades a fim de conduzir ao processo de conhecimento, apropriação e valorização do legado cultural. Este trabalho pretende contribuir para que esta biblioteca tenha uma atuação harmônica em relação aos propósitos educacionais do museu do qual faz parte. A princípio, o estudo se caracteriza como exploratório. Já a coleta de dados, para essa fase, se dará por questionário com perguntas fechadas e abertas. Adiante, entrevistas poderão ser utilizadas para complementar o questionário. A metodologia do Estudo Caso também é indicada para as interpretações a serem realizadas. Verifica-se que há poucas produções (científicas ou não) que consideram a Educação Patrimonial voltada para bibliotecas. O estudo pretende contribuir para as pesquisas e atividades que se voltam para acervos e ambientes de bibliotecas como base para aplicação das ações da Educação Patrimonial, uma vez que são repositórios de memória das sociedades para as futuras gerações.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOCurso de Especialização em Gestão de Instituiçoes Federais de Educação SuperiorUFMGRaquel Quirino Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/3286747885641896Andrea Cristina MaggiAntônia Vitória Soares AranhaCarla Cristina da Silva2023-01-05T10:58:28Z2023-01-05T10:58:28Z2018-04-05Monografia (especialização)info:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/48693porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-01-05T10:58:28Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/48693Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-01-05T10:58:28Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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