Gestão democrática: superação do carater centralizador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilma Vitor Martins Cabral
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCGM7
Resumo: Este trabalho relata a importância da atuação da comunidade no âmbito da Escola Municipal Alice Cândida dos Santos Nova Serrana/MG e tem como objetivo refletir sobre a importância da gestão na busca por uma escola de melhor qualidade, de uma escola democrática e inclusiva que supera o autoritarismo, a hierarquia e a centralização de poder. Formata-se a partir da consideração de que um ambiente institucional escolar é formado na realidade por vários atores, todos em sintonia para o alcance dos objetivos educacionais. Esta análise destaca também alguns elementos fundamentais da democratização: a elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, elemento norteador deste trabalho, a escolha de diretores e a efetivação dos Conselhos Escolares. O desenvolvimento desta escola situada à Rua Geraldo Pinto do Amaral s/n Bairro Romeu Duarte, cidade de Nova Serrana, se dá, efetivamente, com a participação ativa e efetiva dos profissionais, sujeitos que se fazem presentes e atuantes, tendo por base uma gestão democrática e participativa. Com base na análise e também na pesquisa bibliográfica realizada, essa gestão produz visões compartilhadas e valoriza os segmentos internos e externos da comunidade escolar, superando assim toda forma de autoritarismo, ainda que busque uma maior participação da comunidade nos processos de decisão e de deliberação.
id UFMG_fd99c275528532f70e35598dec2024ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCGM7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marly Olívia Ribeiro e SilvaIlma Vitor Martins Cabral2019-08-14T18:02:02Z2019-08-14T18:02:02Z2011-01-29http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCGM7Este trabalho relata a importância da atuação da comunidade no âmbito da Escola Municipal Alice Cândida dos Santos Nova Serrana/MG e tem como objetivo refletir sobre a importância da gestão na busca por uma escola de melhor qualidade, de uma escola democrática e inclusiva que supera o autoritarismo, a hierarquia e a centralização de poder. Formata-se a partir da consideração de que um ambiente institucional escolar é formado na realidade por vários atores, todos em sintonia para o alcance dos objetivos educacionais. Esta análise destaca também alguns elementos fundamentais da democratização: a elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, elemento norteador deste trabalho, a escolha de diretores e a efetivação dos Conselhos Escolares. O desenvolvimento desta escola situada à Rua Geraldo Pinto do Amaral s/n Bairro Romeu Duarte, cidade de Nova Serrana, se dá, efetivamente, com a participação ativa e efetiva dos profissionais, sujeitos que se fazem presentes e atuantes, tendo por base uma gestão democrática e participativa. Com base na análise e também na pesquisa bibliográfica realizada, essa gestão produz visões compartilhadas e valoriza os segmentos internos e externos da comunidade escolar, superando assim toda forma de autoritarismo, ainda que busque uma maior participação da comunidade nos processos de decisão e de deliberação.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGGestão democráticaEscolas Organização e AdministraçãoPolítico PedagógicoGestãoDemocratizaçãoParticipaçãoProjetoAutonomiaGestão democrática: superação do carater centralizadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtcc_ilma_vitor_martins_cabral.pdfapplication/pdf1644992https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCGM7/1/tcc_ilma_vitor_martins_cabral.pdfe687fd4583b37134c2d82319186b2990MD51TEXTtcc_ilma_vitor_martins_cabral.pdf.txttcc_ilma_vitor_martins_cabral.pdf.txtExtracted texttext/plain85998https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCGM7/2/tcc_ilma_vitor_martins_cabral.pdf.txtde39572be8f44dfe8b6d797162150b94MD521843/BUBD-9FCGM72019-11-14 15:27:30.298oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9FCGM7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:27:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática: superação do carater centralizador
title Gestão democrática: superação do carater centralizador
spellingShingle Gestão democrática: superação do carater centralizador
Ilma Vitor Martins Cabral
Político Pedagógico
Gestão
Democratização
Participação
Projeto
Autonomia
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
title_short Gestão democrática: superação do carater centralizador
title_full Gestão democrática: superação do carater centralizador
title_fullStr Gestão democrática: superação do carater centralizador
title_full_unstemmed Gestão democrática: superação do carater centralizador
title_sort Gestão democrática: superação do carater centralizador
author Ilma Vitor Martins Cabral
author_facet Ilma Vitor Martins Cabral
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marly Olívia Ribeiro e Silva
dc.contributor.author.fl_str_mv Ilma Vitor Martins Cabral
contributor_str_mv Marly Olívia Ribeiro e Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Político Pedagógico
Gestão
Democratização
Participação
Projeto
Autonomia
topic Político Pedagógico
Gestão
Democratização
Participação
Projeto
Autonomia
Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Gestão democrática
Escolas Organização e Administração
description Este trabalho relata a importância da atuação da comunidade no âmbito da Escola Municipal Alice Cândida dos Santos Nova Serrana/MG e tem como objetivo refletir sobre a importância da gestão na busca por uma escola de melhor qualidade, de uma escola democrática e inclusiva que supera o autoritarismo, a hierarquia e a centralização de poder. Formata-se a partir da consideração de que um ambiente institucional escolar é formado na realidade por vários atores, todos em sintonia para o alcance dos objetivos educacionais. Esta análise destaca também alguns elementos fundamentais da democratização: a elaboração coletiva do Projeto Político Pedagógico, elemento norteador deste trabalho, a escolha de diretores e a efetivação dos Conselhos Escolares. O desenvolvimento desta escola situada à Rua Geraldo Pinto do Amaral s/n Bairro Romeu Duarte, cidade de Nova Serrana, se dá, efetivamente, com a participação ativa e efetiva dos profissionais, sujeitos que se fazem presentes e atuantes, tendo por base uma gestão democrática e participativa. Com base na análise e também na pesquisa bibliográfica realizada, essa gestão produz visões compartilhadas e valoriza os segmentos internos e externos da comunidade escolar, superando assim toda forma de autoritarismo, ainda que busque uma maior participação da comunidade nos processos de decisão e de deliberação.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-01-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T18:02:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T18:02:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCGM7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9FCGM7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCGM7/1/tcc_ilma_vitor_martins_cabral.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9FCGM7/2/tcc_ilma_vitor_martins_cabral.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e687fd4583b37134c2d82319186b2990
de39572be8f44dfe8b6d797162150b94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589398895263744