Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_fdefe09d922ad3f8ec626de49a22f724
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86PP6C
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Magdah Becker SoaresTania Dauster Magalhaes e SilvaMaria das Gracas de Castro SenaLea Pinheiro PaixaoMarildes Marinho Miranda2019-08-14T06:35:45Z2019-08-14T06:35:45Z1991-09-12http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86PP6CEsta dissertação tem como proposta básica uma análise dos significados da escrita para segmentos sociais economicamente desfavorecidos.Uma abordagem de caráter etnográfico, numa vila-zona periférica de Belo Horizonte-permitiu situar a escrita no contexto dos valores, das normas, da produção simbólica dos moradores dessa vila.Uma constatação relevante foi a de que a escrita participa do conjunto de valores desses sujeitos, ao lado de outros, a exemplo da religiosidade, do trabalho, da comunicabilidade, da família.Dadas as suas especificidades, ler e escrever constituem atividades mediadoras na construção de um projeto de pessoa que esses indivíduos se propõem alcançar,ou seja, a escrita permeia espaços e teorias de aprendizagem e de vivência das relações interpessoais. ALém de ultrapassarem as funções informativa e comunicativa, as peculiaridades dos usos da escrita, nesse universo social, permitem refazer algumas representações construídas por um senso comum de um discurso acadêmico, entre elas a da predominância de um uso estritamente pragmático da escrita e do seu papel enquanto mecanismo de ascensão social para as classes trabalhadoras. Outra vertente representativa desses moradores aponta para as classificações criadas a partir do letramento. Nesse limite, foi possível ampliar uma polissemia dos termos "oficiais" analfabeto, semi-analfabeto, alfabetizado, estudado.Enfim, a quantidade de materiais escritos circulam nessa Vila, somada às variadas funções e usos que deles se fazem, permitem afirmar que as representações sobre o letramento, por parte desses sujeitos, apresentam especificidades e lógica própria, quando comparadas às representações de um discurso dominante.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscrita Aspectos sociaisEducaçãoSignifacados da escritaOs usos sociais da escrita no cotidiano de camadas popularesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1000000159.pdfapplication/pdf28826195https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86PP6C/1/1000000159.pdfdcfca85982c9ed0832d22aa32e45565dMD51TEXT1000000159.pdf.txt1000000159.pdf.txtExtracted texttext/plain240https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/FAEC-86PP6C/2/1000000159.pdf.txtba739a6632c7c5553c57c6200e0c8697MD521843/FAEC-86PP6C2019-11-14 06:48:03.702oai:repositorio.ufmg.br:1843/FAEC-86PP6CRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:48:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548178835767296