A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78 |
Resumo: | Desde a primeira publicação oficial do Movimento Armorial, no programa do concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", em outubro de 1970, Ariano Suassuna deixa clara a diversidade das artes e mídias que iria compor o movimento e as inúmeras outras que serviriam como inspiração para os artistas armoriais, bem como a estreita inter-relação entre elas, que funcionaria como uma das bases do movimento. Esta inter-relação a que se refere Suassuna repercute de maneira contundente nas criações armoriais e, a nosso ver, se apresenta basicamente de duas formas: como recriação de modelos textuais, textos e mídias, e como estreita relação entre as mídias. Nesta pesquisa apresentamos e discutimos alguns exemplos dessas criações, com enfoque na obra artística de Ariano Suassuna, em especial nas iluminogravuras, bem como nas criações e recriações de artistas armoriais contemporâneos. |
id |
UFMG_fe4860758aaa441e250cace502752144 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9UYL78 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Eliana Lourenco de Lima ReisThais Flores Nogueira DinizCarlos Newton de Souza Lima JúniorDaniella Carneiro Libanio Rodrigues2019-08-14T17:17:17Z2019-08-14T17:17:17Z2015-03-26http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78Desde a primeira publicação oficial do Movimento Armorial, no programa do concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", em outubro de 1970, Ariano Suassuna deixa clara a diversidade das artes e mídias que iria compor o movimento e as inúmeras outras que serviriam como inspiração para os artistas armoriais, bem como a estreita inter-relação entre elas, que funcionaria como uma das bases do movimento. Esta inter-relação a que se refere Suassuna repercute de maneira contundente nas criações armoriais e, a nosso ver, se apresenta basicamente de duas formas: como recriação de modelos textuais, textos e mídias, e como estreita relação entre as mídias. Nesta pesquisa apresentamos e discutimos alguns exemplos dessas criações, com enfoque na obra artística de Ariano Suassuna, em especial nas iluminogravuras, bem como nas criações e recriações de artistas armoriais contemporâneos.Desde la primera publicación oficial del Movimiento Armorial, en el programa del concierto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", en octubre de 1970, Ariano Suassuna deja clara la diversidad de las artes y medios que iría componer el movimiento y las innumerables otras que servirían como inspiración para los artistas armoriales, así como la estrecha interrelación entre ellas, que funcionaría como una de las bases del movimiento. Esta interrelación a que se refiere Suassuna repercute de manera contundente en las creaciones armoriales y se presenta básicamente de dos formas: como recreaciones de modelos textuales, textos y medios, y como estrecha relación entre los medios. En esta pesquisa presentamos y discutimos algunos ejemplos de esas creaciones, con enfoque en la obra artística de Ariano Suassuna, en especial en las iluminogravuras, así como en las creaciones y recreaciones de artistas armoriales contemporáneos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIntermidialidadeSuassuna, Ariano , 1927-2014Arte e literaturaArte moderna Séc XX Brasil, NordestePluralismo culturalPintura na literaturaMovimento Armorial (Arte brasileira)Criação (Literária, artística, etc)Ariano Suassunailuminogravurasmovimento armorialA arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_daniella_libanio.pdfapplication/pdf4632368https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UYL78/1/disserta__o_daniella_libanio.pdf47d25af363e3020e503399c5be2a5a7cMD51TEXTdisserta__o_daniella_libanio.pdf.txtdisserta__o_daniella_libanio.pdf.txtExtracted texttext/plain216504https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UYL78/2/disserta__o_daniella_libanio.pdf.txtd0a734321a2dc598047884040d95fd3fMD521843/ECAP-9UYL782019-11-14 14:09:48.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9UYL78Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:09:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial |
title |
A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial |
spellingShingle |
A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial Daniella Carneiro Libanio Rodrigues Ariano Suassuna iluminogravuras movimento armorial Intermidialidade Suassuna, Ariano , 1927-2014 Arte e literatura Arte moderna Séc XX Brasil, Nordeste Pluralismo cultural Pintura na literatura Movimento Armorial (Arte brasileira) Criação (Literária, artística, etc) |
title_short |
A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial |
title_full |
A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial |
title_fullStr |
A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial |
title_full_unstemmed |
A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial |
title_sort |
A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial |
author |
Daniella Carneiro Libanio Rodrigues |
author_facet |
Daniella Carneiro Libanio Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Eliana Lourenco de Lima Reis |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Thais Flores Nogueira Diniz |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Carlos Newton de Souza Lima Júnior |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daniella Carneiro Libanio Rodrigues |
contributor_str_mv |
Eliana Lourenco de Lima Reis Thais Flores Nogueira Diniz Carlos Newton de Souza Lima Júnior |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ariano Suassuna iluminogravuras movimento armorial |
topic |
Ariano Suassuna iluminogravuras movimento armorial Intermidialidade Suassuna, Ariano , 1927-2014 Arte e literatura Arte moderna Séc XX Brasil, Nordeste Pluralismo cultural Pintura na literatura Movimento Armorial (Arte brasileira) Criação (Literária, artística, etc) |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Intermidialidade Suassuna, Ariano , 1927-2014 Arte e literatura Arte moderna Séc XX Brasil, Nordeste Pluralismo cultural Pintura na literatura Movimento Armorial (Arte brasileira) Criação (Literária, artística, etc) |
description |
Desde a primeira publicação oficial do Movimento Armorial, no programa do concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", em outubro de 1970, Ariano Suassuna deixa clara a diversidade das artes e mídias que iria compor o movimento e as inúmeras outras que serviriam como inspiração para os artistas armoriais, bem como a estreita inter-relação entre elas, que funcionaria como uma das bases do movimento. Esta inter-relação a que se refere Suassuna repercute de maneira contundente nas criações armoriais e, a nosso ver, se apresenta basicamente de duas formas: como recriação de modelos textuais, textos e mídias, e como estreita relação entre as mídias. Nesta pesquisa apresentamos e discutimos alguns exemplos dessas criações, com enfoque na obra artística de Ariano Suassuna, em especial nas iluminogravuras, bem como nas criações e recriações de artistas armoriais contemporâneos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-14T17:17:17Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-14T17:17:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UYL78/1/disserta__o_daniella_libanio.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UYL78/2/disserta__o_daniella_libanio.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
47d25af363e3020e503399c5be2a5a7c d0a734321a2dc598047884040d95fd3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589232910925824 |