A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daniella Carneiro Libanio Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78
Resumo: Desde a primeira publicação oficial do Movimento Armorial, no programa do concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", em outubro de 1970, Ariano Suassuna deixa clara a diversidade das artes e mídias que iria compor o movimento e as inúmeras outras que serviriam como inspiração para os artistas armoriais, bem como a estreita inter-relação entre elas, que funcionaria como uma das bases do movimento. Esta inter-relação a que se refere Suassuna repercute de maneira contundente nas criações armoriais e, a nosso ver, se apresenta basicamente de duas formas: como recriação de modelos textuais, textos e mídias, e como estreita relação entre as mídias. Nesta pesquisa apresentamos e discutimos alguns exemplos dessas criações, com enfoque na obra artística de Ariano Suassuna, em especial nas iluminogravuras, bem como nas criações e recriações de artistas armoriais contemporâneos.
id UFMG_fe4860758aaa441e250cace502752144
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9UYL78
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Eliana Lourenco de Lima ReisThais Flores Nogueira DinizCarlos Newton de Souza Lima JúniorDaniella Carneiro Libanio Rodrigues2019-08-14T17:17:17Z2019-08-14T17:17:17Z2015-03-26http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78Desde a primeira publicação oficial do Movimento Armorial, no programa do concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", em outubro de 1970, Ariano Suassuna deixa clara a diversidade das artes e mídias que iria compor o movimento e as inúmeras outras que serviriam como inspiração para os artistas armoriais, bem como a estreita inter-relação entre elas, que funcionaria como uma das bases do movimento. Esta inter-relação a que se refere Suassuna repercute de maneira contundente nas criações armoriais e, a nosso ver, se apresenta basicamente de duas formas: como recriação de modelos textuais, textos e mídias, e como estreita relação entre as mídias. Nesta pesquisa apresentamos e discutimos alguns exemplos dessas criações, com enfoque na obra artística de Ariano Suassuna, em especial nas iluminogravuras, bem como nas criações e recriações de artistas armoriais contemporâneos.Desde la primera publicación oficial del Movimiento Armorial, en el programa del concierto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", en octubre de 1970, Ariano Suassuna deja clara la diversidad de las artes y medios que iría componer el movimiento y las innumerables otras que servirían como inspiración para los artistas armoriales, así como la estrecha interrelación entre ellas, que funcionaría como una de las bases del movimiento. Esta interrelación a que se refiere Suassuna repercute de manera contundente en las creaciones armoriales y se presenta básicamente de dos formas: como recreaciones de modelos textuales, textos y medios, y como estrecha relación entre los medios. En esta pesquisa presentamos y discutimos algunos ejemplos de esas creaciones, con enfoque en la obra artística de Ariano Suassuna, en especial en las iluminogravuras, así como en las creaciones y recreaciones de artistas armoriales contemporáneos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIntermidialidadeSuassuna, Ariano , 1927-2014Arte e literaturaArte moderna Séc XX Brasil, NordestePluralismo culturalPintura na literaturaMovimento Armorial (Arte brasileira)Criação (Literária, artística, etc)Ariano Suassunailuminogravurasmovimento armorialA arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_daniella_libanio.pdfapplication/pdf4632368https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UYL78/1/disserta__o_daniella_libanio.pdf47d25af363e3020e503399c5be2a5a7cMD51TEXTdisserta__o_daniella_libanio.pdf.txtdisserta__o_daniella_libanio.pdf.txtExtracted texttext/plain216504https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UYL78/2/disserta__o_daniella_libanio.pdf.txtd0a734321a2dc598047884040d95fd3fMD521843/ECAP-9UYL782019-11-14 14:09:48.428oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9UYL78Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:09:48Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
title A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
spellingShingle A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
Daniella Carneiro Libanio Rodrigues
Ariano Suassuna
iluminogravuras
movimento armorial
Intermidialidade
Suassuna, Ariano , 1927-2014
Arte e literatura
Arte moderna Séc XX Brasil, Nordeste
Pluralismo cultural
Pintura na literatura
Movimento Armorial (Arte brasileira)
Criação (Literária, artística, etc)
title_short A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
title_full A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
title_fullStr A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
title_full_unstemmed A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
title_sort A arte segundo Ariano Suassuna: a intermidialidade e a poética armorial
author Daniella Carneiro Libanio Rodrigues
author_facet Daniella Carneiro Libanio Rodrigues
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eliana Lourenco de Lima Reis
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Thais Flores Nogueira Diniz
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Newton de Souza Lima Júnior
dc.contributor.author.fl_str_mv Daniella Carneiro Libanio Rodrigues
contributor_str_mv Eliana Lourenco de Lima Reis
Thais Flores Nogueira Diniz
Carlos Newton de Souza Lima Júnior
dc.subject.por.fl_str_mv Ariano Suassuna
iluminogravuras
movimento armorial
topic Ariano Suassuna
iluminogravuras
movimento armorial
Intermidialidade
Suassuna, Ariano , 1927-2014
Arte e literatura
Arte moderna Séc XX Brasil, Nordeste
Pluralismo cultural
Pintura na literatura
Movimento Armorial (Arte brasileira)
Criação (Literária, artística, etc)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Intermidialidade
Suassuna, Ariano , 1927-2014
Arte e literatura
Arte moderna Séc XX Brasil, Nordeste
Pluralismo cultural
Pintura na literatura
Movimento Armorial (Arte brasileira)
Criação (Literária, artística, etc)
description Desde a primeira publicação oficial do Movimento Armorial, no programa do concerto "Três Séculos de Música Nordestina: do Barroco ao Armorial", em outubro de 1970, Ariano Suassuna deixa clara a diversidade das artes e mídias que iria compor o movimento e as inúmeras outras que serviriam como inspiração para os artistas armoriais, bem como a estreita inter-relação entre elas, que funcionaria como uma das bases do movimento. Esta inter-relação a que se refere Suassuna repercute de maneira contundente nas criações armoriais e, a nosso ver, se apresenta basicamente de duas formas: como recriação de modelos textuais, textos e mídias, e como estreita relação entre as mídias. Nesta pesquisa apresentamos e discutimos alguns exemplos dessas criações, com enfoque na obra artística de Ariano Suassuna, em especial nas iluminogravuras, bem como nas criações e recriações de artistas armoriais contemporâneos.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-03-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T17:17:17Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T17:17:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9UYL78
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UYL78/1/disserta__o_daniella_libanio.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9UYL78/2/disserta__o_daniella_libanio.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 47d25af363e3020e503399c5be2a5a7c
d0a734321a2dc598047884040d95fd3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589232910925824