Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Claudio Marques Martins NogueiraMaria Alice de Lima Gomes NogueiraWania Maria Guimaraes LacerdaThainara Cristina de Castro Ariovaldo2019-08-14T16:59:07Z2019-08-14T16:59:07Z2018-06-08http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4KPPVO objetivo geral dessa pesquisa foi investigar como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) interferiu na escolha pelos cursos superiores na Universidade Federal de Viçosa (UFV), examinando licenciaturas que tiveram maior aumento na relação candidato por vaga após a implementação desse novo mecanismo de seleção. Utilizando-se de referenciais da Sociologia do Ensino Superior, a hipótese era a de que o aumento da procura por estes cursos estivesse relacionado à forma como o Sisu funciona, ao estimular atitudes estratégicas por parte dos candidatos na escolha dos cursos. Ao disponibilizar mais informações atualizadas a respeito das notas de corte, esse modelo incentivaria a escolha por cursos ou instituições que, apesar de não corresponderem às preferências originais do sujeito, seriam aquelas em que teria mais chances de ser aprovado de acordo com seu desempenho no Enem. A fim de investigar esta hipótese, delimitamos duas estratégias metodológicas: a primeira diz respeito à análise de dados institucionais sobre o conjunto de estudantes matriculados em 2010, um ano antes da implementação do Sisu na instituição, e 2015, quando os estudantes que entraram via Sisu já tinham passado pelos dois anos iniciais dos cursos; a segunda se refere à análise de dados recolhidos por meio de aplicação de questionários aos estudantes que ingressaram em 2015 nas licenciaturas em que houve maior aumento da demanda por vagas após a adoção do Sisu. Os dados institucionais nos permitiram verificar as modificações ocorridas na demanda por todos os cursos, bem como nos percentuais de evasão. Essas informações fortaleceram nossa hipótese na medida em que observamos que os cursos que tiveram maior aumento na relação candidatos por vaga são justamente os mais acessíveis, com notas de corte mais baixas e com altos percentuais de evasão. Essa relação entre escolha estratégica inicial e evasão ficou mais clara com os dados do questionário que indicam que os estudantes que evadiram ou que pretendiam evadir realizaram suas escolhas de curso com pouca antecedência e que modificaram suas preferências em função da nota obtida no Enem. Assim, os dados indicam a influência do Sisu no aumento da demanda pelas licenciaturas na UFV, sendo o resultado de escolhas estratégicas e pragmáticas de acesso, às quais se segue, em muitos casos, a evasão. Os resultados coletados reforçam a constatação da Sociologia da Educação de que as desigualdades sociais e escolares continuam orientando as escolhas dos cursos superiores. Mesmo que o jogo do Sisu pareça oferecer oportunidades iguais a todos, as características familiares e escolares limitam ou expandem a forma de jogar dos estudantes.The general objective of this research was to investigate how the Unified Selection System (Sisu) interfered in the choice of higher courses at the Federal University of Viçosa (UFV), examining undergraduate degrees that had the highest increase in the ratio of candidate per vacancy after the implementation of this new mechanism of selection. Taking the references from the Sociology of Higher Education, the hypothesis was that the increase of the demand for these courses was related to the way of how Sisu works, by stimulating strategic attitudes by the candidates in choosing the courses. By providing more up-to-date information about the score notes, this model would encourage the choice of courses or institutions that, while not matching the candidates actual preferences, would have a better chance of being approved according to his performance at Enem. In order to investigate this hypothesis, we delimited two methodological strategies: the first one is related to the analysis of institutional data about students enrolled in 2010, one year before the implementation of Sisu in the institution, and in 2015, when the students that used Sisu had already studied the first two years of the courses, period when the data was collected; the second strategy refers to the analysis of data collected through the application of questionnaires to students who enrolled in the degree programs where there was an increase in the demand for places after the adoption of Sisu. The institutional data allowed us to verify the changes occurred in the demand for all the courses, and in the percentages of dropout as well. This information strengthened the hypothesis as we observed that the courses that had the highest increase in the ratio of candidates per vacancy are precisely the most accessible ones, with lower scores, but they are also courses with highest dropout rates. This relationship between initial strategic choice and evasion became clearer with the data that came from the questionnaire indicating that students who evaded or intended to evade made their course choices early on and modified their preferences according to the grade obtained on Enem. Thus, the data indicate the influence of Sisu in the increase of degrees demand in the UFV, being the result of strategic and pragmatic choices of access, which are followed in many cases by dropout. The results obtained reinforce the findings of the Sociology of Education that social inequalities continue to guide the choices of higher education. Even though the Sisu game seems to offer equal opportunities for all, family and school characteristics limit or expand the way students play.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEvasão escolarSociologia educacionalEducaçãoEnsino superior LicenciaturaLicenciaturaUniversidades e faculdades IngressoEnsino superior IngressoLicenciaturasEvasãoEscolha do curso superiorAcesso ao ensino superiorSistema de seleção unificadaO Sistema de Seleção Unificada e a escolha pelas licenciaturas na Universidade Federal de Viçosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___thainara_cristina_de_castro_ariovaldo.versaofinal.pdfapplication/pdf1865549https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4KPPV/1/disserta__o___thainara_cristina_de_castro_ariovaldo.versaofinal.pdfc17b5fb29b9637fae08a4f876e64d736MD51TEXTdisserta__o___thainara_cristina_de_castro_ariovaldo.versaofinal.pdf.txtdisserta__o___thainara_cristina_de_castro_ariovaldo.versaofinal.pdf.txtExtracted texttext/plain304569https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4KPPV/2/disserta__o___thainara_cristina_de_castro_ariovaldo.versaofinal.pdf.txtca461f5da654a4d7debcba6ebf52e387MD521843/BUOS-B4KPPV2019-11-14 13:39:54.202oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B4KPPVRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:39:54Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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