Qualidade de vida no trabalho e comprometimento organizacional no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Medrado Silva Moreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BDJJSB
Resumo: O objetivo desta pesquisa consiste em identificar o nível de qualidade de vida no trabalho e do comprometimento organizacional dos servidores públicos do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Compreende uma pesquisa de caráter descritivo, de natureza quantitativa e qualitativa que utiliza análise documental e método survey para coleta de dados. Foram aplicados 192 questionários, pessoalmente e via e-mail. Inicialmente, foram analisados os dados ausentes e dos valores extremos. Posteriormente, ocorreu a codificação das respostas e a tabulação dos dados. A análise dos dados descrita na primeira parte do questionário foi referente a questões pessoais e funcionais. A seguir, foram reproduzidos os indicadores de qualidade de vida no trabalho e comprometimento organizacional com suas respectivas médias e desvio padrão. Estes indicadores, de modo geral, apresentaram resultados negativos significantes, evidenciando a necessidade de osservidores públicos serem incentivados e motivados e sugerindo a criação de políticas de gestão mais flexíveis como forma de aumentar o comprometimento existente entre as diferentes gerações presentes no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as quais apresentam uma grande diversidade de comportamentos, anseios e aspirações. Através das gestões mais flexíveis buscam-se estruturas administrativas mais dinâmicas, flexíveis e diversificadas. É fundamental estimular a descentralização da gestão de pessoal, desenvolver a mobilidade do pessoal, a implementação de políticas de flexibilidade, relativas ao recrutamento e à remuneração de especialistas. Os resultados deste estudo ainda revelam a importância da aplicação de programas de qualidade e produtividade, treinamentos formais e modernização do serviço público. Investir em treinamento aperfeiçoa seus servidores, além de estar em constante crescimento com o avanço das novas tecnologias, melhorando o relacionamento interno e externo, estimulando o interesse do servidor atrabalhar em equipe e para enfrentar novos desafios.
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