Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_ffdf106cd0caa479a2aab992523ec07b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPRKL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Anderson RibeiroJoao Renato Souza Cintra2019-08-10T04:03:25Z2019-08-10T04:03:25Z2013-11-30http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZPRKLO Projeto Político Pedagógico tem se mostrado um documento orientador do trabalho na escola, na busca por uma qualidade do ensino/aprendizagem. Todavia, o sucesso está vinculado à gestão democrática, onde a participação coletiva para sua construção, execução e avaliação são essenciais. Este trabalho teve como objetivo principal, refletir sobre a gestão democrática na elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico da atual administração da Escola Municipal Despertar o Saber, localizada no município de Divinópolis, MG. Desenvolveu-se a reflexão apresentada com base em uma pesquisa bibliográfica e na legislação pertinente. Diante do Projeto Político Pedagógico proposto da referida escola, percebe-se que, muitas vezes, não são desenvolvidos processos democráticos, no que diz respeito à sua elaboração, realização e avaliação, principalmente no que se refere à participação extra-escolar, dificultando a concretização de uma gestão democrática participativa. Cabe ressaltar a necessidade de que todos envolvidos estejam conscientes como cidadãos, para que assim, a democracia seja exercida. É preciso que se edifiquem os espaços para o diálogo, onde todos devem se comprometer, promovendo, desta forma, um trabalho coletivo, onde a qualidade do ensino/aprendizagem é o propósito fundamental.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPlanejamento educacionalEscolas Organização e administraçãoParticipação coletivaEnsino/aprendizagem de qualidadeGestão democrática da educaçãoProjeto Político Pedagógico: reflexões e desafios da gestão democráticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjoao_renato.pdfapplication/pdf877909https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPRKL/1/joao_renato.pdfaf9236bc93b39d67c48d692888e2103cMD51TEXTjoao_renato.pdf.txtjoao_renato.pdf.txtExtracted texttext/plain87485https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9ZPRKL/2/joao_renato.pdf.txt1d2132790b29c0c6b0051d86ba17b4deMD521843/BUBD-9ZPRKL2019-11-14 10:42:26.335oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9ZPRKLRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:42:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547623365214208