Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461 |
Resumo: | Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento das publicações que abordam a temática Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Química em quatro bases de dados: Periódicos CAPES, Biblioteca Científica Online - SciELO, Redalyc (biblioteca digital de acesso aberto online) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e, sobretudo, quais os tipos de abordagens para as QSC. Trata-se de uma pesquisa que se aproxima do estado do conhecimento, e como objeto de estudo contou com 15 textos selecionados para uma análise aprofundada sobre as QSC. Ao analisar os dados obtidos ficou evidente que as QSC no Ensino de Química é uma temática relativamente nova e que ainda existem muitos limites e desafios para se trabalhar com as QSC. Entretanto, observou-se que essa abordagem favorece o diálogo, a argumentação, o desenvolvimento do pensamento crítico, e este leva ao desenvolvimento do conhecimento científico, além de favorecer a formação para a cidadania voltada para questões éticas, morais, econômicas, ambientais e proporciona o ensino contextualizado com a realidade do estudante. |
id |
UFMS-2_10c807ca8e8ebb7719fea36e92340983 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/16461 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTDEste artigo teve como objetivo realizar um levantamento das publicações que abordam a temática Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Química em quatro bases de dados: Periódicos CAPES, Biblioteca Científica Online - SciELO, Redalyc (biblioteca digital de acesso aberto online) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e, sobretudo, quais os tipos de abordagens para as QSC. Trata-se de uma pesquisa que se aproxima do estado do conhecimento, e como objeto de estudo contou com 15 textos selecionados para uma análise aprofundada sobre as QSC. Ao analisar os dados obtidos ficou evidente que as QSC no Ensino de Química é uma temática relativamente nova e que ainda existem muitos limites e desafios para se trabalhar com as QSC. Entretanto, observou-se que essa abordagem favorece o diálogo, a argumentação, o desenvolvimento do pensamento crítico, e este leva ao desenvolvimento do conhecimento científico, além de favorecer a formação para a cidadania voltada para questões éticas, morais, econômicas, ambientais e proporciona o ensino contextualizado com a realidade do estudante.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1646110.55028/pdres.v10i23.16461Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 375-3932358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461/12360Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Andrade Borges, JéssicaTasinaffo Alves, Ana Cláudia2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/16461Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD |
title |
Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD |
spellingShingle |
Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD de Oliveira Andrade Borges, Jéssica |
title_short |
Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD |
title_full |
Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD |
title_fullStr |
Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD |
title_full_unstemmed |
Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD |
title_sort |
Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD |
author |
de Oliveira Andrade Borges, Jéssica |
author_facet |
de Oliveira Andrade Borges, Jéssica Tasinaffo Alves, Ana Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Tasinaffo Alves, Ana Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Andrade Borges, Jéssica Tasinaffo Alves, Ana Cláudia |
description |
Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento das publicações que abordam a temática Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Química em quatro bases de dados: Periódicos CAPES, Biblioteca Científica Online - SciELO, Redalyc (biblioteca digital de acesso aberto online) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e, sobretudo, quais os tipos de abordagens para as QSC. Trata-se de uma pesquisa que se aproxima do estado do conhecimento, e como objeto de estudo contou com 15 textos selecionados para uma análise aprofundada sobre as QSC. Ao analisar os dados obtidos ficou evidente que as QSC no Ensino de Química é uma temática relativamente nova e que ainda existem muitos limites e desafios para se trabalhar com as QSC. Entretanto, observou-se que essa abordagem favorece o diálogo, a argumentação, o desenvolvimento do pensamento crítico, e este leva ao desenvolvimento do conhecimento científico, além de favorecer a formação para a cidadania voltada para questões éticas, morais, econômicas, ambientais e proporciona o ensino contextualizado com a realidade do estudante. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461 10.55028/pdres.v10i23.16461 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i23.16461 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461/12360 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 375-393 2358-1840 10.55028/pdres.v10i22 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1788989998352039936 |