Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Andrade Borges, Jéssica
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Tasinaffo Alves, Ana Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461
Resumo: Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento das publicações que abordam a temática Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Química em quatro bases de dados: Periódicos CAPES, Biblioteca Científica Online - SciELO, Redalyc (biblioteca digital de acesso aberto online) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e, sobretudo, quais os tipos de abordagens para as QSC. Trata-se de uma pesquisa que se aproxima do estado do conhecimento, e como objeto de estudo contou com 15 textos selecionados para uma análise aprofundada sobre as QSC. Ao analisar os dados obtidos ficou evidente que as QSC no Ensino de Química é uma temática relativamente nova e que ainda existem muitos limites e desafios para se trabalhar com as QSC. Entretanto, observou-se que essa abordagem favorece o diálogo, a argumentação, o desenvolvimento do pensamento crítico, e este leva ao desenvolvimento do conhecimento científico, além de favorecer a formação para a cidadania voltada para questões éticas, morais, econômicas, ambientais e proporciona o ensino contextualizado com a realidade do estudante.
id UFMS-2_10c807ca8e8ebb7719fea36e92340983
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/16461
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTDEste artigo teve como objetivo realizar um levantamento das publicações que abordam a temática Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Química em quatro bases de dados: Periódicos CAPES, Biblioteca Científica Online - SciELO, Redalyc (biblioteca digital de acesso aberto online) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e, sobretudo, quais os tipos de abordagens para as QSC. Trata-se de uma pesquisa que se aproxima do estado do conhecimento, e como objeto de estudo contou com 15 textos selecionados para uma análise aprofundada sobre as QSC. Ao analisar os dados obtidos ficou evidente que as QSC no Ensino de Química é uma temática relativamente nova e que ainda existem muitos limites e desafios para se trabalhar com as QSC. Entretanto, observou-se que essa abordagem favorece o diálogo, a argumentação, o desenvolvimento do pensamento crítico, e este leva ao desenvolvimento do conhecimento científico, além de favorecer a formação para a cidadania voltada para questões éticas, morais, econômicas, ambientais e proporciona o ensino contextualizado com a realidade do estudante.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1646110.55028/pdres.v10i23.16461Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 375-3932358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461/12360Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Andrade Borges, JéssicaTasinaffo Alves, Ana Cláudia2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/16461Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD
title Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD
spellingShingle Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD
de Oliveira Andrade Borges, Jéssica
title_short Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD
title_full Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD
title_fullStr Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD
title_full_unstemmed Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD
title_sort Questões sociocientíficas no ensino de química: um levantamento nos periódicos CAPES, SCIELO, REDALYC E BDTD
author de Oliveira Andrade Borges, Jéssica
author_facet de Oliveira Andrade Borges, Jéssica
Tasinaffo Alves, Ana Cláudia
author_role author
author2 Tasinaffo Alves, Ana Cláudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Andrade Borges, Jéssica
Tasinaffo Alves, Ana Cláudia
description Este artigo teve como objetivo realizar um levantamento das publicações que abordam a temática Questões Sociocientíficas (QSC) no Ensino de Química em quatro bases de dados: Periódicos CAPES, Biblioteca Científica Online - SciELO, Redalyc (biblioteca digital de acesso aberto online) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e, sobretudo, quais os tipos de abordagens para as QSC. Trata-se de uma pesquisa que se aproxima do estado do conhecimento, e como objeto de estudo contou com 15 textos selecionados para uma análise aprofundada sobre as QSC. Ao analisar os dados obtidos ficou evidente que as QSC no Ensino de Química é uma temática relativamente nova e que ainda existem muitos limites e desafios para se trabalhar com as QSC. Entretanto, observou-se que essa abordagem favorece o diálogo, a argumentação, o desenvolvimento do pensamento crítico, e este leva ao desenvolvimento do conhecimento científico, além de favorecer a formação para a cidadania voltada para questões éticas, morais, econômicas, ambientais e proporciona o ensino contextualizado com a realidade do estudante.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461
10.55028/pdres.v10i23.16461
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i23.16461
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16461/12360
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 375-393
2358-1840
10.55028/pdres.v10i22
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1788989998352039936