Percepção dos discentes sobre as modalidades de ensino em uma instituição de educação superior brasileira
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18245 |
Resumo: | Com o surgimento do surto de Covid-19, em 2020, as Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram que tomar medidas rápidas para que pudessem continuar ativas. Neste novo cenário, os docentes tiveram que aprender novas ferramentas para ministrar suas disciplinas online, e os discentes tiveram que se adaptar nesta nova forma de aprender. Dentro dessa realidade, a metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo identificar as principais vantagens e desvantagens das modalidades de ensino presencial, remoto e híbrido. Também é considerada uma pesquisa de campo, pois analisou a percepção de 61 discentes de uma IES brasileira sobre as principais vantagens e desvantagens dessas três modalidades. Como resultado, verifica-se que muitas desvantagens apresentadas no ensino presencial correspondem exatamente aos aspectos positivos do ensino remoto, como, por exemplo, no remoto existe a flexibilidade de tempo e horário e a gravação das aulas, o que não ocorre no presencial. Além disso, o ensino híbrido, que combina os benefícios dos ensinos presencial e remoto, pode ser considerado uma nova modalidade para ser adotada no futuro. Espera-se que este estudo possa contribuir com soluções para as desvantagens apresentadas em cada uma das três modalidades de ensino, visando aprimorar todo o processo de ensino-aprendizagem. |
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Percepção dos discentes sobre as modalidades de ensino em uma instituição de educação superior brasileiraCom o surgimento do surto de Covid-19, em 2020, as Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram que tomar medidas rápidas para que pudessem continuar ativas. Neste novo cenário, os docentes tiveram que aprender novas ferramentas para ministrar suas disciplinas online, e os discentes tiveram que se adaptar nesta nova forma de aprender. Dentro dessa realidade, a metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo identificar as principais vantagens e desvantagens das modalidades de ensino presencial, remoto e híbrido. Também é considerada uma pesquisa de campo, pois analisou a percepção de 61 discentes de uma IES brasileira sobre as principais vantagens e desvantagens dessas três modalidades. Como resultado, verifica-se que muitas desvantagens apresentadas no ensino presencial correspondem exatamente aos aspectos positivos do ensino remoto, como, por exemplo, no remoto existe a flexibilidade de tempo e horário e a gravação das aulas, o que não ocorre no presencial. Além disso, o ensino híbrido, que combina os benefícios dos ensinos presencial e remoto, pode ser considerado uma nova modalidade para ser adotada no futuro. Espera-se que este estudo possa contribuir com soluções para as desvantagens apresentadas em cada uma das três modalidades de ensino, visando aprimorar todo o processo de ensino-aprendizagem. Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1824510.55028/pdres.v10i25.18245Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 242-2662358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18245/13307Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSiqueira de Oliveira, Karla Picinini Méxas, Mirian Meirelles Drumond, Geisa2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/18245Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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Com o surgimento do surto de Covid-19, em 2020, as Instituições de Ensino Superior (IES) tiveram que tomar medidas rápidas para que pudessem continuar ativas. Neste novo cenário, os docentes tiveram que aprender novas ferramentas para ministrar suas disciplinas online, e os discentes tiveram que se adaptar nesta nova forma de aprender. Dentro dessa realidade, a metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo identificar as principais vantagens e desvantagens das modalidades de ensino presencial, remoto e híbrido. Também é considerada uma pesquisa de campo, pois analisou a percepção de 61 discentes de uma IES brasileira sobre as principais vantagens e desvantagens dessas três modalidades. Como resultado, verifica-se que muitas desvantagens apresentadas no ensino presencial correspondem exatamente aos aspectos positivos do ensino remoto, como, por exemplo, no remoto existe a flexibilidade de tempo e horário e a gravação das aulas, o que não ocorre no presencial. Além disso, o ensino híbrido, que combina os benefícios dos ensinos presencial e remoto, pode ser considerado uma nova modalidade para ser adotada no futuro. Espera-se que este estudo possa contribuir com soluções para as desvantagens apresentadas em cada uma das três modalidades de ensino, visando aprimorar todo o processo de ensino-aprendizagem. |
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