O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mezzari Lopes, Natalina Francisca
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ribeiro, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099
Resumo: Este artigo tem como finalidade discorrer sobre o sentido da organização e administração para Lourenço Filho, no contexto das influências da administração científica, ancoradas nas décadas de1920 a1940. Pautado em pesquisa documental e bibliográfica, recuperamos o pensamento desse educador e administrador da educação e da escola, no Movimento de Renovação Educacional, que marcaram a História da Educação brasileira. A intenção é de compreender como tais ações ajudaram historicamente a produzir os conceitos de organização e administração da escola. A temática traz elementos da história da organização da educação nacional, relacionando-os com o problema de inserção da administração científica na escola, o que contribui para pensar a gestão da educação e da escola pública no momento atual.
id UFMS-2_1e4dd14056753d0f216995778f2f02c6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9099
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científicaOrganização da escola. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Diretor Escolar.Este artigo tem como finalidade discorrer sobre o sentido da organização e administração para Lourenço Filho, no contexto das influências da administração científica, ancoradas nas décadas de1920 a1940. Pautado em pesquisa documental e bibliográfica, recuperamos o pensamento desse educador e administrador da educação e da escola, no Movimento de Renovação Educacional, que marcaram a História da Educação brasileira. A intenção é de compreender como tais ações ajudaram historicamente a produzir os conceitos de organização e administração da escola. A temática traz elementos da história da organização da educação nacional, relacionando-os com o problema de inserção da administração científica na escola, o que contribui para pensar a gestão da educação e da escola pública no momento atual.Editora UFMS2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 167-1842358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099/6889Mezzari Lopes, Natalina FranciscaRibeiro, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-05T06:43:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/9099Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2021-01-05T06:43:16Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica
title O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica
spellingShingle O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica
Mezzari Lopes, Natalina Francisca
Organização da escola. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Diretor Escolar.
title_short O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica
title_full O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica
title_fullStr O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica
title_full_unstemmed O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica
title_sort O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica
author Mezzari Lopes, Natalina Francisca
author_facet Mezzari Lopes, Natalina Francisca
Ribeiro, Ricardo
author_role author
author2 Ribeiro, Ricardo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mezzari Lopes, Natalina Francisca
Ribeiro, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Organização da escola. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Diretor Escolar.
topic Organização da escola. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Diretor Escolar.
description Este artigo tem como finalidade discorrer sobre o sentido da organização e administração para Lourenço Filho, no contexto das influências da administração científica, ancoradas nas décadas de1920 a1940. Pautado em pesquisa documental e bibliográfica, recuperamos o pensamento desse educador e administrador da educação e da escola, no Movimento de Renovação Educacional, que marcaram a História da Educação brasileira. A intenção é de compreender como tais ações ajudaram historicamente a produzir os conceitos de organização e administração da escola. A temática traz elementos da história da organização da educação nacional, relacionando-os com o problema de inserção da administração científica na escola, o que contribui para pensar a gestão da educação e da escola pública no momento atual.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099/6889
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 167-184
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246376763392