O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade discorrer sobre o sentido da organização e administração para Lourenço Filho, no contexto das influências da administração científica, ancoradas nas décadas de1920 a1940. Pautado em pesquisa documental e bibliográfica, recuperamos o pensamento desse educador e administrador da educação e da escola, no Movimento de Renovação Educacional, que marcaram a História da Educação brasileira. A intenção é de compreender como tais ações ajudaram historicamente a produzir os conceitos de organização e administração da escola. A temática traz elementos da história da organização da educação nacional, relacionando-os com o problema de inserção da administração científica na escola, o que contribui para pensar a gestão da educação e da escola pública no momento atual. |
id |
UFMS-2_1e4dd14056753d0f216995778f2f02c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9099 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científicaOrganização da escola. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Diretor Escolar.Este artigo tem como finalidade discorrer sobre o sentido da organização e administração para Lourenço Filho, no contexto das influências da administração científica, ancoradas nas décadas de1920 a1940. Pautado em pesquisa documental e bibliográfica, recuperamos o pensamento desse educador e administrador da educação e da escola, no Movimento de Renovação Educacional, que marcaram a História da Educação brasileira. A intenção é de compreender como tais ações ajudaram historicamente a produzir os conceitos de organização e administração da escola. A temática traz elementos da história da organização da educação nacional, relacionando-os com o problema de inserção da administração científica na escola, o que contribui para pensar a gestão da educação e da escola pública no momento atual.Editora UFMS2019-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 167-1842358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099/6889Mezzari Lopes, Natalina FranciscaRibeiro, Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-05T06:43:16Zoai:periodicos.ufms.br:article/9099Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2021-01-05T06:43:16Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica |
title |
O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica |
spellingShingle |
O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica Mezzari Lopes, Natalina Francisca Organização da escola. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Diretor Escolar. |
title_short |
O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica |
title_full |
O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica |
title_fullStr |
O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica |
title_full_unstemmed |
O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica |
title_sort |
O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica |
author |
Mezzari Lopes, Natalina Francisca |
author_facet |
Mezzari Lopes, Natalina Francisca Ribeiro, Ricardo |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Ricardo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mezzari Lopes, Natalina Francisca Ribeiro, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Organização da escola. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Diretor Escolar. |
topic |
Organização da escola. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Diretor Escolar. |
description |
Este artigo tem como finalidade discorrer sobre o sentido da organização e administração para Lourenço Filho, no contexto das influências da administração científica, ancoradas nas décadas de1920 a1940. Pautado em pesquisa documental e bibliográfica, recuperamos o pensamento desse educador e administrador da educação e da escola, no Movimento de Renovação Educacional, que marcaram a História da Educação brasileira. A intenção é de compreender como tais ações ajudaram historicamente a produzir os conceitos de organização e administração da escola. A temática traz elementos da história da organização da educação nacional, relacionando-os com o problema de inserção da administração científica na escola, o que contribui para pensar a gestão da educação e da escola pública no momento atual. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099/6889 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 12 (2019): Edição Especial - XI Jornada Nacional de Educação da UFMS/Naviraí; 167-184 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246376763392 |