A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17 |
Resumo: | A diversidade cultural está presente em vários espaços da sociedade brasileira, principalmente na escola, onde aflora com mais intensidade as diferenças sociais e culturais, que são produzidas pelas as representações sociais dos docentes e discentes. Tais questões não têm sido tratadas com o devido respaldo pedagógico no currículo escolar, uma vez que este se esquiva em não abordar as problematizações das diferenças sociais e culturais, assim procura-se apenas ater aos aspectos econômicos e politicas, elementos que estão voltados à cultura burguesa, ou seja, vinculados a produzir conhecimentos cristalizantes da classe dominante. Neste contexto histórico esses conhecimentos são a negação da diversidade social e racial de valores culturais. Temos a presença dos parâmetros curriculares nacionais, que não são regras, porém, de forma irônica trazem em seu bojo uma discussão ampla sobre a diversidade cultural. Ou melhor, instiga a discutir e refletir as culturas indígenas, culturas africanas e afro-brasileiras, entretanto, isso é restringido pelo currículo escolar tradicional e conservador. Em pleno século XXI, não é possível aceitar tal negação de valores e práticas sociais, no contexto educacional. Contudo, refletir e debater a diversidade cultural e o currículo escolar é de alguma forma possibilitar a revitalização da identidade, das relações étnico-raciais, da autoimagem e autoestima, o prestígio social e histórico dos discentes afro-brasileiros. Logo, este artigo a diversidade cultural e currículo escolar: a ressignificação das relações étnico-raciais é pertinente, pois, acredita que escola é um espaço pertinente para debater, refletir e se possível elencar sugestões como: de convívio saudável, de respeito mútuo, solidariedade e de cultura de paz, uma vez, que escola é um “território” de relações de poderes e de representações sociais. Sem dúvida, a escola pode contribuir muito para essa tarefa. |
id |
UFMS-2_1f17434db7327fc74681752aaad21f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISA diversidade cultural está presente em vários espaços da sociedade brasileira, principalmente na escola, onde aflora com mais intensidade as diferenças sociais e culturais, que são produzidas pelas as representações sociais dos docentes e discentes. Tais questões não têm sido tratadas com o devido respaldo pedagógico no currículo escolar, uma vez que este se esquiva em não abordar as problematizações das diferenças sociais e culturais, assim procura-se apenas ater aos aspectos econômicos e politicas, elementos que estão voltados à cultura burguesa, ou seja, vinculados a produzir conhecimentos cristalizantes da classe dominante. Neste contexto histórico esses conhecimentos são a negação da diversidade social e racial de valores culturais. Temos a presença dos parâmetros curriculares nacionais, que não são regras, porém, de forma irônica trazem em seu bojo uma discussão ampla sobre a diversidade cultural. Ou melhor, instiga a discutir e refletir as culturas indígenas, culturas africanas e afro-brasileiras, entretanto, isso é restringido pelo currículo escolar tradicional e conservador. Em pleno século XXI, não é possível aceitar tal negação de valores e práticas sociais, no contexto educacional. Contudo, refletir e debater a diversidade cultural e o currículo escolar é de alguma forma possibilitar a revitalização da identidade, das relações étnico-raciais, da autoimagem e autoestima, o prestígio social e histórico dos discentes afro-brasileiros. Logo, este artigo a diversidade cultural e currículo escolar: a ressignificação das relações étnico-raciais é pertinente, pois, acredita que escola é um espaço pertinente para debater, refletir e se possível elencar sugestões como: de convívio saudável, de respeito mútuo, solidariedade e de cultura de paz, uma vez, que escola é um “território” de relações de poderes e de representações sociais. Sem dúvida, a escola pode contribuir muito para essa tarefa.Editora UFMS2014-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 1 (2014); 55-632358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17/6Pereira, Gilmar Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:41:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/17Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:41:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title |
A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
spellingShingle |
A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pereira, Gilmar Ribeiro |
title_short |
A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title_full |
A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title_fullStr |
A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title_full_unstemmed |
A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
title_sort |
A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS |
author |
Pereira, Gilmar Ribeiro |
author_facet |
Pereira, Gilmar Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Gilmar Ribeiro |
description |
A diversidade cultural está presente em vários espaços da sociedade brasileira, principalmente na escola, onde aflora com mais intensidade as diferenças sociais e culturais, que são produzidas pelas as representações sociais dos docentes e discentes. Tais questões não têm sido tratadas com o devido respaldo pedagógico no currículo escolar, uma vez que este se esquiva em não abordar as problematizações das diferenças sociais e culturais, assim procura-se apenas ater aos aspectos econômicos e politicas, elementos que estão voltados à cultura burguesa, ou seja, vinculados a produzir conhecimentos cristalizantes da classe dominante. Neste contexto histórico esses conhecimentos são a negação da diversidade social e racial de valores culturais. Temos a presença dos parâmetros curriculares nacionais, que não são regras, porém, de forma irônica trazem em seu bojo uma discussão ampla sobre a diversidade cultural. Ou melhor, instiga a discutir e refletir as culturas indígenas, culturas africanas e afro-brasileiras, entretanto, isso é restringido pelo currículo escolar tradicional e conservador. Em pleno século XXI, não é possível aceitar tal negação de valores e práticas sociais, no contexto educacional. Contudo, refletir e debater a diversidade cultural e o currículo escolar é de alguma forma possibilitar a revitalização da identidade, das relações étnico-raciais, da autoimagem e autoestima, o prestígio social e histórico dos discentes afro-brasileiros. Logo, este artigo a diversidade cultural e currículo escolar: a ressignificação das relações étnico-raciais é pertinente, pois, acredita que escola é um espaço pertinente para debater, refletir e se possível elencar sugestões como: de convívio saudável, de respeito mútuo, solidariedade e de cultura de paz, uma vez, que escola é um “território” de relações de poderes e de representações sociais. Sem dúvida, a escola pode contribuir muito para essa tarefa. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-06-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17/6 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 1 (2014); 55-63 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245916438528 |