A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Gilmar Ribeiro
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17
Resumo: A diversidade cultural está presente em vários espaços da sociedade brasileira, principalmente na escola, onde aflora com mais intensidade as diferenças sociais e culturais, que são produzidas pelas as representações sociais dos docentes e discentes. Tais questões não têm sido tratadas com o devido respaldo pedagógico no currículo escolar, uma vez que este se esquiva em não abordar as problematizações das diferenças sociais e culturais, assim procura-se apenas ater aos aspectos econômicos e politicas, elementos que estão voltados à cultura burguesa, ou seja, vinculados a produzir conhecimentos cristalizantes da classe dominante. Neste contexto histórico esses conhecimentos são a negação da diversidade social e racial de valores culturais. Temos a presença dos parâmetros curriculares nacionais, que não são regras, porém, de forma irônica trazem em seu bojo uma discussão ampla sobre a diversidade cultural. Ou melhor, instiga a discutir e refletir as culturas indígenas, culturas africanas e afro-brasileiras, entretanto, isso é restringido pelo currículo escolar tradicional e conservador. Em pleno século XXI, não é possível aceitar tal negação de valores e práticas sociais, no contexto educacional. Contudo, refletir e debater a diversidade cultural e o currículo escolar é de alguma forma possibilitar a revitalização da identidade, das relações étnico-raciais, da autoimagem e autoestima, o prestígio social e histórico dos discentes afro-brasileiros. Logo, este artigo a diversidade cultural e currículo escolar: a ressignificação das relações étnico-raciais é pertinente, pois, acredita que escola é um espaço pertinente para debater, refletir e se possível elencar sugestões como: de convívio saudável, de respeito mútuo, solidariedade e de cultura de paz, uma vez, que escola é um “território” de relações de poderes e de representações sociais. Sem dúvida, a escola pode contribuir muito para essa tarefa.
id UFMS-2_1f17434db7327fc74681752aaad21f77
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/17
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAISA diversidade cultural está presente em vários espaços da sociedade brasileira, principalmente na escola, onde aflora com mais intensidade as diferenças sociais e culturais, que são produzidas pelas as representações sociais dos docentes e discentes. Tais questões não têm sido tratadas com o devido respaldo pedagógico no currículo escolar, uma vez que este se esquiva em não abordar as problematizações das diferenças sociais e culturais, assim procura-se apenas ater aos aspectos econômicos e politicas, elementos que estão voltados à cultura burguesa, ou seja, vinculados a produzir conhecimentos cristalizantes da classe dominante. Neste contexto histórico esses conhecimentos são a negação da diversidade social e racial de valores culturais. Temos a presença dos parâmetros curriculares nacionais, que não são regras, porém, de forma irônica trazem em seu bojo uma discussão ampla sobre a diversidade cultural. Ou melhor, instiga a discutir e refletir as culturas indígenas, culturas africanas e afro-brasileiras, entretanto, isso é restringido pelo currículo escolar tradicional e conservador. Em pleno século XXI, não é possível aceitar tal negação de valores e práticas sociais, no contexto educacional. Contudo, refletir e debater a diversidade cultural e o currículo escolar é de alguma forma possibilitar a revitalização da identidade, das relações étnico-raciais, da autoimagem e autoestima, o prestígio social e histórico dos discentes afro-brasileiros. Logo, este artigo a diversidade cultural e currículo escolar: a ressignificação das relações étnico-raciais é pertinente, pois, acredita que escola é um espaço pertinente para debater, refletir e se possível elencar sugestões como: de convívio saudável, de respeito mútuo, solidariedade e de cultura de paz, uma vez, que escola é um “território” de relações de poderes e de representações sociais. Sem dúvida, a escola pode contribuir muito para essa tarefa.Editora UFMS2014-06-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 1 (2014); 55-632358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17/6Pereira, Gilmar Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:41:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/17Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:41:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
title A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
spellingShingle A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Pereira, Gilmar Ribeiro
title_short A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
title_full A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
title_fullStr A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
title_full_unstemmed A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
title_sort A DIVERSIDADE CULTURAL E O CURRÍCULO ESCOLAR: A RESSIGNIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
author Pereira, Gilmar Ribeiro
author_facet Pereira, Gilmar Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Gilmar Ribeiro
description A diversidade cultural está presente em vários espaços da sociedade brasileira, principalmente na escola, onde aflora com mais intensidade as diferenças sociais e culturais, que são produzidas pelas as representações sociais dos docentes e discentes. Tais questões não têm sido tratadas com o devido respaldo pedagógico no currículo escolar, uma vez que este se esquiva em não abordar as problematizações das diferenças sociais e culturais, assim procura-se apenas ater aos aspectos econômicos e politicas, elementos que estão voltados à cultura burguesa, ou seja, vinculados a produzir conhecimentos cristalizantes da classe dominante. Neste contexto histórico esses conhecimentos são a negação da diversidade social e racial de valores culturais. Temos a presença dos parâmetros curriculares nacionais, que não são regras, porém, de forma irônica trazem em seu bojo uma discussão ampla sobre a diversidade cultural. Ou melhor, instiga a discutir e refletir as culturas indígenas, culturas africanas e afro-brasileiras, entretanto, isso é restringido pelo currículo escolar tradicional e conservador. Em pleno século XXI, não é possível aceitar tal negação de valores e práticas sociais, no contexto educacional. Contudo, refletir e debater a diversidade cultural e o currículo escolar é de alguma forma possibilitar a revitalização da identidade, das relações étnico-raciais, da autoimagem e autoestima, o prestígio social e histórico dos discentes afro-brasileiros. Logo, este artigo a diversidade cultural e currículo escolar: a ressignificação das relações étnico-raciais é pertinente, pois, acredita que escola é um espaço pertinente para debater, refletir e se possível elencar sugestões como: de convívio saudável, de respeito mútuo, solidariedade e de cultura de paz, uma vez, que escola é um “território” de relações de poderes e de representações sociais. Sem dúvida, a escola pode contribuir muito para essa tarefa.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17/6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 1 n. 1 (2014); 55-63
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245916438528