Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Fabiane
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva-Ferreira, Thais da, Ogassavara, Dante, Ferreira-Costa, Jeniffer, Montiel, José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16397
Resumo: A constituição do sujeito em sociedade perpassa o seio familiar e o microssistema escolar. Para alunos imigrantes há uma maior demanda em lidar com os valores culturais e sociais de sua estirpe e do país onde estão inseridos. As microagressões são violências sutis e implícitas, envolvidas na interação entre grupos com desequilíbrios de poder, como é o caso entre nativos, imigrantes e seus filhos. O presente ensaio versa sobre o contexto escolar de crianças imigrantes e/ou descendentes de imigrantes no tocante a microagressões a partir da análise de inferências disponíveis literatura científica. Foi possível discorrer sobre as implicações que as microagressões podem causar nas crianças imigrantes e descendentes destes, perpassando implicações no desenvolvimento social e acadêmico. Conclui-se que há a necessidade de atenção voltada para as microagressões contra esse grupo no contexto escolar, levando em consideração a sutileza dessa violência e a heterogeneidade da população imigrante.
id UFMS-2_214846b4b3978b232ff53edcbe2c324b
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/16397
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantesA constituição do sujeito em sociedade perpassa o seio familiar e o microssistema escolar. Para alunos imigrantes há uma maior demanda em lidar com os valores culturais e sociais de sua estirpe e do país onde estão inseridos. As microagressões são violências sutis e implícitas, envolvidas na interação entre grupos com desequilíbrios de poder, como é o caso entre nativos, imigrantes e seus filhos. O presente ensaio versa sobre o contexto escolar de crianças imigrantes e/ou descendentes de imigrantes no tocante a microagressões a partir da análise de inferências disponíveis literatura científica. Foi possível discorrer sobre as implicações que as microagressões podem causar nas crianças imigrantes e descendentes destes, perpassando implicações no desenvolvimento social e acadêmico. Conclui-se que há a necessidade de atenção voltada para as microagressões contra esse grupo no contexto escolar, levando em consideração a sutileza dessa violência e a heterogeneidade da população imigrante.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1639710.55028/pdres.v10i22.16397Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 417-4272358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16397/12362Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, FabianeSilva-Ferreira, Thais da Ogassavara, DanteFerreira-Costa, JenifferMontiel, José Maria2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/16397Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes
title Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes
spellingShingle Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes
Almeida, Fabiane
title_short Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes
title_full Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes
title_fullStr Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes
title_full_unstemmed Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes
title_sort Microagressões no contexto escolar em estudantes imigrantes e descendentes de imigrantes
author Almeida, Fabiane
author_facet Almeida, Fabiane
Silva-Ferreira, Thais da
Ogassavara, Dante
Ferreira-Costa, Jeniffer
Montiel, José Maria
author_role author
author2 Silva-Ferreira, Thais da
Ogassavara, Dante
Ferreira-Costa, Jeniffer
Montiel, José Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Fabiane
Silva-Ferreira, Thais da
Ogassavara, Dante
Ferreira-Costa, Jeniffer
Montiel, José Maria
description A constituição do sujeito em sociedade perpassa o seio familiar e o microssistema escolar. Para alunos imigrantes há uma maior demanda em lidar com os valores culturais e sociais de sua estirpe e do país onde estão inseridos. As microagressões são violências sutis e implícitas, envolvidas na interação entre grupos com desequilíbrios de poder, como é o caso entre nativos, imigrantes e seus filhos. O presente ensaio versa sobre o contexto escolar de crianças imigrantes e/ou descendentes de imigrantes no tocante a microagressões a partir da análise de inferências disponíveis literatura científica. Foi possível discorrer sobre as implicações que as microagressões podem causar nas crianças imigrantes e descendentes destes, perpassando implicações no desenvolvimento social e acadêmico. Conclui-se que há a necessidade de atenção voltada para as microagressões contra esse grupo no contexto escolar, levando em consideração a sutileza dessa violência e a heterogeneidade da população imigrante.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16397
10.55028/pdres.v10i22.16397
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16397
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i22.16397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/16397/12362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 417-427
2358-1840
10.55028/pdres.v10i22
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247417999360