Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Dias Paiva, Euda Marcia, Corredato Periotto , Tânia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753
Resumo: Ao se pensar em um leitor proficiente remete-se a indivíduos que processam não somente o que é dado no texto, sobretudo em suas entrelinhas. Assim, adquire-se a proficiência a partir do acionamento dos conhecimentos prévios que se referem ao contexto em questão, deduções, suposições e antecipações do que o texto abordará. Ocorre que em muitas realidades escolares este processo não acontece de modo efetivo, o que não contribui para a integral formação do leitor proficiente. Assim, este estudo objetiva analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para que um leitor primário se torne um leitor proficiente ao final do ensino fundamental. Para tanto realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagens quali-quantitativa, por estudo caso único. Os resultados apontaram que o maior problema da dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita é a falta de pré-requisitos. Esta constatação foi confirmada pelo estudo de caso, com aplicação de entrevistas nos professores de língua portuguesa na unidade escolar, em que foi possível saber ao certo, como isso se dá na prática. Deste modo, como sugestão foi recomendado o emprego da Plataforma Devolutivas Pedagógicas como um recurso de GC que apresenta as questões da Prova Brasil seguidas de explicações pedagógicas, o que possibilita aos professores avaliarem quais habilidades e competências devem ser cultivadas no processo de aprendizado dos alunos, neste caso, aquelas que permitem a melhor formação do leitor proficiente.  
id UFMS-2_2201907d68d222f95a0e3a1c681d4c98
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9753
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor críticoAo se pensar em um leitor proficiente remete-se a indivíduos que processam não somente o que é dado no texto, sobretudo em suas entrelinhas. Assim, adquire-se a proficiência a partir do acionamento dos conhecimentos prévios que se referem ao contexto em questão, deduções, suposições e antecipações do que o texto abordará. Ocorre que em muitas realidades escolares este processo não acontece de modo efetivo, o que não contribui para a integral formação do leitor proficiente. Assim, este estudo objetiva analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para que um leitor primário se torne um leitor proficiente ao final do ensino fundamental. Para tanto realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagens quali-quantitativa, por estudo caso único. Os resultados apontaram que o maior problema da dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita é a falta de pré-requisitos. Esta constatação foi confirmada pelo estudo de caso, com aplicação de entrevistas nos professores de língua portuguesa na unidade escolar, em que foi possível saber ao certo, como isso se dá na prática. Deste modo, como sugestão foi recomendado o emprego da Plataforma Devolutivas Pedagógicas como um recurso de GC que apresenta as questões da Prova Brasil seguidas de explicações pedagógicas, o que possibilita aos professores avaliarem quais habilidades e competências devem ser cultivadas no processo de aprendizado dos alunos, neste caso, aquelas que permitem a melhor formação do leitor proficiente.  Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 185-1992358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753/8472Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUrpia, Arthur Gualberto Bacelar da CruzDias Paiva, Euda Marcia Corredato Periotto , Tânia Regina 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/9753Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico
title Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico
spellingShingle Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico
Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
title_short Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico
title_full Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico
title_fullStr Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico
title_full_unstemmed Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico
title_sort Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico
author Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
author_facet Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Dias Paiva, Euda Marcia
Corredato Periotto , Tânia Regina
author_role author
author2 Dias Paiva, Euda Marcia
Corredato Periotto , Tânia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
Dias Paiva, Euda Marcia
Corredato Periotto , Tânia Regina
description Ao se pensar em um leitor proficiente remete-se a indivíduos que processam não somente o que é dado no texto, sobretudo em suas entrelinhas. Assim, adquire-se a proficiência a partir do acionamento dos conhecimentos prévios que se referem ao contexto em questão, deduções, suposições e antecipações do que o texto abordará. Ocorre que em muitas realidades escolares este processo não acontece de modo efetivo, o que não contribui para a integral formação do leitor proficiente. Assim, este estudo objetiva analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para que um leitor primário se torne um leitor proficiente ao final do ensino fundamental. Para tanto realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagens quali-quantitativa, por estudo caso único. Os resultados apontaram que o maior problema da dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita é a falta de pré-requisitos. Esta constatação foi confirmada pelo estudo de caso, com aplicação de entrevistas nos professores de língua portuguesa na unidade escolar, em que foi possível saber ao certo, como isso se dá na prática. Deste modo, como sugestão foi recomendado o emprego da Plataforma Devolutivas Pedagógicas como um recurso de GC que apresenta as questões da Prova Brasil seguidas de explicações pedagógicas, o que possibilita aos professores avaliarem quais habilidades e competências devem ser cultivadas no processo de aprendizado dos alunos, neste caso, aquelas que permitem a melhor formação do leitor proficiente.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753/8472
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 185-199
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246716502016