Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753 |
Resumo: | Ao se pensar em um leitor proficiente remete-se a indivíduos que processam não somente o que é dado no texto, sobretudo em suas entrelinhas. Assim, adquire-se a proficiência a partir do acionamento dos conhecimentos prévios que se referem ao contexto em questão, deduções, suposições e antecipações do que o texto abordará. Ocorre que em muitas realidades escolares este processo não acontece de modo efetivo, o que não contribui para a integral formação do leitor proficiente. Assim, este estudo objetiva analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para que um leitor primário se torne um leitor proficiente ao final do ensino fundamental. Para tanto realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagens quali-quantitativa, por estudo caso único. Os resultados apontaram que o maior problema da dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita é a falta de pré-requisitos. Esta constatação foi confirmada pelo estudo de caso, com aplicação de entrevistas nos professores de língua portuguesa na unidade escolar, em que foi possível saber ao certo, como isso se dá na prática. Deste modo, como sugestão foi recomendado o emprego da Plataforma Devolutivas Pedagógicas como um recurso de GC que apresenta as questões da Prova Brasil seguidas de explicações pedagógicas, o que possibilita aos professores avaliarem quais habilidades e competências devem ser cultivadas no processo de aprendizado dos alunos, neste caso, aquelas que permitem a melhor formação do leitor proficiente. |
id |
UFMS-2_2201907d68d222f95a0e3a1c681d4c98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9753 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor críticoAo se pensar em um leitor proficiente remete-se a indivíduos que processam não somente o que é dado no texto, sobretudo em suas entrelinhas. Assim, adquire-se a proficiência a partir do acionamento dos conhecimentos prévios que se referem ao contexto em questão, deduções, suposições e antecipações do que o texto abordará. Ocorre que em muitas realidades escolares este processo não acontece de modo efetivo, o que não contribui para a integral formação do leitor proficiente. Assim, este estudo objetiva analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para que um leitor primário se torne um leitor proficiente ao final do ensino fundamental. Para tanto realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagens quali-quantitativa, por estudo caso único. Os resultados apontaram que o maior problema da dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita é a falta de pré-requisitos. Esta constatação foi confirmada pelo estudo de caso, com aplicação de entrevistas nos professores de língua portuguesa na unidade escolar, em que foi possível saber ao certo, como isso se dá na prática. Deste modo, como sugestão foi recomendado o emprego da Plataforma Devolutivas Pedagógicas como um recurso de GC que apresenta as questões da Prova Brasil seguidas de explicações pedagógicas, o que possibilita aos professores avaliarem quais habilidades e competências devem ser cultivadas no processo de aprendizado dos alunos, neste caso, aquelas que permitem a melhor formação do leitor proficiente. Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 185-1992358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753/8472Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessUrpia, Arthur Gualberto Bacelar da CruzDias Paiva, Euda Marcia Corredato Periotto , Tânia Regina 2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/9753Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico |
title |
Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico |
spellingShingle |
Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
title_short |
Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico |
title_full |
Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico |
title_fullStr |
Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico |
title_full_unstemmed |
Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico |
title_sort |
Contribuições da gestão do conhecimento para a formação do leitor crítico |
author |
Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz |
author_facet |
Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Dias Paiva, Euda Marcia Corredato Periotto , Tânia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Dias Paiva, Euda Marcia Corredato Periotto , Tânia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Dias Paiva, Euda Marcia Corredato Periotto , Tânia Regina |
description |
Ao se pensar em um leitor proficiente remete-se a indivíduos que processam não somente o que é dado no texto, sobretudo em suas entrelinhas. Assim, adquire-se a proficiência a partir do acionamento dos conhecimentos prévios que se referem ao contexto em questão, deduções, suposições e antecipações do que o texto abordará. Ocorre que em muitas realidades escolares este processo não acontece de modo efetivo, o que não contribui para a integral formação do leitor proficiente. Assim, este estudo objetiva analisar como a Gestão do Conhecimento pode contribuir para que um leitor primário se torne um leitor proficiente ao final do ensino fundamental. Para tanto realizou-se uma pesquisa de natureza aplicada, com objetivos exploratórios, de abordagens quali-quantitativa, por estudo caso único. Os resultados apontaram que o maior problema da dificuldade dos alunos no desenvolvimento da leitura e escrita é a falta de pré-requisitos. Esta constatação foi confirmada pelo estudo de caso, com aplicação de entrevistas nos professores de língua portuguesa na unidade escolar, em que foi possível saber ao certo, como isso se dá na prática. Deste modo, como sugestão foi recomendado o emprego da Plataforma Devolutivas Pedagógicas como um recurso de GC que apresenta as questões da Prova Brasil seguidas de explicações pedagógicas, o que possibilita aos professores avaliarem quais habilidades e competências devem ser cultivadas no processo de aprendizado dos alunos, neste caso, aquelas que permitem a melhor formação do leitor proficiente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9753/8472 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 185-199 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246716502016 |