Surdidade, transgeneridade e uma abordagem interseccional para a educação ética de pessoas trans e de pessoas surdas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Idris Bonilha
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Chaves Pessoa, Ester, Cabello, Janaina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/17728
Resumo: Este trabalho, de inspiração metodológica ensaística, é um desdobramento de uma pesquisa de conclusão de curso da pessoa primeira autora deste texto e propõe um exercício de reflexão teórica e conceitual na discussão dos usos políticos e sociais do termo interseccionalidade, especificamente na relação entre os movimentos sociais de pessoas surdas e de pessoas trans. Através  de um estudo exploratório do tema, buscamos com nosso levantamento bibliográfico inicial dar a ver modos como a interseccionalidade pode ser uma potente ferramenta analítica no campo da educação para ambos os movimentos sociais citados, compreendendo os usos e discursos para ensaiar pontos de aproximação/intersecção - e também de fronteiras e afastamentos - que possam auxiliar na defesa e reivindicações de uma existência digna para pessoas trans, para pessoas surdas e para pessoas trans e surdas. Nessa direção, partimos da premissa que movimentos sociais protagonizados por grupos minoritários em suas especificidades possuem pontos em comum que podem oferecer conceitos, teorias e estratégias capazes de auxiliar nas lutas enfrentadas por movimentos sociais de forma mais ampla. Acredita-se que este estudo pode se somar às discussões interseccionais já propostas no campo educacional, contribuindo tanto com os estudos na área da educação de surdos, quanto com os debates de gênero com foco na transgeneridade na educação.
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