Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994 |
Resumo: | Observando o cenário atual e a necessidade de se discutir as relações das masculinidades com a construção do profissional docente homem, este artigo apresenta a partir de buscas de análise bibliográficas iniciais realizadas, os resultados apresentados sobre o “Professor Homem e/ou Docência Masculina nos Anos Iniciais” permitindo reflexões e o desdobramento da temática, assim como sua relevância para o cenário cientifico-acadêmico. Como base para o presente estudo fora realizado o levantamento bibliográfico abrangendo as consultas realizadas nas seguintes bases de indexação: Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Google Scholar e do Repositório Instrucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir dos resultados, pode-se constatar uma quantidade considerável sobre Gênero, Masculinidades e Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, mas com pouquíssimas produções que apresentavam os recortes específicos e direcionadas a temática principal. Os trabalhos indexados resultados das buscas e selecionados para esta revisão de literatura, foram e são de grande relevância para os estudos direcionados para a temática proposta, ainda que não tenham aparecido com tanta frequência/destaque em todos os trabalhos (Tese e Dissertações). Conclui-se, por intermédio deste, a importância dos estudos direcionados a temática de forma mais aprofundada, possibilitando ressaltar a relevância de tais discussões, permitindo o debate, a pesquisa e a análise das mais diversas formas de construção da identidade do profissional docente homem, independente da raça, gênero, classe e/ou religião. |
id |
UFMS-2_29ff5aed293fac472690d46a961f81c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/14994 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docênciaObservando o cenário atual e a necessidade de se discutir as relações das masculinidades com a construção do profissional docente homem, este artigo apresenta a partir de buscas de análise bibliográficas iniciais realizadas, os resultados apresentados sobre o “Professor Homem e/ou Docência Masculina nos Anos Iniciais” permitindo reflexões e o desdobramento da temática, assim como sua relevância para o cenário cientifico-acadêmico. Como base para o presente estudo fora realizado o levantamento bibliográfico abrangendo as consultas realizadas nas seguintes bases de indexação: Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Google Scholar e do Repositório Instrucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir dos resultados, pode-se constatar uma quantidade considerável sobre Gênero, Masculinidades e Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, mas com pouquíssimas produções que apresentavam os recortes específicos e direcionadas a temática principal. Os trabalhos indexados resultados das buscas e selecionados para esta revisão de literatura, foram e são de grande relevância para os estudos direcionados para a temática proposta, ainda que não tenham aparecido com tanta frequência/destaque em todos os trabalhos (Tese e Dissertações). Conclui-se, por intermédio deste, a importância dos estudos direcionados a temática de forma mais aprofundada, possibilitando ressaltar a relevância de tais discussões, permitindo o debate, a pesquisa e a análise das mais diversas formas de construção da identidade do profissional docente homem, independente da raça, gênero, classe e/ou religião.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1499410.55028/pdres.v9i20.14994Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 213-2282358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994/10837Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Luis Fernando Martins 2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/14994Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência |
title |
Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência |
spellingShingle |
Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência Lopes, Luis Fernando Martins |
title_short |
Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência |
title_full |
Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência |
title_fullStr |
Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência |
title_full_unstemmed |
Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência |
title_sort |
Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência |
author |
Lopes, Luis Fernando Martins |
author_facet |
Lopes, Luis Fernando Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Luis Fernando Martins |
description |
Observando o cenário atual e a necessidade de se discutir as relações das masculinidades com a construção do profissional docente homem, este artigo apresenta a partir de buscas de análise bibliográficas iniciais realizadas, os resultados apresentados sobre o “Professor Homem e/ou Docência Masculina nos Anos Iniciais” permitindo reflexões e o desdobramento da temática, assim como sua relevância para o cenário cientifico-acadêmico. Como base para o presente estudo fora realizado o levantamento bibliográfico abrangendo as consultas realizadas nas seguintes bases de indexação: Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Google Scholar e do Repositório Instrucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir dos resultados, pode-se constatar uma quantidade considerável sobre Gênero, Masculinidades e Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, mas com pouquíssimas produções que apresentavam os recortes específicos e direcionadas a temática principal. Os trabalhos indexados resultados das buscas e selecionados para esta revisão de literatura, foram e são de grande relevância para os estudos direcionados para a temática proposta, ainda que não tenham aparecido com tanta frequência/destaque em todos os trabalhos (Tese e Dissertações). Conclui-se, por intermédio deste, a importância dos estudos direcionados a temática de forma mais aprofundada, possibilitando ressaltar a relevância de tais discussões, permitindo o debate, a pesquisa e a análise das mais diversas formas de construção da identidade do profissional docente homem, independente da raça, gênero, classe e/ou religião. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994 10.55028/pdres.v9i20.14994 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i20.14994 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994/10837 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 213-228 2358-1840 10.55028/pdres.v9i20 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247279587328 |