Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Luis Fernando Martins
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994
Resumo: Observando o cenário atual e a necessidade de se discutir as relações das masculinidades com a construção do profissional docente homem, este artigo apresenta a partir de buscas de análise bibliográficas iniciais realizadas, os resultados apresentados sobre o “Professor Homem e/ou Docência Masculina nos Anos Iniciais” permitindo reflexões e o desdobramento da temática, assim como sua relevância para o cenário cientifico-acadêmico. Como base para o presente estudo fora realizado o levantamento bibliográfico abrangendo as consultas realizadas nas seguintes bases de indexação: Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Google Scholar e do Repositório Instrucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir dos resultados, pode-se constatar uma quantidade considerável sobre Gênero, Masculinidades e Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, mas com pouquíssimas produções que apresentavam os recortes específicos e direcionadas a temática principal. Os trabalhos indexados resultados das buscas e selecionados para esta revisão de literatura, foram e são de grande relevância para os estudos direcionados para a temática proposta, ainda que não tenham aparecido com tanta frequência/destaque em todos os trabalhos (Tese e Dissertações). Conclui-se, por intermédio deste, a importância dos estudos direcionados a temática de forma mais aprofundada, possibilitando ressaltar a relevância de tais discussões, permitindo o debate, a pesquisa e a análise das mais diversas formas de construção da identidade do profissional docente homem, independente da raça, gênero, classe e/ou religião.
id UFMS-2_29ff5aed293fac472690d46a961f81c7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/14994
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docênciaObservando o cenário atual e a necessidade de se discutir as relações das masculinidades com a construção do profissional docente homem, este artigo apresenta a partir de buscas de análise bibliográficas iniciais realizadas, os resultados apresentados sobre o “Professor Homem e/ou Docência Masculina nos Anos Iniciais” permitindo reflexões e o desdobramento da temática, assim como sua relevância para o cenário cientifico-acadêmico. Como base para o presente estudo fora realizado o levantamento bibliográfico abrangendo as consultas realizadas nas seguintes bases de indexação: Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Google Scholar e do Repositório Instrucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir dos resultados, pode-se constatar uma quantidade considerável sobre Gênero, Masculinidades e Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, mas com pouquíssimas produções que apresentavam os recortes específicos e direcionadas a temática principal. Os trabalhos indexados resultados das buscas e selecionados para esta revisão de literatura, foram e são de grande relevância para os estudos direcionados para a temática proposta, ainda que não tenham aparecido com tanta frequência/destaque em todos os trabalhos (Tese e Dissertações). Conclui-se, por intermédio deste, a importância dos estudos direcionados a temática de forma mais aprofundada, possibilitando ressaltar a relevância de tais discussões, permitindo o debate, a pesquisa e a análise das mais diversas formas de construção da identidade do profissional docente homem, independente da raça, gênero, classe e/ou religião.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1499410.55028/pdres.v9i20.14994Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 213-2282358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994/10837Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Luis Fernando Martins 2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/14994Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência
title Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência
spellingShingle Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência
Lopes, Luis Fernando Martins
title_short Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência
title_full Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência
title_fullStr Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência
title_full_unstemmed Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência
title_sort Levantamento das produções Stricto Sensu que tematizam os profissionais docentes homens nos anos inicias do Ensino Fundamental I: masculinidade(s) e docência
author Lopes, Luis Fernando Martins
author_facet Lopes, Luis Fernando Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Luis Fernando Martins
description Observando o cenário atual e a necessidade de se discutir as relações das masculinidades com a construção do profissional docente homem, este artigo apresenta a partir de buscas de análise bibliográficas iniciais realizadas, os resultados apresentados sobre o “Professor Homem e/ou Docência Masculina nos Anos Iniciais” permitindo reflexões e o desdobramento da temática, assim como sua relevância para o cenário cientifico-acadêmico. Como base para o presente estudo fora realizado o levantamento bibliográfico abrangendo as consultas realizadas nas seguintes bases de indexação: Catálogo de Teses e Dissertações - CAPES, da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Google Scholar e do Repositório Instrucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A partir dos resultados, pode-se constatar uma quantidade considerável sobre Gênero, Masculinidades e Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I, mas com pouquíssimas produções que apresentavam os recortes específicos e direcionadas a temática principal. Os trabalhos indexados resultados das buscas e selecionados para esta revisão de literatura, foram e são de grande relevância para os estudos direcionados para a temática proposta, ainda que não tenham aparecido com tanta frequência/destaque em todos os trabalhos (Tese e Dissertações). Conclui-se, por intermédio deste, a importância dos estudos direcionados a temática de forma mais aprofundada, possibilitando ressaltar a relevância de tais discussões, permitindo o debate, a pesquisa e a análise das mais diversas formas de construção da identidade do profissional docente homem, independente da raça, gênero, classe e/ou religião.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994
10.55028/pdres.v9i20.14994
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i20.14994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14994/10837
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 213-228
2358-1840
10.55028/pdres.v9i20
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247279587328