Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Eduardo Neves da Cruz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Teixeira Palma Priotto , Elis Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605
Resumo: Enfermeiro licenciado é um profissional que atua na saúde, nos vários níveis de atenção, na educação básica e na docência em educação profissional, ambas as funções se integram e contribuem com a pratica profissional generalista em enfermagem no saber da educação. Objetivou-se, aqui, analisar a opinião dos egressos do curso de Enfermagem quanto à contribuição da licenciatura na formação do enfermeiro e no exercício profissional, evidenciando sua relevância, limitações e acerca de seu oferecimento concomitante ao bacharelado. O método utilizado baseou-se em um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Utilizou-se questionário online semiestruturado. Constatou-se que dos 27 egressos entrevistados, a titulação Enfermeiro licenciado é representativa e contribui ao exercício profissional, sendo que, mesmo em unidades exclusivamente assistenciais, existe a necessidade de o enfermeiro exercer as habilidades de ensino, uma vez que é papel deste profissional promover educação em saúde para toda a equipe de enfermagem e para a sociedade em geral. Confirmando que a oferta concomitante da Licenciatura com o Bacharelado auxilia no exercício profissional, e no desempenho das ações educativas, tanto na área assistencial, como na docência. As discussões realizadas possibilitam reflexões quanto à importância da licenciatura na formação do enfermeiro e na reestruturação das diretrizes da enfermagem para a formação do enfermeiro docente.
id UFMS-2_2c8897a70af6953835f9188832493ac0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/10605
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeirosEnfermeiro licenciado é um profissional que atua na saúde, nos vários níveis de atenção, na educação básica e na docência em educação profissional, ambas as funções se integram e contribuem com a pratica profissional generalista em enfermagem no saber da educação. Objetivou-se, aqui, analisar a opinião dos egressos do curso de Enfermagem quanto à contribuição da licenciatura na formação do enfermeiro e no exercício profissional, evidenciando sua relevância, limitações e acerca de seu oferecimento concomitante ao bacharelado. O método utilizado baseou-se em um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Utilizou-se questionário online semiestruturado. Constatou-se que dos 27 egressos entrevistados, a titulação Enfermeiro licenciado é representativa e contribui ao exercício profissional, sendo que, mesmo em unidades exclusivamente assistenciais, existe a necessidade de o enfermeiro exercer as habilidades de ensino, uma vez que é papel deste profissional promover educação em saúde para toda a equipe de enfermagem e para a sociedade em geral. Confirmando que a oferta concomitante da Licenciatura com o Bacharelado auxilia no exercício profissional, e no desempenho das ações educativas, tanto na área assistencial, como na docência. As discussões realizadas possibilitam reflexões quanto à importância da licenciatura na formação do enfermeiro e na reestruturação das diretrizes da enfermagem para a formação do enfermeiro docente.Editora UFMS2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060510.55028/pdres.v8i16.10605Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 218-2342358-184010.55028/pdres.v8i16reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605/8781Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Eduardo Neves da CruzTeixeira Palma Priotto , Elis Maria 2022-05-27T01:40:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/10605Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:40:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
title Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
spellingShingle Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
de Souza, Eduardo Neves da Cruz
title_short Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
title_full Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
title_fullStr Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
title_full_unstemmed Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
title_sort Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
author de Souza, Eduardo Neves da Cruz
author_facet de Souza, Eduardo Neves da Cruz
Teixeira Palma Priotto , Elis Maria
author_role author
author2 Teixeira Palma Priotto , Elis Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Eduardo Neves da Cruz
Teixeira Palma Priotto , Elis Maria
description Enfermeiro licenciado é um profissional que atua na saúde, nos vários níveis de atenção, na educação básica e na docência em educação profissional, ambas as funções se integram e contribuem com a pratica profissional generalista em enfermagem no saber da educação. Objetivou-se, aqui, analisar a opinião dos egressos do curso de Enfermagem quanto à contribuição da licenciatura na formação do enfermeiro e no exercício profissional, evidenciando sua relevância, limitações e acerca de seu oferecimento concomitante ao bacharelado. O método utilizado baseou-se em um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Utilizou-se questionário online semiestruturado. Constatou-se que dos 27 egressos entrevistados, a titulação Enfermeiro licenciado é representativa e contribui ao exercício profissional, sendo que, mesmo em unidades exclusivamente assistenciais, existe a necessidade de o enfermeiro exercer as habilidades de ensino, uma vez que é papel deste profissional promover educação em saúde para toda a equipe de enfermagem e para a sociedade em geral. Confirmando que a oferta concomitante da Licenciatura com o Bacharelado auxilia no exercício profissional, e no desempenho das ações educativas, tanto na área assistencial, como na docência. As discussões realizadas possibilitam reflexões quanto à importância da licenciatura na formação do enfermeiro e na reestruturação das diretrizes da enfermagem para a formação do enfermeiro docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605
10.55028/pdres.v8i16.10605
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v8i16.10605
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605/8781
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 218-234
2358-1840
10.55028/pdres.v8i16
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246744813568