Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605 |
Resumo: | Enfermeiro licenciado é um profissional que atua na saúde, nos vários níveis de atenção, na educação básica e na docência em educação profissional, ambas as funções se integram e contribuem com a pratica profissional generalista em enfermagem no saber da educação. Objetivou-se, aqui, analisar a opinião dos egressos do curso de Enfermagem quanto à contribuição da licenciatura na formação do enfermeiro e no exercício profissional, evidenciando sua relevância, limitações e acerca de seu oferecimento concomitante ao bacharelado. O método utilizado baseou-se em um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Utilizou-se questionário online semiestruturado. Constatou-se que dos 27 egressos entrevistados, a titulação Enfermeiro licenciado é representativa e contribui ao exercício profissional, sendo que, mesmo em unidades exclusivamente assistenciais, existe a necessidade de o enfermeiro exercer as habilidades de ensino, uma vez que é papel deste profissional promover educação em saúde para toda a equipe de enfermagem e para a sociedade em geral. Confirmando que a oferta concomitante da Licenciatura com o Bacharelado auxilia no exercício profissional, e no desempenho das ações educativas, tanto na área assistencial, como na docência. As discussões realizadas possibilitam reflexões quanto à importância da licenciatura na formação do enfermeiro e na reestruturação das diretrizes da enfermagem para a formação do enfermeiro docente. |
id |
UFMS-2_2c8897a70af6953835f9188832493ac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/10605 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeirosEnfermeiro licenciado é um profissional que atua na saúde, nos vários níveis de atenção, na educação básica e na docência em educação profissional, ambas as funções se integram e contribuem com a pratica profissional generalista em enfermagem no saber da educação. Objetivou-se, aqui, analisar a opinião dos egressos do curso de Enfermagem quanto à contribuição da licenciatura na formação do enfermeiro e no exercício profissional, evidenciando sua relevância, limitações e acerca de seu oferecimento concomitante ao bacharelado. O método utilizado baseou-se em um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Utilizou-se questionário online semiestruturado. Constatou-se que dos 27 egressos entrevistados, a titulação Enfermeiro licenciado é representativa e contribui ao exercício profissional, sendo que, mesmo em unidades exclusivamente assistenciais, existe a necessidade de o enfermeiro exercer as habilidades de ensino, uma vez que é papel deste profissional promover educação em saúde para toda a equipe de enfermagem e para a sociedade em geral. Confirmando que a oferta concomitante da Licenciatura com o Bacharelado auxilia no exercício profissional, e no desempenho das ações educativas, tanto na área assistencial, como na docência. As discussões realizadas possibilitam reflexões quanto à importância da licenciatura na formação do enfermeiro e na reestruturação das diretrizes da enfermagem para a formação do enfermeiro docente.Editora UFMS2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060510.55028/pdres.v8i16.10605Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 218-2342358-184010.55028/pdres.v8i16reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605/8781Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Souza, Eduardo Neves da CruzTeixeira Palma Priotto , Elis Maria 2022-05-27T01:40:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/10605Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:40:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros |
title |
Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros |
spellingShingle |
Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros de Souza, Eduardo Neves da Cruz |
title_short |
Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros |
title_full |
Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros |
title_fullStr |
Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros |
title_full_unstemmed |
Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros |
title_sort |
Importância da licenciatura em enfermagem na compreensão de enfermeiros |
author |
de Souza, Eduardo Neves da Cruz |
author_facet |
de Souza, Eduardo Neves da Cruz Teixeira Palma Priotto , Elis Maria |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Palma Priotto , Elis Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Eduardo Neves da Cruz Teixeira Palma Priotto , Elis Maria |
description |
Enfermeiro licenciado é um profissional que atua na saúde, nos vários níveis de atenção, na educação básica e na docência em educação profissional, ambas as funções se integram e contribuem com a pratica profissional generalista em enfermagem no saber da educação. Objetivou-se, aqui, analisar a opinião dos egressos do curso de Enfermagem quanto à contribuição da licenciatura na formação do enfermeiro e no exercício profissional, evidenciando sua relevância, limitações e acerca de seu oferecimento concomitante ao bacharelado. O método utilizado baseou-se em um estudo exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa. Utilizou-se questionário online semiestruturado. Constatou-se que dos 27 egressos entrevistados, a titulação Enfermeiro licenciado é representativa e contribui ao exercício profissional, sendo que, mesmo em unidades exclusivamente assistenciais, existe a necessidade de o enfermeiro exercer as habilidades de ensino, uma vez que é papel deste profissional promover educação em saúde para toda a equipe de enfermagem e para a sociedade em geral. Confirmando que a oferta concomitante da Licenciatura com o Bacharelado auxilia no exercício profissional, e no desempenho das ações educativas, tanto na área assistencial, como na docência. As discussões realizadas possibilitam reflexões quanto à importância da licenciatura na formação do enfermeiro e na reestruturação das diretrizes da enfermagem para a formação do enfermeiro docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605 10.55028/pdres.v8i16.10605 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v8i16.10605 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10605/8781 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 218-234 2358-1840 10.55028/pdres.v8i16 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246744813568 |