A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marinho de Araujo, Luiz Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13615
Resumo: Devido a Didática estar vinculada ao fazer docente, muitas reflexões vêm constituindo-se, desde a sua gênese no século XVII, a partir das ideias de Comenius, com a Didática Magna, até os dias atuais acerca da construção da Identidade Didática (ID) do licenciando, propositivo deste estudo. A Didática, nas últimas décadas, tem merecido destaque ao [re]pensar o processo formativo do estudante Pedagogo, seja na formação inicial ou em serviço. Neste estudo de abordagem qualitativa, optou-se pela técnica descritiva ao apresentar e discutir as características que constituem a ID do professor/graduando no curso de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior baiano. Almeja-se ampliar as discussões sobre a importância de constituir a ID do licenciando em Pedagogia como dispositivo para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, tendo como base a inquietação: quais as concepções de Didática os estudantes de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior da Bahia apresentam para constituir sua Identidade Didática? Os dados foram formados com a realização do questionário diagnóstico efetivado na disciplina de “Didática: competências e habilidades docentes”, ministrada pelo autor deste artigo. A análise dos dados aconteceu mediante orientação do Método Pragmático, a partir da Tríade metodológica – Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Analisou-se os dados, tendo como base as pesquisas de Candau (2012), Geraldo (2014) e Libâneo (2006). A efetivação da pesquisa possibilitou significativas reflexões que contribuíram com a construção da Identidade Didática dos licenciandos em Pedagogia, de forma a superar a visão tecnicista de Didática que os alunos apresentaram.
id UFMS-2_2fb9fc53ac6a8363db43a41b8eaa6765
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/13615
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baianoDevido a Didática estar vinculada ao fazer docente, muitas reflexões vêm constituindo-se, desde a sua gênese no século XVII, a partir das ideias de Comenius, com a Didática Magna, até os dias atuais acerca da construção da Identidade Didática (ID) do licenciando, propositivo deste estudo. A Didática, nas últimas décadas, tem merecido destaque ao [re]pensar o processo formativo do estudante Pedagogo, seja na formação inicial ou em serviço. Neste estudo de abordagem qualitativa, optou-se pela técnica descritiva ao apresentar e discutir as características que constituem a ID do professor/graduando no curso de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior baiano. Almeja-se ampliar as discussões sobre a importância de constituir a ID do licenciando em Pedagogia como dispositivo para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, tendo como base a inquietação: quais as concepções de Didática os estudantes de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior da Bahia apresentam para constituir sua Identidade Didática? Os dados foram formados com a realização do questionário diagnóstico efetivado na disciplina de “Didática: competências e habilidades docentes”, ministrada pelo autor deste artigo. A análise dos dados aconteceu mediante orientação do Método Pragmático, a partir da Tríade metodológica – Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Analisou-se os dados, tendo como base as pesquisas de Candau (2012), Geraldo (2014) e Libâneo (2006). A efetivação da pesquisa possibilitou significativas reflexões que contribuíram com a construção da Identidade Didática dos licenciandos em Pedagogia, de forma a superar a visão tecnicista de Didática que os alunos apresentaram.Editora UFMS2022-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1361510.55028/pdres.v9i19.13615Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 195-2132358-184010.55028/pdres.v9i19reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13615/10251Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarinho de Araujo, Luiz Carlos2022-05-27T01:42:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/13615Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:42:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano
title A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano
spellingShingle A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano
Marinho de Araujo, Luiz Carlos
title_short A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano
title_full A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano
title_fullStr A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano
title_full_unstemmed A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano
title_sort A construção da identidade didática dos licenciandos em Pedagogia de uma faculdade privada do interior baiano
author Marinho de Araujo, Luiz Carlos
author_facet Marinho de Araujo, Luiz Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marinho de Araujo, Luiz Carlos
description Devido a Didática estar vinculada ao fazer docente, muitas reflexões vêm constituindo-se, desde a sua gênese no século XVII, a partir das ideias de Comenius, com a Didática Magna, até os dias atuais acerca da construção da Identidade Didática (ID) do licenciando, propositivo deste estudo. A Didática, nas últimas décadas, tem merecido destaque ao [re]pensar o processo formativo do estudante Pedagogo, seja na formação inicial ou em serviço. Neste estudo de abordagem qualitativa, optou-se pela técnica descritiva ao apresentar e discutir as características que constituem a ID do professor/graduando no curso de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior baiano. Almeja-se ampliar as discussões sobre a importância de constituir a ID do licenciando em Pedagogia como dispositivo para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem, tendo como base a inquietação: quais as concepções de Didática os estudantes de Pedagogia de uma Faculdade privada do interior da Bahia apresentam para constituir sua Identidade Didática? Os dados foram formados com a realização do questionário diagnóstico efetivado na disciplina de “Didática: competências e habilidades docentes”, ministrada pelo autor deste artigo. A análise dos dados aconteceu mediante orientação do Método Pragmático, a partir da Tríade metodológica – Construção, [Des]construção e [Re]construção dos dados. Analisou-se os dados, tendo como base as pesquisas de Candau (2012), Geraldo (2014) e Libâneo (2006). A efetivação da pesquisa possibilitou significativas reflexões que contribuíram com a construção da Identidade Didática dos licenciandos em Pedagogia, de forma a superar a visão tecnicista de Didática que os alunos apresentaram.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13615
10.55028/pdres.v9i19.13615
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13615
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i19.13615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/13615/10251
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 19 (2022); 195-213
2358-1840
10.55028/pdres.v9i19
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246863302656