Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Jovair Batista de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Jesiel Souza, Dditomazo, Aline, Vieira, Andreza Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376
Resumo: Este trabalho objetiva avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças das escolas rurais do município de Rio Verde – GO. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória realizada com 25 crianças de 9 a 10 anos, que nunca viveram na cidade. Foi utilizado o Test of Gross Motor Development - TGMD-2 de Ulrich (2000), que a partir de dois sub testes avaliou-se o controle da locomoção e da manipulação dos objetos. A análise quantitativa dos dados revelou que as crianças que vivem e estudam no meio rural tem desenvolvimento classificado na “MÉDIA”. A análise do Quociente do Desenvolvimento Motor Grosso – QDMG mostrou que o desenvolvimento dos meninos é superior ao apresentado pelas meninas. Quanto ao perfil de desenvolvimento motor relacionado à idade, ambos os gêneros estão acima da média esperada para a idade, o que pode estar relacionado à qualidade das experiências corporais vivenciadas nos ambientes em que se relacionam.
id UFMS-2_322ea255b4e3d82fef5b1616f3d5c2e0
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/18376
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GOEste trabalho objetiva avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças das escolas rurais do município de Rio Verde – GO. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória realizada com 25 crianças de 9 a 10 anos, que nunca viveram na cidade. Foi utilizado o Test of Gross Motor Development - TGMD-2 de Ulrich (2000), que a partir de dois sub testes avaliou-se o controle da locomoção e da manipulação dos objetos. A análise quantitativa dos dados revelou que as crianças que vivem e estudam no meio rural tem desenvolvimento classificado na “MÉDIA”. A análise do Quociente do Desenvolvimento Motor Grosso – QDMG mostrou que o desenvolvimento dos meninos é superior ao apresentado pelas meninas. Quanto ao perfil de desenvolvimento motor relacionado à idade, ambos os gêneros estão acima da média esperada para a idade, o que pode estar relacionado à qualidade das experiências corporais vivenciadas nos ambientes em que se relacionam.Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1837610.55028/pdres.v10i25.18376Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 267-2882358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376/13308Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Jovair Batista deSilva, Jesiel SouzaDditomazo, AlineVieira, Andreza Alves2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/18376Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO
title Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO
spellingShingle Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO
Jesus, Jovair Batista de
title_short Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO
title_full Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO
title_fullStr Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO
title_full_unstemmed Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO
title_sort Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO
author Jesus, Jovair Batista de
author_facet Jesus, Jovair Batista de
Silva, Jesiel Souza
Dditomazo, Aline
Vieira, Andreza Alves
author_role author
author2 Silva, Jesiel Souza
Dditomazo, Aline
Vieira, Andreza Alves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Jovair Batista de
Silva, Jesiel Souza
Dditomazo, Aline
Vieira, Andreza Alves
description Este trabalho objetiva avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças das escolas rurais do município de Rio Verde – GO. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória realizada com 25 crianças de 9 a 10 anos, que nunca viveram na cidade. Foi utilizado o Test of Gross Motor Development - TGMD-2 de Ulrich (2000), que a partir de dois sub testes avaliou-se o controle da locomoção e da manipulação dos objetos. A análise quantitativa dos dados revelou que as crianças que vivem e estudam no meio rural tem desenvolvimento classificado na “MÉDIA”. A análise do Quociente do Desenvolvimento Motor Grosso – QDMG mostrou que o desenvolvimento dos meninos é superior ao apresentado pelas meninas. Quanto ao perfil de desenvolvimento motor relacionado à idade, ambos os gêneros estão acima da média esperada para a idade, o que pode estar relacionado à qualidade das experiências corporais vivenciadas nos ambientes em que se relacionam.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376
10.55028/pdres.v10i25.18376
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v10i25.18376
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376/13308
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 267-288
2358-1840
10.55028/pdres.v10i25
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711247707406336