Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376 |
Resumo: | Este trabalho objetiva avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças das escolas rurais do município de Rio Verde – GO. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória realizada com 25 crianças de 9 a 10 anos, que nunca viveram na cidade. Foi utilizado o Test of Gross Motor Development - TGMD-2 de Ulrich (2000), que a partir de dois sub testes avaliou-se o controle da locomoção e da manipulação dos objetos. A análise quantitativa dos dados revelou que as crianças que vivem e estudam no meio rural tem desenvolvimento classificado na “MÉDIA”. A análise do Quociente do Desenvolvimento Motor Grosso – QDMG mostrou que o desenvolvimento dos meninos é superior ao apresentado pelas meninas. Quanto ao perfil de desenvolvimento motor relacionado à idade, ambos os gêneros estão acima da média esperada para a idade, o que pode estar relacionado à qualidade das experiências corporais vivenciadas nos ambientes em que se relacionam. |
id |
UFMS-2_322ea255b4e3d82fef5b1616f3d5c2e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/18376 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GOEste trabalho objetiva avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças das escolas rurais do município de Rio Verde – GO. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória realizada com 25 crianças de 9 a 10 anos, que nunca viveram na cidade. Foi utilizado o Test of Gross Motor Development - TGMD-2 de Ulrich (2000), que a partir de dois sub testes avaliou-se o controle da locomoção e da manipulação dos objetos. A análise quantitativa dos dados revelou que as crianças que vivem e estudam no meio rural tem desenvolvimento classificado na “MÉDIA”. A análise do Quociente do Desenvolvimento Motor Grosso – QDMG mostrou que o desenvolvimento dos meninos é superior ao apresentado pelas meninas. Quanto ao perfil de desenvolvimento motor relacionado à idade, ambos os gêneros estão acima da média esperada para a idade, o que pode estar relacionado à qualidade das experiências corporais vivenciadas nos ambientes em que se relacionam.Editora UFMS2023-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1837610.55028/pdres.v10i25.18376Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 267-2882358-184010.55028/pdres.v10i25reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376/13308Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Jovair Batista deSilva, Jesiel SouzaDditomazo, AlineVieira, Andreza Alves2023-12-05T15:56:53Zoai:periodicos.ufms.br:article/18376Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-12-05T15:56:53Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO |
title |
Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO |
spellingShingle |
Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO Jesus, Jovair Batista de |
title_short |
Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO |
title_full |
Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO |
title_fullStr |
Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO |
title_full_unstemmed |
Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO |
title_sort |
Avaliação do desenvolvimento das habilidades motoras de crianças das escolas rurais de Rio Verde – GO |
author |
Jesus, Jovair Batista de |
author_facet |
Jesus, Jovair Batista de Silva, Jesiel Souza Dditomazo, Aline Vieira, Andreza Alves |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jesiel Souza Dditomazo, Aline Vieira, Andreza Alves |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Jovair Batista de Silva, Jesiel Souza Dditomazo, Aline Vieira, Andreza Alves |
description |
Este trabalho objetiva avaliar o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças das escolas rurais do município de Rio Verde – GO. Trata-se de uma pesquisa de campo exploratória realizada com 25 crianças de 9 a 10 anos, que nunca viveram na cidade. Foi utilizado o Test of Gross Motor Development - TGMD-2 de Ulrich (2000), que a partir de dois sub testes avaliou-se o controle da locomoção e da manipulação dos objetos. A análise quantitativa dos dados revelou que as crianças que vivem e estudam no meio rural tem desenvolvimento classificado na “MÉDIA”. A análise do Quociente do Desenvolvimento Motor Grosso – QDMG mostrou que o desenvolvimento dos meninos é superior ao apresentado pelas meninas. Quanto ao perfil de desenvolvimento motor relacionado à idade, ambos os gêneros estão acima da média esperada para a idade, o que pode estar relacionado à qualidade das experiências corporais vivenciadas nos ambientes em que se relacionam. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376 10.55028/pdres.v10i25.18376 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i25.18376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18376/13308 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 25 (2023); 267-288 2358-1840 10.55028/pdres.v10i25 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247707406336 |