O ideário neoliberal e a individualização dos processos educativos na América Latina: cidadania e direitos humanos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6752 |
Resumo: | Trata-se de uma análise teórica em relação as consequências de um modelo econômico, social e político implementado no âmbito da ótica neoliberal de diminuição das prerrogativas do Estado-nação no atendimento das demandas sociais. O argumento que se constrói é que o Estado-nação se apresenta cada vez mais fragilizado frente ao projeto de expansão das relações econômicas internacionais, com sérias consequências sociais. Trata-se de uma frente capitaneada especialmente por dois agentes com atuação conjunta e colaborativa, as empresas multinacionais no gerenciamento dos investimentos, e as instituições internacionais que atuam no sentido de dar guarida “legal” a esta prática. A partir desta dupla ação evidencia-se um processo de redefinição das normativas quanto ao papel do Estado-nação especialmente em relação ao papel educacional, trazendo significativas mudanças no conjunto social. No contexto deste cenário, a prerrogativa do ser cidadão ou cidadã deixa de ser de responsabilidade do Estado, passando a recair sobre as prorrogativas e capacidades individuais. Implementa-se uma diferenciação entre trabalho e emprego, atribuindo-se à instituição escolar a responsabilidade pelo aprender fazer em lugar do aprender pensar. Na América Latina, e mais particularmente no Brasil, o resultado desta lógica faz surgir, especialmente nas periferias urbanas das grandes cidades, um contingente populacional fragilizado, sem qualquer vínculo institucional sem emprego e sem assistência do Estado e, portanto, agindo de forma individualizada na busca pela sobrevivência. A partir deste quadro, analisa-se o potencial da teoria crítica dos direitos humanos enquanto papel de resistência ao processo da individualização e de precarização dos sujeitos. |
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O ideário neoliberal e a individualização dos processos educativos na América Latina: cidadania e direitos humanosNeoliberalismo. Processos Educativos. IndividualizaçãoTrata-se de uma análise teórica em relação as consequências de um modelo econômico, social e político implementado no âmbito da ótica neoliberal de diminuição das prerrogativas do Estado-nação no atendimento das demandas sociais. O argumento que se constrói é que o Estado-nação se apresenta cada vez mais fragilizado frente ao projeto de expansão das relações econômicas internacionais, com sérias consequências sociais. Trata-se de uma frente capitaneada especialmente por dois agentes com atuação conjunta e colaborativa, as empresas multinacionais no gerenciamento dos investimentos, e as instituições internacionais que atuam no sentido de dar guarida “legal” a esta prática. A partir desta dupla ação evidencia-se um processo de redefinição das normativas quanto ao papel do Estado-nação especialmente em relação ao papel educacional, trazendo significativas mudanças no conjunto social. No contexto deste cenário, a prerrogativa do ser cidadão ou cidadã deixa de ser de responsabilidade do Estado, passando a recair sobre as prorrogativas e capacidades individuais. Implementa-se uma diferenciação entre trabalho e emprego, atribuindo-se à instituição escolar a responsabilidade pelo aprender fazer em lugar do aprender pensar. Na América Latina, e mais particularmente no Brasil, o resultado desta lógica faz surgir, especialmente nas periferias urbanas das grandes cidades, um contingente populacional fragilizado, sem qualquer vínculo institucional sem emprego e sem assistência do Estado e, portanto, agindo de forma individualizada na busca pela sobrevivência. A partir deste quadro, analisa-se o potencial da teoria crítica dos direitos humanos enquanto papel de resistência ao processo da individualização e de precarização dos sujeitos.Editora UFMS2019-03-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6752Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 5 n. 10 (2018); 33-562358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/6752/5562Boneti, Lindomar WesslerEisenbach Neto, Filinto JorgeBueno de Lima, Cézarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-25T17:16:29Zoai:periodicos.ufms.br:article/6752Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-03-25T17:16:29Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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