Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo refletir sobre experiências ecoformativas e de Educação Ambiental relacionadas à conservação da Araucaria angustifolia, espécie arbórea ameaçada de extinção. As ações empreendidas envolvem uma escola municipal e uma comunidade rural ao Sul de MG. As interações sociais, no processo da observação participante, permitiram extrapolar a sala de aula para abarcar a comunidade como contexto de indagação, diálogo e socialização de aprendizagens. Os conteúdos de Educação Ambiental relacionados à A. angustifolia e à cadeia produtiva do pinhão só foram possíveis pela contextualização dos sentidos dos educandos e o estreitamento de laços entre a escola e a comunidade, o qual foi facilitado por docentes propícios ao desenvolvimento e valorização de ações - via atuação do projeto de Educação Ambiental da escola - tais como: resgate do histórico dos projetos, organização e realização de oficina de receitas, participação na oficina sobre preparação de mudas, plantio e confecção livro de receitas com pinhão, entre outras. Ressalta-se, assim, a importância de se trabalhar uma pedagogia que crie condições materiais e psicológicas para que os indivíduos busquem e transformem a relação ser humano-natureza. |
id |
UFMS-2_3a0e6f914affe668a9ff7716bdf451c7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/10612 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas GeraisEste artigo tem como objetivo refletir sobre experiências ecoformativas e de Educação Ambiental relacionadas à conservação da Araucaria angustifolia, espécie arbórea ameaçada de extinção. As ações empreendidas envolvem uma escola municipal e uma comunidade rural ao Sul de MG. As interações sociais, no processo da observação participante, permitiram extrapolar a sala de aula para abarcar a comunidade como contexto de indagação, diálogo e socialização de aprendizagens. Os conteúdos de Educação Ambiental relacionados à A. angustifolia e à cadeia produtiva do pinhão só foram possíveis pela contextualização dos sentidos dos educandos e o estreitamento de laços entre a escola e a comunidade, o qual foi facilitado por docentes propícios ao desenvolvimento e valorização de ações - via atuação do projeto de Educação Ambiental da escola - tais como: resgate do histórico dos projetos, organização e realização de oficina de receitas, participação na oficina sobre preparação de mudas, plantio e confecção livro de receitas com pinhão, entre outras. Ressalta-se, assim, a importância de se trabalhar uma pedagogia que crie condições materiais e psicológicas para que os indivíduos busquem e transformem a relação ser humano-natureza.Editora UFMS2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1061210.55028/pdres.v8i16.10612Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 328-3482358-184010.55028/pdres.v8i16reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612/8789Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReguera Carvalho, NatáliaSantos Pereira, Viviane de los Angeles Arias Guevara, MariaWagner Barata-Silva, André 2022-05-27T01:40:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/10612Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:40:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais |
title |
Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais |
spellingShingle |
Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais Reguera Carvalho, Natália |
title_short |
Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais |
title_full |
Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais |
title_fullStr |
Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais |
title_sort |
Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais |
author |
Reguera Carvalho, Natália |
author_facet |
Reguera Carvalho, Natália Santos Pereira, Viviane de los Angeles Arias Guevara, Maria Wagner Barata-Silva, André |
author_role |
author |
author2 |
Santos Pereira, Viviane de los Angeles Arias Guevara, Maria Wagner Barata-Silva, André |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reguera Carvalho, Natália Santos Pereira, Viviane de los Angeles Arias Guevara, Maria Wagner Barata-Silva, André |
description |
Este artigo tem como objetivo refletir sobre experiências ecoformativas e de Educação Ambiental relacionadas à conservação da Araucaria angustifolia, espécie arbórea ameaçada de extinção. As ações empreendidas envolvem uma escola municipal e uma comunidade rural ao Sul de MG. As interações sociais, no processo da observação participante, permitiram extrapolar a sala de aula para abarcar a comunidade como contexto de indagação, diálogo e socialização de aprendizagens. Os conteúdos de Educação Ambiental relacionados à A. angustifolia e à cadeia produtiva do pinhão só foram possíveis pela contextualização dos sentidos dos educandos e o estreitamento de laços entre a escola e a comunidade, o qual foi facilitado por docentes propícios ao desenvolvimento e valorização de ações - via atuação do projeto de Educação Ambiental da escola - tais como: resgate do histórico dos projetos, organização e realização de oficina de receitas, participação na oficina sobre preparação de mudas, plantio e confecção livro de receitas com pinhão, entre outras. Ressalta-se, assim, a importância de se trabalhar uma pedagogia que crie condições materiais e psicológicas para que os indivíduos busquem e transformem a relação ser humano-natureza. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612 10.55028/pdres.v8i16.10612 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v8i16.10612 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612/8789 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 328-348 2358-1840 10.55028/pdres.v8i16 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246746910720 |