Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reguera Carvalho, Natália
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos Pereira, Viviane, de los Angeles Arias Guevara, Maria, Wagner Barata-Silva, André
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612
Resumo: Este artigo tem como objetivo refletir sobre experiências ecoformativas e de Educação Ambiental relacionadas à conservação da Araucaria angustifolia, espécie arbórea ameaçada de extinção. As ações empreendidas envolvem uma escola municipal e uma comunidade rural ao Sul de MG. As interações sociais, no processo da observação participante, permitiram extrapolar a sala de aula para abarcar a comunidade como contexto de indagação, diálogo e socialização de aprendizagens. Os conteúdos de Educação Ambiental relacionados à A. angustifolia e à cadeia produtiva do pinhão só foram possíveis pela contextualização dos sentidos dos educandos e o estreitamento de laços entre a escola e a comunidade, o qual foi facilitado  por docentes propícios ao desenvolvimento e valorização de ações - via atuação do projeto de Educação Ambiental da escola - tais como: resgate do histórico dos projetos, organização e realização de oficina de receitas, participação na oficina sobre preparação de mudas, plantio e confecção livro de receitas com pinhão, entre outras. Ressalta-se, assim, a importância de se trabalhar uma pedagogia que crie condições materiais e psicológicas para que os indivíduos busquem e transformem a relação ser humano-natureza.
id UFMS-2_3a0e6f914affe668a9ff7716bdf451c7
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/10612
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas GeraisEste artigo tem como objetivo refletir sobre experiências ecoformativas e de Educação Ambiental relacionadas à conservação da Araucaria angustifolia, espécie arbórea ameaçada de extinção. As ações empreendidas envolvem uma escola municipal e uma comunidade rural ao Sul de MG. As interações sociais, no processo da observação participante, permitiram extrapolar a sala de aula para abarcar a comunidade como contexto de indagação, diálogo e socialização de aprendizagens. Os conteúdos de Educação Ambiental relacionados à A. angustifolia e à cadeia produtiva do pinhão só foram possíveis pela contextualização dos sentidos dos educandos e o estreitamento de laços entre a escola e a comunidade, o qual foi facilitado  por docentes propícios ao desenvolvimento e valorização de ações - via atuação do projeto de Educação Ambiental da escola - tais como: resgate do histórico dos projetos, organização e realização de oficina de receitas, participação na oficina sobre preparação de mudas, plantio e confecção livro de receitas com pinhão, entre outras. Ressalta-se, assim, a importância de se trabalhar uma pedagogia que crie condições materiais e psicológicas para que os indivíduos busquem e transformem a relação ser humano-natureza.Editora UFMS2021-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1061210.55028/pdres.v8i16.10612Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 328-3482358-184010.55028/pdres.v8i16reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612/8789Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessReguera Carvalho, NatáliaSantos Pereira, Viviane de los Angeles Arias Guevara, MariaWagner Barata-Silva, André 2022-05-27T01:40:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/10612Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:40:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
title Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
spellingShingle Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
Reguera Carvalho, Natália
title_short Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
title_full Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
title_fullStr Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
title_full_unstemmed Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
title_sort Plantar, narrar e comer: conservação da araucaria angustifolia como projeto escolar em uma comunidade rural no sul de Minas Gerais
author Reguera Carvalho, Natália
author_facet Reguera Carvalho, Natália
Santos Pereira, Viviane
de los Angeles Arias Guevara, Maria
Wagner Barata-Silva, André
author_role author
author2 Santos Pereira, Viviane
de los Angeles Arias Guevara, Maria
Wagner Barata-Silva, André
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reguera Carvalho, Natália
Santos Pereira, Viviane
de los Angeles Arias Guevara, Maria
Wagner Barata-Silva, André
description Este artigo tem como objetivo refletir sobre experiências ecoformativas e de Educação Ambiental relacionadas à conservação da Araucaria angustifolia, espécie arbórea ameaçada de extinção. As ações empreendidas envolvem uma escola municipal e uma comunidade rural ao Sul de MG. As interações sociais, no processo da observação participante, permitiram extrapolar a sala de aula para abarcar a comunidade como contexto de indagação, diálogo e socialização de aprendizagens. Os conteúdos de Educação Ambiental relacionados à A. angustifolia e à cadeia produtiva do pinhão só foram possíveis pela contextualização dos sentidos dos educandos e o estreitamento de laços entre a escola e a comunidade, o qual foi facilitado  por docentes propícios ao desenvolvimento e valorização de ações - via atuação do projeto de Educação Ambiental da escola - tais como: resgate do histórico dos projetos, organização e realização de oficina de receitas, participação na oficina sobre preparação de mudas, plantio e confecção livro de receitas com pinhão, entre outras. Ressalta-se, assim, a importância de se trabalhar uma pedagogia que crie condições materiais e psicológicas para que os indivíduos busquem e transformem a relação ser humano-natureza.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612
10.55028/pdres.v8i16.10612
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v8i16.10612
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10612/8789
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 16 (2021); 328-348
2358-1840
10.55028/pdres.v8i16
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246746910720