O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Renan Mota
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Souza, Diego Bacellar, Vita, Gilmar Ferreira, Berenblum, Andrea Sonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323
Resumo: O presente artigo é fruto da vivência em espaços escolares e não escolares, buscando compreender, a partir da ótica da categoria gênero, o homem quando pedagogo e o mercado de trabalho desta formação, mostrando os desafios e as oportunidades desse profissional em dois municípios da Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e de campo, apontando uma análise quantitativa e qualitativa na qual se refere o assunto abordado. Neste percurso, buscou-se comparar as mudanças nas legislações educacionais, Diretrizes Curriculares de Pedagogia e a Resolução CNE/CP 01/2006, que conduz o curso de pedagogia a outras áreas do mercado, e não somente à docência da educação básica. Esta pesquisa apresenta os diferentes campos de atuação dos formados em pedagogia e a significância da discussão da questão da ótica voltada ao gênero masculino em uma profissão maciçamente feminina, seguidamente de reflexão sobre as oportunidades e desafios do profissional pedagogo frente ao mercado de trabalho. Os resultados são expressivos e não se esgotam essa discussão, pois este não é o objetivo, mas o que salienta é propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca das oportunidades dos homens que escolhem o curso de pedagogia e os desafios diante desta escolha.  
id UFMS-2_3eb3d44708c0969ffb1b439f420c7fcb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9323
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafiosO presente artigo é fruto da vivência em espaços escolares e não escolares, buscando compreender, a partir da ótica da categoria gênero, o homem quando pedagogo e o mercado de trabalho desta formação, mostrando os desafios e as oportunidades desse profissional em dois municípios da Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e de campo, apontando uma análise quantitativa e qualitativa na qual se refere o assunto abordado. Neste percurso, buscou-se comparar as mudanças nas legislações educacionais, Diretrizes Curriculares de Pedagogia e a Resolução CNE/CP 01/2006, que conduz o curso de pedagogia a outras áreas do mercado, e não somente à docência da educação básica. Esta pesquisa apresenta os diferentes campos de atuação dos formados em pedagogia e a significância da discussão da questão da ótica voltada ao gênero masculino em uma profissão maciçamente feminina, seguidamente de reflexão sobre as oportunidades e desafios do profissional pedagogo frente ao mercado de trabalho. Os resultados são expressivos e não se esgotam essa discussão, pois este não é o objetivo, mas o que salienta é propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca das oportunidades dos homens que escolhem o curso de pedagogia e os desafios diante desta escolha.  Editora UFMS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 148-1542358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323/7258Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renan Motade Souza, Diego BacellarVita, Gilmar FerreiraBerenblum, Andrea Sonia2023-08-19T03:53:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/9323Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
title O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
spellingShingle O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
Silva, Renan Mota
title_short O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
title_full O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
title_fullStr O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
title_full_unstemmed O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
title_sort O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
author Silva, Renan Mota
author_facet Silva, Renan Mota
de Souza, Diego Bacellar
Vita, Gilmar Ferreira
Berenblum, Andrea Sonia
author_role author
author2 de Souza, Diego Bacellar
Vita, Gilmar Ferreira
Berenblum, Andrea Sonia
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Renan Mota
de Souza, Diego Bacellar
Vita, Gilmar Ferreira
Berenblum, Andrea Sonia
description O presente artigo é fruto da vivência em espaços escolares e não escolares, buscando compreender, a partir da ótica da categoria gênero, o homem quando pedagogo e o mercado de trabalho desta formação, mostrando os desafios e as oportunidades desse profissional em dois municípios da Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e de campo, apontando uma análise quantitativa e qualitativa na qual se refere o assunto abordado. Neste percurso, buscou-se comparar as mudanças nas legislações educacionais, Diretrizes Curriculares de Pedagogia e a Resolução CNE/CP 01/2006, que conduz o curso de pedagogia a outras áreas do mercado, e não somente à docência da educação básica. Esta pesquisa apresenta os diferentes campos de atuação dos formados em pedagogia e a significância da discussão da questão da ótica voltada ao gênero masculino em uma profissão maciçamente feminina, seguidamente de reflexão sobre as oportunidades e desafios do profissional pedagogo frente ao mercado de trabalho. Os resultados são expressivos e não se esgotam essa discussão, pois este não é o objetivo, mas o que salienta é propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca das oportunidades dos homens que escolhem o curso de pedagogia e os desafios diante desta escolha.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323/7258
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 148-154
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246415560704