O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323 |
Resumo: | O presente artigo é fruto da vivência em espaços escolares e não escolares, buscando compreender, a partir da ótica da categoria gênero, o homem quando pedagogo e o mercado de trabalho desta formação, mostrando os desafios e as oportunidades desse profissional em dois municípios da Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e de campo, apontando uma análise quantitativa e qualitativa na qual se refere o assunto abordado. Neste percurso, buscou-se comparar as mudanças nas legislações educacionais, Diretrizes Curriculares de Pedagogia e a Resolução CNE/CP 01/2006, que conduz o curso de pedagogia a outras áreas do mercado, e não somente à docência da educação básica. Esta pesquisa apresenta os diferentes campos de atuação dos formados em pedagogia e a significância da discussão da questão da ótica voltada ao gênero masculino em uma profissão maciçamente feminina, seguidamente de reflexão sobre as oportunidades e desafios do profissional pedagogo frente ao mercado de trabalho. Os resultados são expressivos e não se esgotam essa discussão, pois este não é o objetivo, mas o que salienta é propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca das oportunidades dos homens que escolhem o curso de pedagogia e os desafios diante desta escolha. |
id |
UFMS-2_3eb3d44708c0969ffb1b439f420c7fcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9323 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafiosO presente artigo é fruto da vivência em espaços escolares e não escolares, buscando compreender, a partir da ótica da categoria gênero, o homem quando pedagogo e o mercado de trabalho desta formação, mostrando os desafios e as oportunidades desse profissional em dois municípios da Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e de campo, apontando uma análise quantitativa e qualitativa na qual se refere o assunto abordado. Neste percurso, buscou-se comparar as mudanças nas legislações educacionais, Diretrizes Curriculares de Pedagogia e a Resolução CNE/CP 01/2006, que conduz o curso de pedagogia a outras áreas do mercado, e não somente à docência da educação básica. Esta pesquisa apresenta os diferentes campos de atuação dos formados em pedagogia e a significância da discussão da questão da ótica voltada ao gênero masculino em uma profissão maciçamente feminina, seguidamente de reflexão sobre as oportunidades e desafios do profissional pedagogo frente ao mercado de trabalho. Os resultados são expressivos e não se esgotam essa discussão, pois este não é o objetivo, mas o que salienta é propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca das oportunidades dos homens que escolhem o curso de pedagogia e os desafios diante desta escolha. Editora UFMS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 148-1542358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323/7258Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Renan Motade Souza, Diego BacellarVita, Gilmar FerreiraBerenblum, Andrea Sonia2023-08-19T03:53:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/9323Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios |
title |
O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios |
spellingShingle |
O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios Silva, Renan Mota |
title_short |
O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios |
title_full |
O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios |
title_fullStr |
O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios |
title_full_unstemmed |
O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios |
title_sort |
O homem pedagogo e o mercado de trabalho: oportunidades e desafios |
author |
Silva, Renan Mota |
author_facet |
Silva, Renan Mota de Souza, Diego Bacellar Vita, Gilmar Ferreira Berenblum, Andrea Sonia |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Diego Bacellar Vita, Gilmar Ferreira Berenblum, Andrea Sonia |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Renan Mota de Souza, Diego Bacellar Vita, Gilmar Ferreira Berenblum, Andrea Sonia |
description |
O presente artigo é fruto da vivência em espaços escolares e não escolares, buscando compreender, a partir da ótica da categoria gênero, o homem quando pedagogo e o mercado de trabalho desta formação, mostrando os desafios e as oportunidades desse profissional em dois municípios da Região Sul Fluminense do Rio de Janeiro. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados estão subsidiados em princípios de pesquisa bibliográfica e de campo, apontando uma análise quantitativa e qualitativa na qual se refere o assunto abordado. Neste percurso, buscou-se comparar as mudanças nas legislações educacionais, Diretrizes Curriculares de Pedagogia e a Resolução CNE/CP 01/2006, que conduz o curso de pedagogia a outras áreas do mercado, e não somente à docência da educação básica. Esta pesquisa apresenta os diferentes campos de atuação dos formados em pedagogia e a significância da discussão da questão da ótica voltada ao gênero masculino em uma profissão maciçamente feminina, seguidamente de reflexão sobre as oportunidades e desafios do profissional pedagogo frente ao mercado de trabalho. Os resultados são expressivos e não se esgotam essa discussão, pois este não é o objetivo, mas o que salienta é propiciar uma reflexão bem fundamentada e embasada por pressupostos teóricos acerca das oportunidades dos homens que escolhem o curso de pedagogia e os desafios diante desta escolha. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9323/7258 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 148-154 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246415560704 |