Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu Dias, Marina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Oliveira Nascimento, Ruben
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830
Resumo: Este trabalho é um ensaio teórico, reflexivo, de revisão narrativa da literatura e análise de reportagens jornalísticas, abordando o envolvimento psicológico do professor com a docência, vista como ação de ensinar. O objetivo do trabalho é discutir os conceitos de autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional docente, como esses conceitos se correlacionam e as implicações que a valorização e a desvalorização social da profissão docente têm no envolvimento do professor com a docência. Os dados evidenciam que autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional tem correlações importantes entre si, pois ajudam a compreender o estado de ânimo ou de desanimo do professor com a profissão docente e seu empenho nela, e que esses estados psicológicos variam conforme a percepção que o professor desenvolve da docência em si, seu ser e fazer docentes e as condições objetivas da profissão. Um modulador desse processo encontra-se no modo como o professor apreende os indicativos sociais de valorização/desvalorização da profissão docente e os compara com essas percepções. O trabalho conclui que envolvimento na docência e o grau de investimento pessoal e profissional nessa atividade tem base em processos internos, individuais, mas que estes se relacionam dialeticamente com condições externas políticas, sociais e econômicas determinantes, ligados à valorização/desvalorização da profissão docente.
id UFMS-2_409e8178d8734877828648dd1cce285a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9830
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docenteEste trabalho é um ensaio teórico, reflexivo, de revisão narrativa da literatura e análise de reportagens jornalísticas, abordando o envolvimento psicológico do professor com a docência, vista como ação de ensinar. O objetivo do trabalho é discutir os conceitos de autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional docente, como esses conceitos se correlacionam e as implicações que a valorização e a desvalorização social da profissão docente têm no envolvimento do professor com a docência. Os dados evidenciam que autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional tem correlações importantes entre si, pois ajudam a compreender o estado de ânimo ou de desanimo do professor com a profissão docente e seu empenho nela, e que esses estados psicológicos variam conforme a percepção que o professor desenvolve da docência em si, seu ser e fazer docentes e as condições objetivas da profissão. Um modulador desse processo encontra-se no modo como o professor apreende os indicativos sociais de valorização/desvalorização da profissão docente e os compara com essas percepções. O trabalho conclui que envolvimento na docência e o grau de investimento pessoal e profissional nessa atividade tem base em processos internos, individuais, mas que estes se relacionam dialeticamente com condições externas políticas, sociais e econômicas determinantes, ligados à valorização/desvalorização da profissão docente.Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 74-932358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830/8462Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu Dias, Marinade Oliveira Nascimento, Ruben2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/9830Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente
title Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente
spellingShingle Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente
Abreu Dias, Marina
title_short Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente
title_full Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente
title_fullStr Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente
title_full_unstemmed Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente
title_sort Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente
author Abreu Dias, Marina
author_facet Abreu Dias, Marina
de Oliveira Nascimento, Ruben
author_role author
author2 de Oliveira Nascimento, Ruben
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu Dias, Marina
de Oliveira Nascimento, Ruben
description Este trabalho é um ensaio teórico, reflexivo, de revisão narrativa da literatura e análise de reportagens jornalísticas, abordando o envolvimento psicológico do professor com a docência, vista como ação de ensinar. O objetivo do trabalho é discutir os conceitos de autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional docente, como esses conceitos se correlacionam e as implicações que a valorização e a desvalorização social da profissão docente têm no envolvimento do professor com a docência. Os dados evidenciam que autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional tem correlações importantes entre si, pois ajudam a compreender o estado de ânimo ou de desanimo do professor com a profissão docente e seu empenho nela, e que esses estados psicológicos variam conforme a percepção que o professor desenvolve da docência em si, seu ser e fazer docentes e as condições objetivas da profissão. Um modulador desse processo encontra-se no modo como o professor apreende os indicativos sociais de valorização/desvalorização da profissão docente e os compara com essas percepções. O trabalho conclui que envolvimento na docência e o grau de investimento pessoal e profissional nessa atividade tem base em processos internos, individuais, mas que estes se relacionam dialeticamente com condições externas políticas, sociais e econômicas determinantes, ligados à valorização/desvalorização da profissão docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830/8462
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 74-93
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246718599168