Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830 |
Resumo: | Este trabalho é um ensaio teórico, reflexivo, de revisão narrativa da literatura e análise de reportagens jornalísticas, abordando o envolvimento psicológico do professor com a docência, vista como ação de ensinar. O objetivo do trabalho é discutir os conceitos de autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional docente, como esses conceitos se correlacionam e as implicações que a valorização e a desvalorização social da profissão docente têm no envolvimento do professor com a docência. Os dados evidenciam que autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional tem correlações importantes entre si, pois ajudam a compreender o estado de ânimo ou de desanimo do professor com a profissão docente e seu empenho nela, e que esses estados psicológicos variam conforme a percepção que o professor desenvolve da docência em si, seu ser e fazer docentes e as condições objetivas da profissão. Um modulador desse processo encontra-se no modo como o professor apreende os indicativos sociais de valorização/desvalorização da profissão docente e os compara com essas percepções. O trabalho conclui que envolvimento na docência e o grau de investimento pessoal e profissional nessa atividade tem base em processos internos, individuais, mas que estes se relacionam dialeticamente com condições externas políticas, sociais e econômicas determinantes, ligados à valorização/desvalorização da profissão docente. |
id |
UFMS-2_409e8178d8734877828648dd1cce285a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9830 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docenteEste trabalho é um ensaio teórico, reflexivo, de revisão narrativa da literatura e análise de reportagens jornalísticas, abordando o envolvimento psicológico do professor com a docência, vista como ação de ensinar. O objetivo do trabalho é discutir os conceitos de autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional docente, como esses conceitos se correlacionam e as implicações que a valorização e a desvalorização social da profissão docente têm no envolvimento do professor com a docência. Os dados evidenciam que autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional tem correlações importantes entre si, pois ajudam a compreender o estado de ânimo ou de desanimo do professor com a profissão docente e seu empenho nela, e que esses estados psicológicos variam conforme a percepção que o professor desenvolve da docência em si, seu ser e fazer docentes e as condições objetivas da profissão. Um modulador desse processo encontra-se no modo como o professor apreende os indicativos sociais de valorização/desvalorização da profissão docente e os compara com essas percepções. O trabalho conclui que envolvimento na docência e o grau de investimento pessoal e profissional nessa atividade tem base em processos internos, individuais, mas que estes se relacionam dialeticamente com condições externas políticas, sociais e econômicas determinantes, ligados à valorização/desvalorização da profissão docente.Editora UFMS2020-11-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 74-932358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830/8462Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu Dias, Marinade Oliveira Nascimento, Ruben2022-05-27T01:38:51Zoai:periodicos.ufms.br:article/9830Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:38:51Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente |
title |
Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente |
spellingShingle |
Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente Abreu Dias, Marina |
title_short |
Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente |
title_full |
Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente |
title_fullStr |
Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente |
title_full_unstemmed |
Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente |
title_sort |
Autoestima do professor, satisfação/insatisfação profissional e valorização/desvalorização docente |
author |
Abreu Dias, Marina |
author_facet |
Abreu Dias, Marina de Oliveira Nascimento, Ruben |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira Nascimento, Ruben |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu Dias, Marina de Oliveira Nascimento, Ruben |
description |
Este trabalho é um ensaio teórico, reflexivo, de revisão narrativa da literatura e análise de reportagens jornalísticas, abordando o envolvimento psicológico do professor com a docência, vista como ação de ensinar. O objetivo do trabalho é discutir os conceitos de autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional docente, como esses conceitos se correlacionam e as implicações que a valorização e a desvalorização social da profissão docente têm no envolvimento do professor com a docência. Os dados evidenciam que autoestima docente e satisfação/insatisfação profissional tem correlações importantes entre si, pois ajudam a compreender o estado de ânimo ou de desanimo do professor com a profissão docente e seu empenho nela, e que esses estados psicológicos variam conforme a percepção que o professor desenvolve da docência em si, seu ser e fazer docentes e as condições objetivas da profissão. Um modulador desse processo encontra-se no modo como o professor apreende os indicativos sociais de valorização/desvalorização da profissão docente e os compara com essas percepções. O trabalho conclui que envolvimento na docência e o grau de investimento pessoal e profissional nessa atividade tem base em processos internos, individuais, mas que estes se relacionam dialeticamente com condições externas políticas, sociais e econômicas determinantes, ligados à valorização/desvalorização da profissão docente. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9830/8462 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 15 (2020); 74-93 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246718599168 |