MAIO DE 1968: MOVIMENTO ESTUDANTIL E LUTA DE CLASSES
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1354 |
Resumo: | O presente texto discute o enfrentamento radical proporcionado por setores do movimento estudantil, em aliança com setores revolucionários do proletariado, à burocracia estatal, partidária e sindical que, auxiliando a burguesia, buscavam tornar regular uma nova ofensiva capitalista, na França em fins da década de 1960. Para isso buscaremos compreender a dinâmica da luta de classes, naquele episódio que ficou conhecido como o Maio de 1968, à luz de uma teoria marxista das classes sociais, quer dizer, levando em consideração o modo de vida das classes envolvidas nas lutas, os interesses derivados desse modo de vida e as alianças e oposições que as classes e grupos sociais estabeleceram com outras classes sociais. Dessa forma, pretendemos demonstrar que a burocracia (estatal, sindical e partidária) é uma classe social que auxiliou a dominação burguesa e, portanto, não contribuiu com a revolução proletária, estimulada pela luta cultural de setores radicais do movimento estudantil francês, pelo contrário, fez de tudo para impedir seu avanço na direção autogestionária. |
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MAIO DE 1968: MOVIMENTO ESTUDANTIL E LUTA DE CLASSESO presente texto discute o enfrentamento radical proporcionado por setores do movimento estudantil, em aliança com setores revolucionários do proletariado, à burocracia estatal, partidária e sindical que, auxiliando a burguesia, buscavam tornar regular uma nova ofensiva capitalista, na França em fins da década de 1960. Para isso buscaremos compreender a dinâmica da luta de classes, naquele episódio que ficou conhecido como o Maio de 1968, à luz de uma teoria marxista das classes sociais, quer dizer, levando em consideração o modo de vida das classes envolvidas nas lutas, os interesses derivados desse modo de vida e as alianças e oposições que as classes e grupos sociais estabeleceram com outras classes sociais. Dessa forma, pretendemos demonstrar que a burocracia (estatal, sindical e partidária) é uma classe social que auxiliou a dominação burguesa e, portanto, não contribuiu com a revolução proletária, estimulada pela luta cultural de setores radicais do movimento estudantil francês, pelo contrário, fez de tudo para impedir seu avanço na direção autogestionária.Editora UFMS2016-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1354Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 3 n. 5 (2016); 2-192358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1354/1092Braga, Lisandro Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-02T12:45:02Zoai:periodicos.ufms.br:article/1354Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2019-07-02T12:45:02Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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