Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006 |
Resumo: | Este estudo abordará discussões sobre a multiculturalidade no processo educativo nas instituições escolares, de modo que as diferenças existentes em um mesmo espaço possam ser respeitadas e valorizadas, ao invés de serem motivos de exclusão e discriminação. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com debates e reflexões acerca da importância e do respeito para com as diferenças, principalmente na esfera educacional, de modo que o princípio da igualdade de direitos possa se aplicar a todos indivíduos que formam uma sociedade e que convivem no espaço escolar. O mesmo constitui-se um ensaio teórico, fundamentado em discussões de autores, como Silva e Brandim (2016), Carmo, Farias e Mendes (2014), Candau (2008, 2011) e Werneck (2008), que debatem em seus estudos e obras, aspectos relevantes sobre o multiculturalismo na educação. Assim, com este estudo percebeu-se que abordar a multiculturalidade junto com o processo de ensino não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. É fundamental que haja uma mobilização e comprometimento por parte de toda a comunidade escolar, incluindo nesse processo a parceria com o Estado, para que se materialize nas escolas uma educação multicultural, capaz de promover aos alunos uma consciência sobre os problemas que as diferentes formas de preconceito e discriminação podem acarretar para a vida de um indivíduo em formação. |
id |
UFMS-2_5c504c705ffab5cd0d57ed65619d5906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/7006 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aulaProcesso Educativo. Multiculturalismo. GeografiaEste estudo abordará discussões sobre a multiculturalidade no processo educativo nas instituições escolares, de modo que as diferenças existentes em um mesmo espaço possam ser respeitadas e valorizadas, ao invés de serem motivos de exclusão e discriminação. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com debates e reflexões acerca da importância e do respeito para com as diferenças, principalmente na esfera educacional, de modo que o princípio da igualdade de direitos possa se aplicar a todos indivíduos que formam uma sociedade e que convivem no espaço escolar. O mesmo constitui-se um ensaio teórico, fundamentado em discussões de autores, como Silva e Brandim (2016), Carmo, Farias e Mendes (2014), Candau (2008, 2011) e Werneck (2008), que debatem em seus estudos e obras, aspectos relevantes sobre o multiculturalismo na educação. Assim, com este estudo percebeu-se que abordar a multiculturalidade junto com o processo de ensino não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. É fundamental que haja uma mobilização e comprometimento por parte de toda a comunidade escolar, incluindo nesse processo a parceria com o Estado, para que se materialize nas escolas uma educação multicultural, capaz de promover aos alunos uma consciência sobre os problemas que as diferentes formas de preconceito e discriminação podem acarretar para a vida de um indivíduo em formação.Editora UFMS2019-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 200-2162358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006/5869https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006/6781https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006/6782Rego Maia, Andrea PaulaMoreira da Silva, Cícero Niltoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-27T01:36:38Zoai:periodicos.ufms.br:article/7006Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:36:38Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula |
title |
Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula |
spellingShingle |
Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula Rego Maia, Andrea Paula Processo Educativo. Multiculturalismo. Geografia |
title_short |
Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula |
title_full |
Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula |
title_fullStr |
Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula |
title_full_unstemmed |
Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula |
title_sort |
Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula |
author |
Rego Maia, Andrea Paula |
author_facet |
Rego Maia, Andrea Paula Moreira da Silva, Cícero Nilton |
author_role |
author |
author2 |
Moreira da Silva, Cícero Nilton |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rego Maia, Andrea Paula Moreira da Silva, Cícero Nilton |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo Educativo. Multiculturalismo. Geografia |
topic |
Processo Educativo. Multiculturalismo. Geografia |
description |
Este estudo abordará discussões sobre a multiculturalidade no processo educativo nas instituições escolares, de modo que as diferenças existentes em um mesmo espaço possam ser respeitadas e valorizadas, ao invés de serem motivos de exclusão e discriminação. Assim, o objetivo deste estudo é contribuir com debates e reflexões acerca da importância e do respeito para com as diferenças, principalmente na esfera educacional, de modo que o princípio da igualdade de direitos possa se aplicar a todos indivíduos que formam uma sociedade e que convivem no espaço escolar. O mesmo constitui-se um ensaio teórico, fundamentado em discussões de autores, como Silva e Brandim (2016), Carmo, Farias e Mendes (2014), Candau (2008, 2011) e Werneck (2008), que debatem em seus estudos e obras, aspectos relevantes sobre o multiculturalismo na educação. Assim, com este estudo percebeu-se que abordar a multiculturalidade junto com o processo de ensino não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. É fundamental que haja uma mobilização e comprometimento por parte de toda a comunidade escolar, incluindo nesse processo a parceria com o Estado, para que se materialize nas escolas uma educação multicultural, capaz de promover aos alunos uma consciência sobre os problemas que as diferentes formas de preconceito e discriminação podem acarretar para a vida de um indivíduo em formação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006/5869 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006/6781 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7006/6782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 11 (2019); 200-216 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246323286016 |