Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Corrêa, Rosa Alessandra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos Rebelo, Andressa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9080
Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizado um estudo sobre a Educação Especial nas escolas do campo por meio da análise de indicadores educacionais em Corumbá, município de Mato Grosso do Sul. Neste artigo, objetiva-se compreender a configuração da educação especial nas escolas do campo do município de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Os procedimentos metodológicos adotados foram a consulta em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e a análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP). Em relação às escolas localizadas no campo em 2018, sete delas possuem alunos público-alvo da educação especial, totalizando vinte e três alunos. Os resultados indicam que a educação especial nas escolas do campo do município, seja nos assentamentos rurais ou nas “escolas das águas” (escolas ribeirinhas que seguem um cronograma próprio respeitando os ciclos da cheias e secas do Pantanal) se realiza em condições precárias. Há uma invisibilidade principalmente a esse público nas escolas das águas que não recebem nenhum tipo de atendimento, e nos assentamentos rurais um número reduzido de alunos recebe algum tipo de Atendimento Educacional Especializado.
id UFMS-2_60cd55abbf4b899b41e8d4dbeaf28f0a
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9080
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionaisEducação EspecialEducação do CampoIndicadores Educacionais.O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizado um estudo sobre a Educação Especial nas escolas do campo por meio da análise de indicadores educacionais em Corumbá, município de Mato Grosso do Sul. Neste artigo, objetiva-se compreender a configuração da educação especial nas escolas do campo do município de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Os procedimentos metodológicos adotados foram a consulta em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e a análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP). Em relação às escolas localizadas no campo em 2018, sete delas possuem alunos público-alvo da educação especial, totalizando vinte e três alunos. Os resultados indicam que a educação especial nas escolas do campo do município, seja nos assentamentos rurais ou nas “escolas das águas” (escolas ribeirinhas que seguem um cronograma próprio respeitando os ciclos da cheias e secas do Pantanal) se realiza em condições precárias. Há uma invisibilidade principalmente a esse público nas escolas das águas que não recebem nenhum tipo de atendimento, e nos assentamentos rurais um número reduzido de alunos recebe algum tipo de Atendimento Educacional Especializado.Editora UFMS2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9080Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 62-792358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9080/7075Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Corrêa, Rosa AlessandraSantos Rebelo, Andressa2022-05-27T01:35:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/9080Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:35:44Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais
title Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais
spellingShingle Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais
Rodrigues Corrêa, Rosa Alessandra
Educação Especial
Educação do Campo
Indicadores Educacionais.
title_short Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais
title_full Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais
title_fullStr Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais
title_full_unstemmed Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais
title_sort Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais
author Rodrigues Corrêa, Rosa Alessandra
author_facet Rodrigues Corrêa, Rosa Alessandra
Santos Rebelo, Andressa
author_role author
author2 Santos Rebelo, Andressa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Corrêa, Rosa Alessandra
Santos Rebelo, Andressa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação do Campo
Indicadores Educacionais.
topic Educação Especial
Educação do Campo
Indicadores Educacionais.
description O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizado um estudo sobre a Educação Especial nas escolas do campo por meio da análise de indicadores educacionais em Corumbá, município de Mato Grosso do Sul. Neste artigo, objetiva-se compreender a configuração da educação especial nas escolas do campo do município de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Os procedimentos metodológicos adotados foram a consulta em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e a análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP). Em relação às escolas localizadas no campo em 2018, sete delas possuem alunos público-alvo da educação especial, totalizando vinte e três alunos. Os resultados indicam que a educação especial nas escolas do campo do município, seja nos assentamentos rurais ou nas “escolas das águas” (escolas ribeirinhas que seguem um cronograma próprio respeitando os ciclos da cheias e secas do Pantanal) se realiza em condições precárias. Há uma invisibilidade principalmente a esse público nas escolas das águas que não recebem nenhum tipo de atendimento, e nos assentamentos rurais um número reduzido de alunos recebe algum tipo de Atendimento Educacional Especializado.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9080
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9080/7075
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 62-79
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246372569088