Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira-Costa, Jeniffer
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Silva-Ferreira, Thais da, Ogassavara, Dante, Lima, Adriana Machado Saldiba de, Montiel, José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19519
Resumo: A estruturação da educação em moldes formais segue as normativas hierárquicas das quais são monitoradas por dispositivos estatais para averiguação do processo de aprendizagem. Sendo que, há a necessidade de analisar os fenômenos emergentes envoltos a educação brasileira, visto os benefícios que a mesma promove ao indivíduo ao longo da vida e a sociedade. Mediante ao exposto, o presente ensaio teve como objetivo abordar acerca da posição da educação superior em relação ao envelhecimento populacional, focando nas oportunidades para a pós-graduação Stricto Sensu. Observam-se mudanças no cenário educacional, cita-se: o aumento de ingressantes e concluintes, este último com a possibilidade de ingressar em programas de pós-graduação, e uma maior procura da modalidade à distância. Portanto, enfatiza a importância das diretrizes educacionais para guiar as ações nestes setores. Além disso, sob enfoque do envelhecimento humano, a pesquisa científica é fundamental no fornecimento de informações importantes para lidar com as demandas emergentes decorrentes desse fenômeno. Concluiu-se que o ensino superior brasileiro se encontra em crescimento e, ao se direcionar ao processo de envelhecer, as atividades realizadas nas diferentes instituições de ensino podem promover subsídios para lidar com os desafios relacionados à pessoa idosa e aos sistemas públicos.
id UFMS-2_8a9d735d84e96836ebf405c863bfb979
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/19519
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacionalA estruturação da educação em moldes formais segue as normativas hierárquicas das quais são monitoradas por dispositivos estatais para averiguação do processo de aprendizagem. Sendo que, há a necessidade de analisar os fenômenos emergentes envoltos a educação brasileira, visto os benefícios que a mesma promove ao indivíduo ao longo da vida e a sociedade. Mediante ao exposto, o presente ensaio teve como objetivo abordar acerca da posição da educação superior em relação ao envelhecimento populacional, focando nas oportunidades para a pós-graduação Stricto Sensu. Observam-se mudanças no cenário educacional, cita-se: o aumento de ingressantes e concluintes, este último com a possibilidade de ingressar em programas de pós-graduação, e uma maior procura da modalidade à distância. Portanto, enfatiza a importância das diretrizes educacionais para guiar as ações nestes setores. Além disso, sob enfoque do envelhecimento humano, a pesquisa científica é fundamental no fornecimento de informações importantes para lidar com as demandas emergentes decorrentes desse fenômeno. Concluiu-se que o ensino superior brasileiro se encontra em crescimento e, ao se direcionar ao processo de envelhecer, as atividades realizadas nas diferentes instituições de ensino podem promover subsídios para lidar com os desafios relacionados à pessoa idosa e aos sistemas públicos.Editora UFMS2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1951910.55028/pdres.v11i26.19519Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 257-2662358-184010.55028/pdres.v11i26reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19519/13526Ferreira-Costa, JenifferSilva-Ferreira, Thais daOgassavara, DanteLima, Adriana Machado Saldiba deMontiel, José Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-29T14:21:12Zoai:periodicos.ufms.br:article/19519Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2024-02-29T14:21:12Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional
title Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional
spellingShingle Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional
Ferreira-Costa, Jeniffer
title_short Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional
title_full Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional
title_fullStr Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional
title_full_unstemmed Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional
title_sort Envolturas contemporâneas do ensino superior: arranjos pertinentes ao envelhecimento populacional
author Ferreira-Costa, Jeniffer
author_facet Ferreira-Costa, Jeniffer
Silva-Ferreira, Thais da
Ogassavara, Dante
Lima, Adriana Machado Saldiba de
Montiel, José Maria
author_role author
author2 Silva-Ferreira, Thais da
Ogassavara, Dante
Lima, Adriana Machado Saldiba de
Montiel, José Maria
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira-Costa, Jeniffer
Silva-Ferreira, Thais da
Ogassavara, Dante
Lima, Adriana Machado Saldiba de
Montiel, José Maria
description A estruturação da educação em moldes formais segue as normativas hierárquicas das quais são monitoradas por dispositivos estatais para averiguação do processo de aprendizagem. Sendo que, há a necessidade de analisar os fenômenos emergentes envoltos a educação brasileira, visto os benefícios que a mesma promove ao indivíduo ao longo da vida e a sociedade. Mediante ao exposto, o presente ensaio teve como objetivo abordar acerca da posição da educação superior em relação ao envelhecimento populacional, focando nas oportunidades para a pós-graduação Stricto Sensu. Observam-se mudanças no cenário educacional, cita-se: o aumento de ingressantes e concluintes, este último com a possibilidade de ingressar em programas de pós-graduação, e uma maior procura da modalidade à distância. Portanto, enfatiza a importância das diretrizes educacionais para guiar as ações nestes setores. Além disso, sob enfoque do envelhecimento humano, a pesquisa científica é fundamental no fornecimento de informações importantes para lidar com as demandas emergentes decorrentes desse fenômeno. Concluiu-se que o ensino superior brasileiro se encontra em crescimento e, ao se direcionar ao processo de envelhecer, as atividades realizadas nas diferentes instituições de ensino podem promover subsídios para lidar com os desafios relacionados à pessoa idosa e aos sistemas públicos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19519
10.55028/pdres.v11i26.19519
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19519
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v11i26.19519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19519/13526
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 11 n. 26 (2024); 257-266
2358-1840
10.55028/pdres.v11i26
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245865058304