Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Wanderson William Fidalgo de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva Filho, José Gomes da, Costa, Fábio Soares da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
DOI: 10.55028/pdres.v9i20.15246
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246
Resumo: Este estudo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre as relações estabelecidas entre corpo, gênero e educação durante a prática docente nos anos iniciais da Educação Infantil de um professor em formação. Utilizou-se do método (auto)biográfico para capturar e analisar as vivências de um dos autores no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Ministério da Educação, em uma escola estadual de Teresina-PI, no ano de 2019. A experiência proporcionou a construção de conhecimentos significativos ao processo de formação docente, entretanto, desvelou algumas barreiras sociais a serem enfrentadas – sobremaneira as de gênero. Concluiu-se que a formação docente calcada em princípios da Sociopoética do discente investigado, contribuiu para contornar entraves advindos das normas binárias ainda impostas pela cultura escolar e mostrou que o corpo masculino na educação é um corpo potente e sensível.
id UFMS-2_8f9394a29c9431846ccb89f73435b858
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/15246
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
spelling Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculinoEste estudo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre as relações estabelecidas entre corpo, gênero e educação durante a prática docente nos anos iniciais da Educação Infantil de um professor em formação. Utilizou-se do método (auto)biográfico para capturar e analisar as vivências de um dos autores no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Ministério da Educação, em uma escola estadual de Teresina-PI, no ano de 2019. A experiência proporcionou a construção de conhecimentos significativos ao processo de formação docente, entretanto, desvelou algumas barreiras sociais a serem enfrentadas – sobremaneira as de gênero. Concluiu-se que a formação docente calcada em princípios da Sociopoética do discente investigado, contribuiu para contornar entraves advindos das normas binárias ainda impostas pela cultura escolar e mostrou que o corpo masculino na educação é um corpo potente e sensível.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1524610.55028/pdres.v9i20.15246Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 248-2622358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246/10839Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Wanderson William Fidalgo deSilva Filho, José Gomes daCosta, Fábio Soares da2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/15246Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
title Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
spellingShingle Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
Sousa, Wanderson William Fidalgo de
Sousa, Wanderson William Fidalgo de
title_short Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
title_full Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
title_fullStr Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
title_full_unstemmed Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
title_sort Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
author Sousa, Wanderson William Fidalgo de
author_facet Sousa, Wanderson William Fidalgo de
Sousa, Wanderson William Fidalgo de
Silva Filho, José Gomes da
Costa, Fábio Soares da
Silva Filho, José Gomes da
Costa, Fábio Soares da
author_role author
author2 Silva Filho, José Gomes da
Costa, Fábio Soares da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Wanderson William Fidalgo de
Silva Filho, José Gomes da
Costa, Fábio Soares da
description Este estudo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre as relações estabelecidas entre corpo, gênero e educação durante a prática docente nos anos iniciais da Educação Infantil de um professor em formação. Utilizou-se do método (auto)biográfico para capturar e analisar as vivências de um dos autores no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Ministério da Educação, em uma escola estadual de Teresina-PI, no ano de 2019. A experiência proporcionou a construção de conhecimentos significativos ao processo de formação docente, entretanto, desvelou algumas barreiras sociais a serem enfrentadas – sobremaneira as de gênero. Concluiu-se que a formação docente calcada em princípios da Sociopoética do discente investigado, contribuiu para contornar entraves advindos das normas binárias ainda impostas pela cultura escolar e mostrou que o corpo masculino na educação é um corpo potente e sensível.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246
10.55028/pdres.v9i20.15246
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v9i20.15246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246/10839
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 248-262
2358-1840
10.55028/pdres.v9i20
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1822183041391394816
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.55028/pdres.v9i20.15246