Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
DOI: | 10.55028/pdres.v9i20.15246 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246 |
Resumo: | Este estudo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre as relações estabelecidas entre corpo, gênero e educação durante a prática docente nos anos iniciais da Educação Infantil de um professor em formação. Utilizou-se do método (auto)biográfico para capturar e analisar as vivências de um dos autores no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Ministério da Educação, em uma escola estadual de Teresina-PI, no ano de 2019. A experiência proporcionou a construção de conhecimentos significativos ao processo de formação docente, entretanto, desvelou algumas barreiras sociais a serem enfrentadas – sobremaneira as de gênero. Concluiu-se que a formação docente calcada em princípios da Sociopoética do discente investigado, contribuiu para contornar entraves advindos das normas binárias ainda impostas pela cultura escolar e mostrou que o corpo masculino na educação é um corpo potente e sensível. |
id |
UFMS-2_8f9394a29c9431846ccb89f73435b858 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15246 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
spelling |
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculinoEste estudo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre as relações estabelecidas entre corpo, gênero e educação durante a prática docente nos anos iniciais da Educação Infantil de um professor em formação. Utilizou-se do método (auto)biográfico para capturar e analisar as vivências de um dos autores no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Ministério da Educação, em uma escola estadual de Teresina-PI, no ano de 2019. A experiência proporcionou a construção de conhecimentos significativos ao processo de formação docente, entretanto, desvelou algumas barreiras sociais a serem enfrentadas – sobremaneira as de gênero. Concluiu-se que a formação docente calcada em princípios da Sociopoética do discente investigado, contribuiu para contornar entraves advindos das normas binárias ainda impostas pela cultura escolar e mostrou que o corpo masculino na educação é um corpo potente e sensível.Editora UFMS2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1524610.55028/pdres.v9i20.15246Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 248-2622358-184010.55028/pdres.v9i20reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246/10839Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Wanderson William Fidalgo deSilva Filho, José Gomes daCosta, Fábio Soares da2023-08-19T03:54:59Zoai:periodicos.ufms.br:article/15246Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:59Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino |
title |
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino |
spellingShingle |
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino Sousa, Wanderson William Fidalgo de Sousa, Wanderson William Fidalgo de |
title_short |
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino |
title_full |
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino |
title_fullStr |
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino |
title_full_unstemmed |
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino |
title_sort |
Reflexões do homem na profissão docente: por uma decolonização do corpo masculino |
author |
Sousa, Wanderson William Fidalgo de |
author_facet |
Sousa, Wanderson William Fidalgo de Sousa, Wanderson William Fidalgo de Silva Filho, José Gomes da Costa, Fábio Soares da Silva Filho, José Gomes da Costa, Fábio Soares da |
author_role |
author |
author2 |
Silva Filho, José Gomes da Costa, Fábio Soares da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Wanderson William Fidalgo de Silva Filho, José Gomes da Costa, Fábio Soares da |
description |
Este estudo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre as relações estabelecidas entre corpo, gênero e educação durante a prática docente nos anos iniciais da Educação Infantil de um professor em formação. Utilizou-se do método (auto)biográfico para capturar e analisar as vivências de um dos autores no Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do Ministério da Educação, em uma escola estadual de Teresina-PI, no ano de 2019. A experiência proporcionou a construção de conhecimentos significativos ao processo de formação docente, entretanto, desvelou algumas barreiras sociais a serem enfrentadas – sobremaneira as de gênero. Concluiu-se que a formação docente calcada em princípios da Sociopoética do discente investigado, contribuiu para contornar entraves advindos das normas binárias ainda impostas pela cultura escolar e mostrou que o corpo masculino na educação é um corpo potente e sensível. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246 10.55028/pdres.v9i20.15246 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v9i20.15246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15246/10839 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 9 n. 20 (2022): Atuação de professores homens com crianças: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental; 248-262 2358-1840 10.55028/pdres.v9i20 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1822183041391394816 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.55028/pdres.v9i20.15246 |