Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira Junior, José Carlos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Carvalho Pereira, Jianete Silva Rodrigues, Mariani Braz, Ruth Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8040
Resumo: O processo de formação do ser humano vai muito além do espaço escolar. As aprendizagens estão principalmente nas relações interpessoais e nas vivências concretas e significativas desenvolvidas não só nos espaços da educação formal mas também em outros ambientes. Nossas investigações sugerem que é necessário extrapolar os muros da escola e possibilitar aos alunos múltiplas vivências. Os museus são fontes inesgotáveis de informações. Este estudo buscou analisar as experiências de uma aula-passeio no Museu de Arqueologia de Itaipu desenvolvida com alunos da Escola Especial Crescer. Esta escola é voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência. Esta aula-passeio possibilitou a realização de uma experiência diferenciada, explorando os diferentes sentidos e proporcionando uma vivência prazerosa de interação com as pessoas e o meio ambiente. Através desta aula-passeio foi possível realizar uma vivência em torno da valorização de um patrimônio histórico e cultural local, incluindo as questões da sustentabilidade e da inclusão. Através de entrevistas com as professoras notamos a importância da experiência fora do espaço escolar. Através dela foi possível caminhar pelo processo de ensino e aprendizagem de uma forma prazerosa, aguçando os sentidos dos alunos e alunas da escola. 
id UFMS-2_a8a723c08cbf8157b139e7b8e2bd64e9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/8040
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiênciaO processo de formação do ser humano vai muito além do espaço escolar. As aprendizagens estão principalmente nas relações interpessoais e nas vivências concretas e significativas desenvolvidas não só nos espaços da educação formal mas também em outros ambientes. Nossas investigações sugerem que é necessário extrapolar os muros da escola e possibilitar aos alunos múltiplas vivências. Os museus são fontes inesgotáveis de informações. Este estudo buscou analisar as experiências de uma aula-passeio no Museu de Arqueologia de Itaipu desenvolvida com alunos da Escola Especial Crescer. Esta escola é voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência. Esta aula-passeio possibilitou a realização de uma experiência diferenciada, explorando os diferentes sentidos e proporcionando uma vivência prazerosa de interação com as pessoas e o meio ambiente. Através desta aula-passeio foi possível realizar uma vivência em torno da valorização de um patrimônio histórico e cultural local, incluindo as questões da sustentabilidade e da inclusão. Através de entrevistas com as professoras notamos a importância da experiência fora do espaço escolar. Através dela foi possível caminhar pelo processo de ensino e aprendizagem de uma forma prazerosa, aguçando os sentidos dos alunos e alunas da escola. Editora UFMS2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8040Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 238-2502358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8040/7089Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira Junior, José Carlosde Carvalho Pereira, Jianete Silva RodriguesMariani Braz, Ruth Maria2022-05-27T01:35:44Zoai:periodicos.ufms.br:article/8040Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2022-05-27T01:35:44Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência
title Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência
spellingShingle Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência
Vieira Junior, José Carlos
title_short Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência
title_full Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência
title_fullStr Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência
title_full_unstemmed Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência
title_sort Relato de experiência sobre uma aula-passeio ao Museu de Arqueologia de Itaipu com crianças com deficiência
author Vieira Junior, José Carlos
author_facet Vieira Junior, José Carlos
de Carvalho Pereira, Jianete Silva Rodrigues
Mariani Braz, Ruth Maria
author_role author
author2 de Carvalho Pereira, Jianete Silva Rodrigues
Mariani Braz, Ruth Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira Junior, José Carlos
de Carvalho Pereira, Jianete Silva Rodrigues
Mariani Braz, Ruth Maria
description O processo de formação do ser humano vai muito além do espaço escolar. As aprendizagens estão principalmente nas relações interpessoais e nas vivências concretas e significativas desenvolvidas não só nos espaços da educação formal mas também em outros ambientes. Nossas investigações sugerem que é necessário extrapolar os muros da escola e possibilitar aos alunos múltiplas vivências. Os museus são fontes inesgotáveis de informações. Este estudo buscou analisar as experiências de uma aula-passeio no Museu de Arqueologia de Itaipu desenvolvida com alunos da Escola Especial Crescer. Esta escola é voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência. Esta aula-passeio possibilitou a realização de uma experiência diferenciada, explorando os diferentes sentidos e proporcionando uma vivência prazerosa de interação com as pessoas e o meio ambiente. Através desta aula-passeio foi possível realizar uma vivência em torno da valorização de um patrimônio histórico e cultural local, incluindo as questões da sustentabilidade e da inclusão. Através de entrevistas com as professoras notamos a importância da experiência fora do espaço escolar. Através dela foi possível caminhar pelo processo de ensino e aprendizagem de uma forma prazerosa, aguçando os sentidos dos alunos e alunas da escola. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8040
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8040/7089
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 6 n. 13 (2019); 238-250
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246347403264