Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739 |
Resumo: | O artigo analisa as relações entre as gerações que participam dos processos educativos nas universidades a partir da perspectiva dos professores. As condições predominantes nas universidades, os possíveis elos que podem ser tecidos, as ações alternativas que podem ser realizadas, estão moldando as experiências e as visões dos professores sobre suas relações com os estudantes. Foi utilizada metodologia qualitativa, foi mantido um diário de campo e foram realizadas entrevistas em profundidade em universidades públicas e privadas em Bogotá. O balança de poder estabelecido nas instituições influencia as relações, especificamente, entre estudantes e professores. Foram encontrados três tipos: autoritário, enquadrado na tradição onde o balança de poder é orientado para o professor que recebe apoio institucional, com diretrizes de treinamento estabelecidas e distante dos alunos. As conflituosas são orientadas para manter um número significativo de estudantes; o balança de poder é inclinado para os estudantes, estabelecendo uma relação relativamente forte com os proprietários ou administradores da universidade; onde os processos de formação e os professores ocupam lugares marginais. E os formativos mostram um equilíbrio no balança de poder, onde professores e alunos desenvolvem suas funções tendo como núcleo o processo educacional e a consolidação de uma comunidade acadêmica; a participação de grupos fora do ensino ou da pesquisa não é importante. Três alternativas são apresentadas onde as relações entre gerações são influenciadas pela dinâmica e lógica dos grupos de poder encontrados nas universidades. |
id |
UFMS-2_a90aab8d70f99fbfece1adf87c50fa88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/12739 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesoresO artigo analisa as relações entre as gerações que participam dos processos educativos nas universidades a partir da perspectiva dos professores. As condições predominantes nas universidades, os possíveis elos que podem ser tecidos, as ações alternativas que podem ser realizadas, estão moldando as experiências e as visões dos professores sobre suas relações com os estudantes. Foi utilizada metodologia qualitativa, foi mantido um diário de campo e foram realizadas entrevistas em profundidade em universidades públicas e privadas em Bogotá. O balança de poder estabelecido nas instituições influencia as relações, especificamente, entre estudantes e professores. Foram encontrados três tipos: autoritário, enquadrado na tradição onde o balança de poder é orientado para o professor que recebe apoio institucional, com diretrizes de treinamento estabelecidas e distante dos alunos. As conflituosas são orientadas para manter um número significativo de estudantes; o balança de poder é inclinado para os estudantes, estabelecendo uma relação relativamente forte com os proprietários ou administradores da universidade; onde os processos de formação e os professores ocupam lugares marginais. E os formativos mostram um equilíbrio no balança de poder, onde professores e alunos desenvolvem suas funções tendo como núcleo o processo educacional e a consolidação de uma comunidade acadêmica; a participação de grupos fora do ensino ou da pesquisa não é importante. Três alternativas são apresentadas onde as relações entre gerações são influenciadas pela dinâmica e lógica dos grupos de poder encontrados nas universidades.Editora UFMS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1273910.55028/pdres.v8i17.12739Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 17 (2021): Pesquisas com Norbert Elias e outros Diálogos; 267-2852358-184010.55028/pdres.v8i17reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739/9138Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarragan, DiegoSantos, Reinaldo 2023-08-19T03:53:56Zoai:periodicos.ufms.br:article/12739Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:56Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores |
title |
Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores |
spellingShingle |
Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores Barragan, Diego |
title_short |
Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores |
title_full |
Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores |
title_fullStr |
Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores |
title_full_unstemmed |
Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores |
title_sort |
Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores |
author |
Barragan, Diego |
author_facet |
Barragan, Diego Santos, Reinaldo |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Reinaldo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barragan, Diego Santos, Reinaldo |
description |
O artigo analisa as relações entre as gerações que participam dos processos educativos nas universidades a partir da perspectiva dos professores. As condições predominantes nas universidades, os possíveis elos que podem ser tecidos, as ações alternativas que podem ser realizadas, estão moldando as experiências e as visões dos professores sobre suas relações com os estudantes. Foi utilizada metodologia qualitativa, foi mantido um diário de campo e foram realizadas entrevistas em profundidade em universidades públicas e privadas em Bogotá. O balança de poder estabelecido nas instituições influencia as relações, especificamente, entre estudantes e professores. Foram encontrados três tipos: autoritário, enquadrado na tradição onde o balança de poder é orientado para o professor que recebe apoio institucional, com diretrizes de treinamento estabelecidas e distante dos alunos. As conflituosas são orientadas para manter um número significativo de estudantes; o balança de poder é inclinado para os estudantes, estabelecendo uma relação relativamente forte com os proprietários ou administradores da universidade; onde os processos de formação e os professores ocupam lugares marginais. E os formativos mostram um equilíbrio no balança de poder, onde professores e alunos desenvolvem suas funções tendo como núcleo o processo educacional e a consolidação de uma comunidade acadêmica; a participação de grupos fora do ensino ou da pesquisa não é importante. Três alternativas são apresentadas onde as relações entre gerações são influenciadas pela dinâmica e lógica dos grupos de poder encontrados nas universidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739 10.55028/pdres.v8i17.12739 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v8i17.12739 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739/9138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 17 (2021): Pesquisas com Norbert Elias e outros Diálogos; 267-285 2358-1840 10.55028/pdres.v8i17 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711245891272704 |