Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barragan, Diego
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Reinaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739
Resumo: O artigo analisa as relações entre as gerações que participam dos processos educativos nas universidades a partir da perspectiva dos professores. As condições predominantes nas universidades, os possíveis elos que podem ser tecidos, as ações alternativas que podem ser realizadas, estão moldando as experiências e as visões dos professores sobre suas relações com os estudantes. Foi utilizada metodologia qualitativa, foi mantido um diário de campo e foram realizadas entrevistas em profundidade em universidades públicas e privadas em Bogotá. O balança de poder estabelecido nas instituições influencia as relações, especificamente, entre estudantes e professores. Foram encontrados três tipos: autoritário, enquadrado na tradição onde o balança de poder é orientado para o professor que recebe apoio institucional, com diretrizes de treinamento estabelecidas e distante dos alunos. As conflituosas são orientadas para manter um número significativo de estudantes; o balança de poder é inclinado para os estudantes, estabelecendo uma relação relativamente forte com os proprietários ou administradores da universidade; onde os processos de formação e os professores ocupam lugares marginais. E os formativos mostram um equilíbrio no balança de poder, onde professores e alunos desenvolvem suas funções tendo como núcleo o processo educacional e a consolidação de uma comunidade acadêmica; a participação de grupos fora do ensino ou da pesquisa não é importante. Três alternativas são apresentadas onde as relações entre gerações são influenciadas pela dinâmica e lógica dos grupos de poder encontrados nas universidades.
id UFMS-2_a90aab8d70f99fbfece1adf87c50fa88
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/12739
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesoresO artigo analisa as relações entre as gerações que participam dos processos educativos nas universidades a partir da perspectiva dos professores. As condições predominantes nas universidades, os possíveis elos que podem ser tecidos, as ações alternativas que podem ser realizadas, estão moldando as experiências e as visões dos professores sobre suas relações com os estudantes. Foi utilizada metodologia qualitativa, foi mantido um diário de campo e foram realizadas entrevistas em profundidade em universidades públicas e privadas em Bogotá. O balança de poder estabelecido nas instituições influencia as relações, especificamente, entre estudantes e professores. Foram encontrados três tipos: autoritário, enquadrado na tradição onde o balança de poder é orientado para o professor que recebe apoio institucional, com diretrizes de treinamento estabelecidas e distante dos alunos. As conflituosas são orientadas para manter um número significativo de estudantes; o balança de poder é inclinado para os estudantes, estabelecendo uma relação relativamente forte com os proprietários ou administradores da universidade; onde os processos de formação e os professores ocupam lugares marginais. E os formativos mostram um equilíbrio no balança de poder, onde professores e alunos desenvolvem suas funções tendo como núcleo o processo educacional e a consolidação de uma comunidade acadêmica; a participação de grupos fora do ensino ou da pesquisa não é importante. Três alternativas são apresentadas onde as relações entre gerações são influenciadas pela dinâmica e lógica dos grupos de poder encontrados nas universidades.Editora UFMS2021-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1273910.55028/pdres.v8i17.12739Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 17 (2021): Pesquisas com Norbert Elias e outros Diálogos; 267-2852358-184010.55028/pdres.v8i17reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739/9138Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarragan, DiegoSantos, Reinaldo 2023-08-19T03:53:56Zoai:periodicos.ufms.br:article/12739Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:56Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
title Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
spellingShingle Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
Barragan, Diego
title_short Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
title_full Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
title_fullStr Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
title_full_unstemmed Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
title_sort Las relaciones entre generaciones en universidades: la perspectiva de los profesores
author Barragan, Diego
author_facet Barragan, Diego
Santos, Reinaldo
author_role author
author2 Santos, Reinaldo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barragan, Diego
Santos, Reinaldo
description O artigo analisa as relações entre as gerações que participam dos processos educativos nas universidades a partir da perspectiva dos professores. As condições predominantes nas universidades, os possíveis elos que podem ser tecidos, as ações alternativas que podem ser realizadas, estão moldando as experiências e as visões dos professores sobre suas relações com os estudantes. Foi utilizada metodologia qualitativa, foi mantido um diário de campo e foram realizadas entrevistas em profundidade em universidades públicas e privadas em Bogotá. O balança de poder estabelecido nas instituições influencia as relações, especificamente, entre estudantes e professores. Foram encontrados três tipos: autoritário, enquadrado na tradição onde o balança de poder é orientado para o professor que recebe apoio institucional, com diretrizes de treinamento estabelecidas e distante dos alunos. As conflituosas são orientadas para manter um número significativo de estudantes; o balança de poder é inclinado para os estudantes, estabelecendo uma relação relativamente forte com os proprietários ou administradores da universidade; onde os processos de formação e os professores ocupam lugares marginais. E os formativos mostram um equilíbrio no balança de poder, onde professores e alunos desenvolvem suas funções tendo como núcleo o processo educacional e a consolidação de uma comunidade acadêmica; a participação de grupos fora do ensino ou da pesquisa não é importante. Três alternativas são apresentadas onde as relações entre gerações são influenciadas pela dinâmica e lógica dos grupos de poder encontrados nas universidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739
10.55028/pdres.v8i17.12739
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v8i17.12739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/12739/9138
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 17 (2021): Pesquisas com Norbert Elias e outros Diálogos; 267-285
2358-1840
10.55028/pdres.v8i17
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711245891272704