“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência de um adolescente homossexual quando de sua inserção em uma escola da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes, município situado na Região Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A disponibilidade do jovem em tornar pública sua experiência e conceder a entrevista justifica a escolha do caso que, ainda que não possa ser generalizado, é representativo de um segmento que vem sofrendo discriminação e preconceito na escola em decorrência de sua orientação sexual, quando dela não evade. Como metodologia empregamos a entrevista (realizada em março de 2017) e a revisão de literatura de parte da produção acadêmica sobre o tema. Com esta reflexão pretendemos oferecer elementos teóricos e empíricos para a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário em todos os seus níveis e relações. |
id |
UFMS-2_b65c330766d43f6894a4668a676f34bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/9327 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJO objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência de um adolescente homossexual quando de sua inserção em uma escola da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes, município situado na Região Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A disponibilidade do jovem em tornar pública sua experiência e conceder a entrevista justifica a escolha do caso que, ainda que não possa ser generalizado, é representativo de um segmento que vem sofrendo discriminação e preconceito na escola em decorrência de sua orientação sexual, quando dela não evade. Como metodologia empregamos a entrevista (realizada em março de 2017) e a revisão de literatura de parte da produção acadêmica sobre o tema. Com esta reflexão pretendemos oferecer elementos teóricos e empíricos para a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário em todos os seus níveis e relações.Editora UFMS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 307-3232358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327/7268Freitas Junior, Paulo SantosRangel Gomes, Patrícia info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-19T03:53:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/9327Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ |
title |
“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ |
spellingShingle |
“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ Freitas Junior, Paulo Santos |
title_short |
“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ |
title_full |
“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ |
title_fullStr |
“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ |
title_full_unstemmed |
“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ |
title_sort |
“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ |
author |
Freitas Junior, Paulo Santos |
author_facet |
Freitas Junior, Paulo Santos Rangel Gomes, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Rangel Gomes, Patrícia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas Junior, Paulo Santos Rangel Gomes, Patrícia |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência de um adolescente homossexual quando de sua inserção em uma escola da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes, município situado na Região Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A disponibilidade do jovem em tornar pública sua experiência e conceder a entrevista justifica a escolha do caso que, ainda que não possa ser generalizado, é representativo de um segmento que vem sofrendo discriminação e preconceito na escola em decorrência de sua orientação sexual, quando dela não evade. Como metodologia empregamos a entrevista (realizada em março de 2017) e a revisão de literatura de parte da produção acadêmica sobre o tema. Com esta reflexão pretendemos oferecer elementos teóricos e empíricos para a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário em todos os seus níveis e relações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327/7268 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 307-323 2358-1840 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246703919104 |