“Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas Junior, Paulo Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rangel Gomes, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência de um adolescente homossexual quando de sua inserção em uma escola da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes, município situado na Região Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A disponibilidade do jovem em tornar pública sua experiência e conceder a entrevista justifica a escolha do caso que, ainda que não possa ser generalizado, é representativo de um segmento que vem sofrendo discriminação e preconceito na escola em decorrência de sua orientação sexual, quando dela não evade. Como metodologia empregamos a entrevista (realizada em março de 2017) e a revisão de literatura de parte da produção acadêmica sobre o tema. Com esta reflexão pretendemos oferecer elementos teóricos e empíricos para a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário em todos os seus níveis e relações.
id UFMS-2_b65c330766d43f6894a4668a676f34bb
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/9327
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJO objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência de um adolescente homossexual quando de sua inserção em uma escola da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes, município situado na Região Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A disponibilidade do jovem em tornar pública sua experiência e conceder a entrevista justifica a escolha do caso que, ainda que não possa ser generalizado, é representativo de um segmento que vem sofrendo discriminação e preconceito na escola em decorrência de sua orientação sexual, quando dela não evade. Como metodologia empregamos a entrevista (realizada em março de 2017) e a revisão de literatura de parte da produção acadêmica sobre o tema. Com esta reflexão pretendemos oferecer elementos teóricos e empíricos para a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário em todos os seus níveis e relações.Editora UFMS2020-03-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 307-3232358-1840reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327/7268Freitas Junior, Paulo SantosRangel Gomes, Patrícia info:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-19T03:53:05Zoai:periodicos.ufms.br:article/9327Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:53:05Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ
title “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ
spellingShingle “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ
Freitas Junior, Paulo Santos
title_short “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ
title_full “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ
title_fullStr “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ
title_full_unstemmed “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ
title_sort “Sendo quem eu sou”: adolescente e homossexual em uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes / RJ
author Freitas Junior, Paulo Santos
author_facet Freitas Junior, Paulo Santos
Rangel Gomes, Patrícia
author_role author
author2 Rangel Gomes, Patrícia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas Junior, Paulo Santos
Rangel Gomes, Patrícia
description O objetivo deste artigo é apresentar o relato de experiência de um adolescente homossexual quando de sua inserção em uma escola da rede pública municipal de Campos dos Goytacazes, município situado na Região Norte/Noroeste do estado do Rio de Janeiro. A disponibilidade do jovem em tornar pública sua experiência e conceder a entrevista justifica a escolha do caso que, ainda que não possa ser generalizado, é representativo de um segmento que vem sofrendo discriminação e preconceito na escola em decorrência de sua orientação sexual, quando dela não evade. Como metodologia empregamos a entrevista (realizada em março de 2017) e a revisão de literatura de parte da produção acadêmica sobre o tema. Com esta reflexão pretendemos oferecer elementos teóricos e empíricos para a construção de um ambiente escolar mais justo e igualitário em todos os seus níveis e relações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9327/7268
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 7 n. 14 (2020): Gênero, Sexualidade e Diversidade; 307-323
2358-1840
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246703919104